Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Moral - Arte Neoclassica

No description
by

Ana Paula Magalhães

on 7 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Moral - Arte Neoclassica

A Arte Cristã O que é a arte neoclásica?
A arte neoclásica :
Na Pintura;
Na Arquitectura;
Na Escultura;
No Teatro;
Na Musica. Índice O Neoclassicismo foi um movimento cultural que nasceu por volta do século XVIII na Europa e que teve uma grande influência na arte e na cultura de todo o ocidente até ao século XIX.

Conteve os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, defendendo os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó. O que é a arte Neoclásica ? Na Pintura Arte Neoclássica Arte Neoclássica Características da pintura neoclássica:
Formalismo na composição, refletindo racionalismo dominante;
Exatidão nos contornos;
Harmonia do colorido Pintura A pintura foi o aspeto menos desenvolvido do neoclacissismo e foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael Sânzio, mestre inegável do equilíbrio da composição. Maiores representantes da pintura clássica: Pintura Jacques Louis David (françês)
foi o mais característico representante do Neoclassicismo Dominique Ingres (françês)
preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas. Na arquitectura Arte Neoclássica A Arquitetura neoclássica foi produto da reacção antibarroco e antirococó.
É identificada como a retoma da cultura clássica.
Assiste-se a uma simplificação das estruturas barrocas. Arquitectura Estilo Barroco
Igreja de Sant'Agnese in Agone (Roma) Estilo Rococó
Edificio Helblinghaus (Áustria) - Linhas ortogonais e formas regulares, geométricas e
simétricas;

- Materiais nobres
(pedra, mármore, granito, madeiras);

- Uso de abóbada de berço ou de
aresta;

- Uso de cúpulas;

- Frontões triangulares;

- A decoração recorreu a elementos
estruturais com formas clássicas, à
pintura rural e ao relevo em estuque. Caraterísticas da arquitectura: Estilo Neoclássico -Panteão (Paris) Charles De Wailly
François Mansart
Emile Jéquier
Hack Kampmann
Richard Mique
(…) Arquitectos Pequeno teatro de Seneffe Castelo (Bélgica) Na Música Arte Neoclássica O neoclassicismo é conhecido como um movimento elegante e tende a ser mais leve, que a música que irá surgir na ,época seguinte, o Romantismo. Os compositores clássicos procuraram realçar a beleza e a graça das melodias. Os três protagonistas desta transição para o neoclassicismo são:
Haydn;
Mozart;
Beethoven; Na Música Haydn - Haydn é considerado o “pai” da sinfonia e do quarteto de cordas; Mozart Mozart, aos 3 anos já sabia tocar piano e aos 5 já compunha minuetes;
Durante a sua vida compôs sinfonias, concertos, quartetos, sonatas, óperas e música sacra; Beethoven Na Musica Beethoven foi o grande responsável entre a transição do classicismo para o romanticismo;
A surdez abalou por completo a sua vida, chegando até a tentar o suicídio;
Este músico e compositor era conhecido por escrever músicas dependendo dos seus sentimentos e emoções; Na escultura Arte Neoclássica Estatuária: representou figuras de corpo inteiro ou bustos e relevos pouco pessoais glorificando e fazendo publicidade a políticos ou figuras importantes das cidades (praças, casas de nobres e burgueses ou cemitérios).

• Relevos: têm o mesmo sentido honorífico e alegórico da estatuária e revestem as frontarias de edifícios públicos ou de palácios.

• Materiais: mármore branco que representava a pureza, limpidez e brilho, e o bronze, mas em menor quantidade. • Formas de Representação: de inspiração clássica foram representados com toda a minúcia, os corpos eram nus ou semi-nus, formas reais, serenas e de composição simples. Rostos individualizados (da pessoas que queriam representar), mas com pouca expressividade. Seguiram os cânones da escultura clássica, sem qualquer liberdade criativa.

• Técnica: são obras perfeitamente conseguidas, onde a sua concepção se baseia em maquetas de barro ou gesso para um primeiro estudo. Acabamentos rigorosos e relevos de pouca profundidade. Na Escultura O maior nome da estatuária neoclássica foi o italiano Antonio Canova(1757-1822). Na Escultura as três graças de António canova Antonio canova Na Literatura Arte Neoclássica Os textos empregam linguagem clara, sintética, gramaticalmente correta e nobre. A principal expressão do movimento na literatura é o Arcadismo, manifestado na Itália, em Portugal e no Brasil. Na França, os novos ideais iluministas são a base dos textos. Os principais autores são Montesquieu (1689-1755) e Voltaire. Na Inglaterra destacam-se Robinson Crusoe, de Daniel Defoe (1660-1731), e As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift (1667-1731). A sua principal expressão na literatura, o Arcadismo foi um movimento literário que buscava basicamente a simplicidade, oposto a confusão e do retrocedimento Barroco. Retrata a vida pastoril e harmônica do campo. As referências clássicas voltam, e as obras são recheadas de seres da mitologia grega. Porém se observa que a mitologia, que era um acervo cultural concreto de Grécia, Roma e mesmo do Renascimento, agora se converte apenas num recurso poético de valor duvidoso. Também se destaca Éclogas de Virgílio e dos Idílios de Teócrito, obras clássicas que retratam a natureza harmônica, e por isso são os dois autores mais imitados pelos árcades. Os árcades, ao contrario do Barroco, preferiam uma visão equilibrada do mundo. Sem exageros, sem conflitos, apenas a simplicidade. Na Literatura
Full transcript