Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

MONOGRAFIA ARQUITETURA E URBANISMO - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO MARANHÃO

No description
by

Jéssica Abdalla

on 4 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of MONOGRAFIA ARQUITETURA E URBANISMO - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO MARANHÃO

Uso e Ocupação do Solo

Análise Física

* Topografia diferencia está em uma altura superior ao nível do mar, estando há 21.30 metros deste, em sua área mais alta.

* Apresenta apenas uma única via de acesso, em toda sua extensão há um acesso para perdestes de um metro e meio encontrado em ambos os lados, podendo ser ampliado e inserido uma ciclovia.

* O terreno é conveniente para a construção do projeto, pois sua área total de 390 mil metros quadrados comporta perfeitamente o programa de necessidades proposto para o projeto em questão.

Análise Econômica

* Visto o ganho social para a área, para a cidade de São Luís, para a população, os projetos sociais, envolvendo a educação pública e privada, e os futuros empregos a serem gerados a partir desta edificação, o projeto se justifica economicamente.



Estudo de viabilidade



* Terreno: Localiza-se no Estado do Maranhão, na Cidade de São Luís, no complexo poliesportivo da Lagoa da Jansen, no Mirante da Lagoa, sendo acessado pela Rua das Patativas.

* Encontra-se de acordo com a Lei 3.253 de 29 de dezembro de 1992 do município de São Luís, em uma área de preservação ambiental (ZP2).

* Em conversas informais com a comunidade, constatou-se a importância e a necessidade de um Museu na área escolhida. Um dos principais problemas é a falta de valorização da área, sendo assim, principal causadora dos problemas na região.




Levantamento Físico

O PROJETO

* Hoje em dia os Museus são classificados em: Museu Histórico, Museu de Arte, Museus de Ciência, Museus Biográficos,  Museus Comunitários/Ecomuseus, Museus De Bairro/ Cidade, Museus Temáticos;

* A trajetória dos Museus da Imagem e do Som refletiram as transformações pelas quais a cultura brasileira e mundial passaram; resultando em um gênero de museu existente iniciado no Brasil, influenciado por setores dedicados a música e à imagem em museus do mundo, como exemplo o MOMA de Nova York;

* Inaugurado 1965, o MIS-RJ, foi o primeiro museu audiovisual do mundo;

* Atualmente existem no país outros 33 museus da imagem e do som.

Museus da Imagem e do Som

Para o International Council of Museums (ICOM, 2001), os museus são instituições permanentes, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.

Conceito

Aluna: Jéssica Bacelar Abdalla

Orientadora: Giovanna Jansen Dualibe

São Luís, 2013




PROJETO LEGAL DO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO MARANHÃO




UNIVERSIDADE CEUMA
ARQUITETURA E URBANISMO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

* Volumetria diferenciada, que remete as teclas de um piano, predominam-se os tons branco e preto.

* Escolheu-se a estrutura em metal, para que fosse possível criar um vão livre de 25 metros, que será fundamental para a convivência dos visitantes e para receber diversas formas de produções artísticas.

* Conforme o visitante se movimenta através do projeto, ele encontra diferentes pontos de descanso e contemplação onde jardins, espelhos d’água, um sistema de nebulização de água e a brisa natural fornecem um conforto térmico ao local.

* O Museu é basicamente composto por grandes esquadrias de vidro incolor que envolvem o público com a natureza.

* Os diferentes tipos de circulação (restrita e irrestrita) são colocados de uma forma clara que é prontamente entendida pelos visitantes e funcionários. Dois elevadores, escada de incêndio e elevador de carga fornecem suporte e flexibilidade para a circulação entre todos os níveis do edifício.

* A dinâmica entre o museu e a cidade é alcançada pelas transparências que não permitem apenas um intercâmbio sensorial entre o observador e o cenário, mas também transformam o visitante em parte integral da fachada.


A Edificação

Estudo de viabilidade

Análise Legal


* A Lei 3.253 de 29 de dezembro de 1992 do município de São Luís nos diz que é legalmente possível à criação de uma edificação voltada ao público, com objetivo educacional e cultural em uma Área de preservação ambiental (ZP2), havendo a necessidade de afastamento de 50 metros de qualquer cursod’água, além de 75% de área livre.

* De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, na resolução Nº 303, de 20 de março de 2002, que permite construções de edificações voltadas a cultura e educação da população em questão.

* A Secretária de Estado e de Meio Ambiente e Recursos Naturais, que atualmente, em 14/11/2012  , considerou a Lagoa da Jansen como uma unidade de conservação, onde deve ser valorizada a funções sociais, econômicas, culturais e ambientais da área por meio de mecanismos e estímulo a alternativas adequadas ao seu uso sustentável, a necessidade de promover o turismo responsável, ecologicamente correto, garantindo o equilíbrio ambiental.

* Além disso, pesquisas feitas com profissionais da área, com a arquiteta, professora da Universidade Estadual do Maranhão, mestra em sustentabilidade e acústica e consultora do SEMA, Sanaja Medeiros e com o professor da Unidade de ensino superior Dom Bosco, Márcio Rodrigues, que atualmente trabalha na promotoria do meio ambiente do Estado, é corretamente viável a construção de uma edificação social na área do Mirante da Lagoa.

No Maranhão, os primeiros Museus datam do SÉX. XX

História

No Brasil:

Transição do Sec. XIX, caracterizado pela crise do antigo sistema colonial;
Transferência da sede da monarquia Portuguesa para o Brasil;
Novas ideias e ebulição intelectual

História

História

* Era Paleolítica surge o colecionismo;

* Grécia Antiga, segundo milênio a.C. templos recebiam muitas oferendas em objetos preciosos ou exóticos, que podiam ser exibidos ao público mediante o pagamento de uma pequena taxa;

* Entre os séculos XVI e XVII, com a expansão do conhecimento do mundo propiciado pelas grandes navegações, se formaram na Europa inúmeros gabinetes de curiosidades;

* Renascimento, recuperação dos ideais clássicos e a consolidação da filosofia humanista;

* Elias Ashmole, presenteou a Universidade de Oxford em 1683, com seu rico acervo, originando o primeiro museu moderno com o objetivo declarado de educar o público, nomeado Museu Ashmolean, atualmente é uma das mais conceituadas instituições museológicas do mundo com foco na Arte e na Arqueologia.

* Florescimento do Iluminismo; Aumento do desedvolvimento industrial.

* Museu Britânico, em Londres – 1759

* Museu do Louvre, em Paris - 1793, hoje em dia o maior museu do mundo.





Estre trabalho aborda a elaboração do projeto arquitetônico do Museu da Imagem e do Som do Maranhão para a Cidade de São Luís. Busca-se um diferencial focado no futuro da cidade, onde novas tecnologias serão incorporadas para a sustentabilidade da edificação. Desenvolvido a partir de metodologias de levantamento de dados e pesquisas bibliográficas, o projeto objetiva-se na busca de funções sociais, econômicas, culturais e ambientais para o Turismo responsável que será garantia para o equilíbrio ambiental da área. Resulta-se assim em um projeto arrojado e uma Arquitetura contemporânea, mostrando que existem muitas maneiras de se unir Tecnologia com Natureza e o ecologicamente correto com beleza.

Resumo

Levantamento Fotográfico


Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

Acesso ao Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

Área desmatada para Show - Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

Acesso ao Mirante da Lagoa
Fonte: Própria – outubro/2013

PLANTA DE LAYOUT TÉRREO - MUSEU
PLANTA BAIXA DE IMPLANTAÇÃO
PLANTA DE SITUAÇÃO
PLANTA DE LAYOUT - PRÉDIO TÉCNICO DE APOIO
PLANTA DE LAYOUT SEGUNDO PAVIMENTO - MUSEU
PLANTA DE LAYOUT PRIMEIRO PAVIMENTO - MUSEU
OBRIGADA!
O PROJETO
ESTUDO DE VIABILIDADE
Full transcript