Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A importância do cerrado

No description
by

Vitor Mourão

on 20 August 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A importância do cerrado

O cerrado
A importância do cerrado
para a produção de energia

Águas do cerrado
Usinas termoelétricas
Desvantagens
Estudantes:
Gustavo Bruno Pereira Carvalho
Mauro Batista Chaves
Pedro Henrique Ferreira Netto
Pedro Santos Candiotto de Oliveira
Vitor Salomão Mourão


Turma: QUI 1A
Professora: Letícia Carvalho
22 de novembro de 2013


Hidrelétricas de maior importância
TUCURUÍ
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí é uma central hidrelétrica no Rio Tocantins, no município de Tucuruí, no estado do Pará, com uma capacidade geradora instalada de 8.370 MW. Em potência instalada, Tucuruí é a maior usina hidroelétrica 100% Brasileira.
Área ocupada:
cerca de 2.000.000 Km²
Estados:
Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Pará e Rondônia.
SOlo
Instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade específica.
A principal vantagem é poderem ser construídas onde são mais necessárias, economizando assim o custo das linhas de transmissão. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil.

O gás natural pode ser usado como matéria-prima para gerar calor, eletricidade e força motriz, nas indústrias siderúrgica, química, petroquímica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustíveis derivados do petróleo e o carvão.

As águas do cerrado são de grande importância para a economia das diversas regiões do Brasil, pois realiza um efeito guarda-chuva. Ele é uma região de nascentes que escoam para todo o país, inclusive para outros países. Bacias como a dos rios Panamá, Tocantins e São Francisco nascem lá.
O Cerrado tem participação efetiva de volume de água em 8 das 12 bacias hidrográficas do Brasil, isso se explica, em parte, devido ao grande número de folhas que caem nos rios da região e vitaminam a água, que servirá de alimento para os peixes da região.
As principais bacias do Brasil são abastecidas por essas águas, como Araguaia, Tocantins, São Francisco e Paraná.
Usinas Hidrelétricas
O cerrado é considerado o “pai das águas do Brasil”, por isso é tão importante para o país, já que 80% da energia no Brasil vêm de origem hídrica.
Devido ao relevo do planalto central, no qual o bioma se localiza, facilita-se muito a formação de usinas hidrelétricas na região.
Assim, algumas das principais usinas hidrelétricas do país são movidas por essas águas, como Tucuruí (70%); Itaipu (50%); Sobradinho (quase 100%).

SOBRADINHO
A Usina Hidrelétrica de Sobradinho está localizada nos municípios de Sobradinho e Casa Nova, estado da Bahia. A usina tem uma potência instalada de 1.050MW e conta com 6 máquinas geradoras. A Usina está posicionada no rio São Francisco a 748 km de sua foz.
ITAIPU
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é binacional, localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a segunda maior usina geradora de energia do mundo, ficando atrás apenas da Usina Hidrelétrica Três Gargantas, na China.


Hidrelétricas:
As hidrelétricas influenciam de modo negativo no meio ambiente, pois na sua construção, algumas empresas fazem alagamentos em grandes florestas e não realizam o devido corte das árvores. Com o alagamento, as plantas morrem e viram material orgânico, ou seja, liberam muito gás carbônico, o que contribui com o aquecimento global e a poluição.
Termoelétricas:
As termoelétricas são pouco recomendadas pela grande quantidade de gases poluentes emitidos para a produção de energia. Ela queima materiais orgânicos como bagaço de diversos tipos de plantas, restos de madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural.
Contribuem para o aquecimento global através do efeito estufa e da chuva ácida. A queima de gás natural lança na atmosfera grandes quantidades de poluentes, além de ser um combustível fóssil que não se recupera. Além de todos esses problemas, é um método de alto custo pelo fato dos altos preços pelos combustíveis.
Biomassa
Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia.
• O uso da biomassa como forma de obter energia limpa e barata vem representando um enorme atrativo, principalmente para as indústrias, devido o uso da biomassa na produção de energia ser de baixo custo, ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo ou o carvão.aumento relativo do efeito estufa.

• As biomassas mais utilizadas são: a lenha (já representou 40% da produção energética primária no Brasil), o bagaço da cana-de-açúcar, galhos e folhas de árvores, papéis, papelão, etc. A biomassa é o elemento principal de diversos novos tipos de combustíveis e fontes de energia como o bio-óleo, o biogás, o BTL e o biodiesel.

Precauções
É importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas. Um exemplo disso foi a expansão da indústria de álcool no Brasil, onde várias florestas foram desmatadas para dar lugar a plantações de cana-de-açúcar. Por isso a preocupação ambiental, mais do que nunca, deve ser prioridade na utilização da biomassa.

A combustão de qualquer material de origem orgânica produz material particulado, CO2 ou CO e outros óxidos dependendo do material combustível. Porém produzem uma quantidade bem menor do que os combustíveis fósseis (como o gás natural).

Com base nas informações apresentadas, este trabalho irá explicar a importância do cerrado para a produção de energia, objetivando esclarecer todos os tópicos relacionados a este conteúdo.
Objetivo
Latossolo: 46%
Cambissolos: 10%
Neossolos Litólicos: 10%
Neossolos Quartzarênicos: 15%
Argissolos: 15%
Conclusão
Concluímos que o cerrado é de extrema importância para o abastecimento de energia no Brasil e em outras partes da América Latina, pois nele existem recursos hídricos que compõem as hidrelétricas, e também existem grandes variedades de biomassas que possibilitam a produção de energia.
Bibliografia
http://www.angelaleite.com.br/obra.php?idCategoria=6&idTipo=
http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/termeletrica.php
http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1378860-16619,00 OITO+BACIAS+HIDROGRAFICAS+DO+BRASIL+NASCEM+NO+CERRADO.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Sobradinho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Tucuru%C3%AD
http://www.cpac.embrapa.br/noticias/noticia_completa/138/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S000967252011000300011&script=sci_arttext
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrado_(ecossistema)
http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado.htm

Todo o conteúdo presente nesta bibliografia foi retirado no dia 15 de novembro de 2013, de 13h às 23h.
Full transcript