Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Gordon Cullen

trata-se de uma análise urbana de trecho do Centro do Rio de Janeiro a partir de conceitos abordados por Gordon Cullen
by

Ana Nas

on 4 January 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Gordon Cullen

Gordon Cullen ÓTICA LOCAL CONTEÚDO A utilização dos conceitos de Cullen na análise É a visão serial propriamente dita, e é formada por percepções seqüenciais dos espaços urbanos Diz respeito às reações do sujeito com relação a sua posição no espaço, vulgarmente denominado sentido de localização. Fala sobre a construção da cidade. Suas... Percepcionistas Para estruturar o conceito de paisagem Cullen recorre a três aspectos Se avista uma rua, em seguida se entra em um pátio, que sugere um novo ponto de vista de um monumento e assim por diante... “estou aqui fora”, e posteriormente, “vou entrar em um novo espaço”, e finalmente, “estou cá, dentro” Refere-se às sensações provocadas pelos espaços; abertos, fechados, altos, baixos etc. CORES TEXTURAS ESCALAS ESTILOS... Com base no conceito de paisagem como elemento organizador, Cullen apresenta vários temas para as paisagens urbanas Recintos, pátios e pracetas Espaços urbanos interiores caracterizados pelo sossego e a tranquilidade, em que o vai e vem das ruas não é tão notado.
Tem escala humana e geralmente é um espaço pontuado por árvores e bancos, que permitem descanso e contato humano. Ponto focal É um símbolo de convergência, que define a situação urbana. Cullen diz que em geral as pessoas diante de um ponto focal afirmam: “É aqui”.
É um elemento de força que se materializa de forma isolada. Perspectiva grandiosa É um descortínio imediato entre o “aqui e o além”, como a perspectiva visual dos eixos monumentais, dos grandes bulevares. Essa paisagem funde o primeiro plano ao longínquo, produzindo sensação de imensidão, grandiosidade e onipresença. Auxilia na observação tanto de princípios organizadores de ordem geral, quanto de princípios particulares de ordenação do espaço urbano... Torna mais rápido e claro o processo de percepção da paisagem... Auxilia na elaboração da síntese dos vários elementos, dados e referenciais históricos, socioculturais e espaciais... Auxilia na percepção das características e qualidades dos diversos elementos que compõem a paisagem. Analisar a percepção visual do espaço em movimento a partir da visão serial, destacando e fazendo a síntese dos elementos urbanos que compõem o trajeto escolhido
Full transcript