Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A influência que as celebridades exercem sobe os adolescente

No description
by

Armando Gomes

on 29 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A influência que as celebridades exercem sobe os adolescente

A influência que as celebridades exercem sobe os adolescentes
Como se desenvolve esta influência quanto ao género ?
As raparigas preferem discursos emocionais, em consequência, são elas que mais se liga à cultura das celebridades, nomeadamente a figuras de entretenimento com histórias pessoais que as inspiram. Enquanto os rapazes têm mais interesse em sair ou em conteúdos de ação, desporto e humor, seguindo figuras das áreas por que se interessam, e de forma mais centrada na dimensão pública.
Quais são as áreas de influência ?
Atualmente, e cada vez mais, vivemos numa sociedade onde os mass media e o entretenimento detêm um papel central. Consequentemente é através destes meios que, nomeadamente os adolescentes, adquirem um contacto praticamente diário com celebridades, tanto do mundo da música, da representação ou da moda.
Moda
Hoje, as celebridades transformaram-se em formadores de opinião no mundo da moda. A importância dada por parte dos media sobre o vestuário das celebridades através, por exemplo, de revistas e a própria utilização de pessoas famosas em catálogos de moda, uma vez que permite um reconhecimento mais rápido do produto anunciado, pode influenciar a decisão das pessoas ao comprar determinadas roupas e acessórios. Tem-se observado a vulgarização das tatuagens e dos piercings, provavelmente pela diminuição do preconceito e pela disseminação do seu uso no mundo dos "famosos".

Imagem corporal
A indústria do entretenimento, muitas vezes, pressiona as celebridades, principalmente as atrizes, a terem uma determinada aparência. Devido ao facto de algumas pessoas verem as celebridades como modelos, isso pode ter um grave impacto sobre as perceções sociais da imagem corporal. Algumas celebridades mantêm a sua imagem corporal através de medidas extremas, incluindo cirurgias plásticas e distúrbios alimentares. Os meios de comunicação são também responsáveis pela forma como as pessoas definem as ideias da imagem corporal.

Política
Através dos media, as celebridades têm a capacidade de afetar os interesses das pessoas por partidos políticos ou políticos. Uma das mais recentes menções de celebridade de alta notoriedade foi da Oprah Winfrey apoiando Barack Obama na eleição presidencial de 2008. Embora não esteja exatamente claro como foi o apoio de Winfrey na corrida pelas eleições presidenciais, uma pesquisa do USA Today mostrou que oito por cento dos jovens que participaram na sondagem estavam mais propensos a votar em Obama por causa do apoio de Winfrey.
Repercussões
Nível psicológico:

- Incutir ideais e valores (benéficos ou prejudiciais);
-O culto a uma determinada celebridade pode levar a uma obsessão pela mesma.




Ambientalismo
Muitos temas de consciência ambiental, como o aquecimento global, receberam publicidade por causa das celebridades. Al Gore, Leonardo DiCaprio e Tom Hanks acreditam fortemente no estilo de vida verde. Essas celebridades declararam muitas vezes apoio às causas ecológicas e aos carros híbridos, como o Toyota Prius. Sua defesa do ambientalismo pode influenciar as pessoas na adoção de um estilo de vida mais ligado à natureza, além de fortalecer o movimento ambientalista.
A realização deste trabalho permitiu-nos chegar à conclusão de que a influência exercida pelas celebridades sobre os jovens, nomeadamente do sexo feminino, podem ter repercussões positivas, mas sobretudo negativas. A excessiva idolatria que os jovens desenvolvem para com determinadas celebridades afeta sua vida diária, levam-nos a tornar-se pessoas solitárias, uma vez que a sua vida passa a focar-se na vida da celebridade em causa, levando consequentemente a uma perda de identidade. Podem também tornar-se impulsivas, anti-sociais e problemáticas.
É com base nestes aspetos que devemos refletir sobre o perfil que a sociedade está a adquirir e a progressiva perda de valores.

Além disso, à medida que atravessam a adolescência, os jovens mostram-se cada vez mais seletivos em relação ao consumo dos media e de personalidades mediáticas. Os jovens discutem a legitimidade das celebridades como objeto integrante das culturas juvenis, projetando ao mesmo tempo a forma como se sentem acerca do que as representa para a restante sociedade.
Nível social:

- Isolamento;
- Exercício de práticas ilegais;
-Desenvolvimento de novas redes de sociabilidade, virtual ou real;
- Incentivar a cooperação/ colaboração com organizações e/ou causas sociais.


Nível de saúde:

- A tentativa de imitar/adquirir a imagem de muitas modelos, cantoras pode levar a distúrbios alimentares e a doenças como a anorexia ou bulimia;
-Alertar os jovens para a prevenção de doenças, como as DST’s.
Como vimos, esta influência pode ser tanto positiva como negativa, podendo levar, por vezes, ao desencaminhamento dos adolescentes por tentarem ser como o seu ídolo. Veremos este exemplo:


“Miley Cyrus é eleita a celebridade que exerce pior influência sobre os jovens”
Ter aparecido fumando em vídeos na internet não fez nada bem para a imagem que o público tem de Miley Cyrus. A cantora foi eleita a celebridade com a pior reputação de 2010 entre os adolescentes.
A votação, realizada pelo site Just So You Know, aponta Miley como o pior modelo de celebridade a ser seguido pelos jovens – pelo segundo ano consecutivo. Com 58% dos votos, a intérprete de Hannah Montana ficou acima de Lindsay Lohan e Demi Lovato.”
Por Ana Carolina Castro


Quais as vantagens de uma marca quando utiliza um personagem famosa nas campanhas de publicidade?
O personagem famosa ajuda a criar e a manter a atenção do consumidor na peça publicitária.
Além disso, as celebridades oferecem uma gama de significados relativos à personalidade e ao estilo de vida que um modelo anônimo não pode conferir da mesma maneira.
Outros autores acham que quando o consumidor utiliza produtos vinculados a personalidades famosas, consegue-se com isso um valor agregado de imaginação, aspiração e entretenimento, o que seria suficiente para inclinar a balança a favor de uma marca em relação a seus concorrentes. O famoso converte-se em modelo, em referência, em guia do consumidor que deseja se parecer com ele.
O constante recurso aos famosos pela publicidade influenciou fortemente a vida das pessoas. Nomeadamente nos jovens, originou quase que um culto, fazendo destes um modelo a seguir. Este facto começa a evidenciar-se cada vez mais numa idade mais precoce, pelo que tantos jovens como crianças procuram imitar as tendências de moda, o estilo de vida, as opiniões políticas e sociais, os interesses de uma personalidade famosa.
A TV incute uma mensagem de que o famoso bonito, bem dotado, é feliz e afortunado, o que nem sempre é verdade, pois uma mensagem televisiva nem sempre expressa a realidade.
Verifica-se na nossa sociedade uma filosofia de vida, com base na insatisfação pessoal permanente. Este facto é utilizado como mecanismo televisivo para venda de produtos,
resultando na formação de uma nova juventude, onde a prioridade é a conquista da fama, do sucesso e dinheiro, consequentemente de uma suposta felicidade ditada pela TV.
A influência dos programas de TV começa desde cedo, na infância nomeadamente, por meio dos desenhos animados. O lado negativo da influência direta dos media reflete-se na adoção de um comportamento violento, no início precoce da atividade sexual e na incansável busca por um lugar no mundo dos famosos.


A insatisfação dos jovens com a própria imagem e com o que possuem leva-os a buscar mais, com o incentivo dos media. Por esta razão presencia-se o fenômeno da “cópia”, ou seja, não há mais originalidade no comportamento dos adolescentes, principalmente no que toca ao vestuário.
O enfraquecimento da personalidade, uma vez que o ser famoso significa ser aceito pelos media, principalmente quando encaram isto como o único meio de serem felizes e realizados.
Tal forma de comportamento acaba amputando valores aos jovens que a sociedade espera que não desapareçam, frente a uns media manipuladores, principalmente quando são depositadas nos jovens expectativas de mudança.
Agora e cada vez mais, a presença da TV nas casas e nas escolas não é com vista fins informativos, pelo que se torna-se fulcral, resistir aos ataques mentais feitas pela TV, adotando um espírito crítico e mantendo sobretudo a nossa originalidade.
Full transcript