Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

IADE Marketing e Publicidade - PETFOOD CAT

No description
by

Rita Marques

on 14 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of IADE Marketing e Publicidade - PETFOOD CAT

Índice Fim No âmbito da cadeira de Plano de Marketing, leccionada no 3º ano do curso de Marketing e Publicidade do IADE foi-nos proposto a elaboração de um trabalho que reunisse todos os dados necessários e maioritariamente importantes que são ou devem ser tidos em conta durante todos os processos de implementação de uma nova marca, de um novo produto no mercado ou por sua vez reunir informação sobre uma marca já existente no mercado e de que forma é que esta se implementou, como fez e ainda faz frente aos concorrentes, analisar a marca através das matrizes existentes e ainda analisar através de valores de capital de anos anteriores e efectuar previsões de possíveis margens de lucro para os anos seguintes.
Relativamente a este trabalho, temos como principal propósito definir e apresentar um conceito para uma nova sub-marca no mercado da PetFood para gato – a Heroes, porém para que todo este projecto seja viável e principalmente rentável, decidimos inicialmente criar pontos de partida para cada objectivo pretendido. Resumo Executivo Gatos PetFood Iade
Marketing
e Publicidade
Plano de
Marketing Trabalho elaborado por Ana Rita Marques
Vera Protásio Resumo Executivo Análise Situacional Estratégia de Marketing Projecções Financeiras
Conta de Resultados
PEST
Mercado Petfood em Portugal
Análise SWOT
Concorrência Análise Situacional Estratégia de Marketing Heroes - Missão, Visão, Valores
Objectivos Estratégicos
Alvo
Análise SWOT
Posicionamento
Marketing-mix
Pesquisa de Marketing Projeções
Financeiras Previsão de Quotas
P&L Análise Situacional PEST Político:
Elaboração de um inventário das principais matérias-primas normalmente utilizadas no fabrico de alimentos compostos para animais;
Respeitar determinadas condições ou restrições de forma a assegurar a concorrência leal entre os fabricantes e garantir uma informação objetiva ao comprador.






Económico:
Crise económica - Baixos rendimentos e alta taxa de desemprego; diminuição do poder de compra;
Aumento dos preços das matérias-primas;
As indústrias da alimentação animal no limite da sua capacidade financeira e de endividamento.





Socio-Culturais:
Antes era feito um controlo muito pequeno sobre o índice nutricional e as dietas equilibradas eram conseguidas somente por acaso;
Hoje em dia, procura-se uma melhor qualidade de vida e uma melhor alimentação para os felinos e animais de estimção em geral.






Tecnológicos:
Os centros de produção estão dotados da mais moderna tecnologia e os seus processos são automatizados e informatizados.
Produzir com qualidade a preços competitivos tornou-se o desafio das organizações, que disputam o mercado. Mercado Petfood em Portugal O mercado de PetFood em geral em Portugal esta avaliado em aproximadamente 160 Milhões €.
No total de mercado alimentar de petfood que inclui os complementos alimentares, compostos sanitários e snacks é de 4% no mercado alimentar de portugal este valor varia mais de 3% de ano para ano. Importância dos canais de distribuição Concorrência Denota-se uma crescente preferência por Marcas da Distribuição (MdD), sendo que ambas as categorias de produto (alimentação húmida e seca) são este ano lideradas pela marca Continente, que acentua a sua tendência de crescimento.
A marca Friskies é a segunda marca preferida para as duas categorias de produto mantendo-se praticamente constante. 2010 é o ano de consagração de Friskies já que, pelo oitavo ano consecutivo, a marca ganhou a importante distinção de Marca de Confiança. Objectivos Estratégicos Objectivos de Marketing Objectivos Financeiros Objectivos Responsabilidade Social Alvo Análise SWOT dinâmica - HEROES Posicionamento Marketing-mix Produto 2012 Lançamento da Marca Heroes LowCost
Produtos: Alimentação Seca e Húmica para gatos juniores, adultos e seniores, com os sabores mais comuns (carne – vaca, porco, aves e mistura de carnes/ peixe – salmão, atum e delícias do mar.)

Serviços: Pós-Venda e venda On-line com entrega por correio e estafeta.

Design de Produto: Relativamente ao design das embalagens de alimentação seca estas serão feitas de papel reciclado de forma a proteger o meio ambiente, todas terão na fase inicial o peso de 1,5kg e de diferentes cores consoante o segmento junior, adulto e sénior e com logotipos para distinção do sabor. Para reconhecimento da marca a embalagem terá o logotipo da marca e a slogan “ …are forever.”, que tem como objectivo causar impacto pelo factor emocional relacionado com a palavra utilizada “…para sempre.”

Para os gatos juniores esta terá a forma esférica para após uso, ser de possível reutilização e tornar-se num brinquedo/bola para os momentos de diversão dos gatos bebés.
Para os gatos adultos a lata será mais elabora, sendo que a tampa poderá ser para afiarem as unhas e o rebordo desta para brincar com uma bola.
Para os séniores a tampa será diferente, sendo que ao adicionar água na mesma, cresce nesta ervas/relva comestível que ajudará na melhor digestão dos gatos. Preços A decisão da política de preços foi tomada através do conceito da estratégia de penetração, que visa que o preço de entrada de um produto no mercado seja baixo para que a penetração e/ou a frequência sejam maximizadas. Distribuição A distribuição da Heroes será inicialmente feita por dois canais bastante específicos, primeiramente por Veterinários e Petshop’s com serviços especializados para atendimento personalizado e no Site On-line da nossa marca (disponível para visualização no endereço de internet - http://ritabagostinho.wix.com/petfood-heroes).
Um é de acesso mundial e outro é de atendimento mais personalizado ao cliente, o que cria a possibilidade de aconselhamento e reconhecimento por parte de um especialista. Comunicação A Heroes tem como uma das principais preocupações relacionadas com os factores sociais associar-se a vários projectos relacionados com animais, seja desde angariação de fundos através de diversos eventos ou/e até doações feitas semestralmente através dos lucros obtidos. Caso não se possa fazer essa doação em dinheiro optamos sempre por fazê-la em géneros ao doar a canis ração que esteja em stock.
Em alguns casos patrocinamos eventos, de forma também a ganhar visibilidade mas para podermos chegar perto dos nossos consumidores e sobretudo daqueles que mais precisam.
Temos agora como principal tarefa tornar também os nossos consumidores em grandes heróis e apresentar-lhes sempre os eventos em quais fazemos parte, de que forma fazemos parte e também de que forma é que o nosso consumidor se pode voluntariar de forma a ajudar.

Associações:
União Zoófila
UPPA
Animal Associação Em termos de distribuição o mercado está avaliado em 230 milhões de euros em Portugal. Destes, 150 milhões estão no canal retalho, os outros vivem das lojas especializadas, veterinários e criadores.
Em termos de crescimento deste mercado, este passa especialmente por uma forte inovação, campanhas de comunicação e promoção, recomendações profissionais (médicos veterinários, criadores, donos de petshops, entre outros), e por uma maior sensibilização para o bem-estar animal. Previsão de quotas P&L Segmento Gatos
2009 Variação
Volume em quilos 26.002.974 +1%
Valor em euros 64.875.983 +6% Valores Sermos únicos,ao inovar em serviços e em diferentes produtos.Implementar o serviço ao cliente através de e-mails ou contactos telefónicos, estar 24horas por dia sempre disponível.Criar das expectativas do cliente, os objectivos da nossa marca.Sermos a favor das causas pelos animais, ao ajudar a União Zoofila através de contribuições e ao incentivar os nossos clientes a fazerem o mesmo.Conhecer e estudar as necessidades dos gatos dos nossos principais consumidores e avaliar sempre os valores nutricionais dos ingredientes.Sermos também os heróis do nosso cliente, por dar ao(s) seu(s) gato(s), ao(s) seu(s) herói(s) nº1 uma refeição cheia de qualidade. Sermos a primeira marca Lowcost no mercado da PetFood para gato associada a um produto de qualidade devido ao facto de que a a venda é feita em veterinários e sugerida também por estes.
Inovar sempre pela positiva através do fornecimento de novos serviços como a venda on-line e a disponibilização de uma plataforma para planos nutricionais.A missão nº1 é ouvir todos os gatos miarem de alegria e fazer muitos donos felizes. Missão

A visão da Heroes baseia-se na ideia de que todos devémos ser heróis, temos o principal objectivo de implementar no mercado uma marca que prevaleça e que ganhe forte influência na vida dos consumidores através da mensagem que tentamos passar. "Os heróis são para sempre." Missão
Visão
Valores Matriz de Ansoff Matriz de McKinsey Matriz de Porter Em termos financeiros pretendemos obter uma variação de quota em termos de valor e volume de 2% para cada ano e atingir uma quota em volume de 8,5% e de valor em 10%. A Heroes tem como principal objectivo posicionar-se de forma a atingir um mercado jovem. O nosso target são jovens de idades compreendidas entre os 20 e 24 anos que estão a meio do seu percurso académico, com perspectivas de iniciar um estilo de vida mais independente. Pretendemos para além deste target atingir as idades entre os 25 e os 34 anos, neste caso a concluir o seu percurso académico ou mesmo já a trabalhar no activo e a viver sozinho ou a iniciar uma vida conjunta. A nossa máscara é o preço,a nossa arma a qualidadee o seu gato o nosso herói. Heroes are Forever A distribuição da Heroes será inicialmente feita por dois canais bastante específicos, primeiramente por Veterinários e Petshop’s com serviços especializados para atendimento personalizado e no Site On-line da nossa marca (disponível para visualização no endereço de internet - http://ritabagostinho.wix.com/petfood-heroes). A comunicação da nossa marca num processo inicial será feita maioritariamente feita através dos nosso canais de distribuição, os veterinários e através do nosso site. Depois após 6 meses de estarmos inseridos no mercado, começaremos fazer comunicação através de imprensa em revistas seleccionadas, através da construção de um a Banda Desenhada com os nossos gatos heróis. Pesquisa de Marketing Através da pesquisa de marketing foi possível concluir que iriamos conseguir atingir o nosso target. Objectivos de Marketing Controlos Os controlos serão feitos a partir de 2012 data em que a data é lançada, com uma periocidade trimestral para recolher informação dos consumidores e potenciais consumidores para verificar a possibilidade de fidelizações. Processo realizado através de análise de vendas e financeira. Plano de Contingência Aposta numa comunicação forte e diversificada em eventos e relações públicas para ganharmos reconhecimento enquanto marca. E assim obtermos investimento.
Full transcript