Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Texto Dramático

No description
by

Xana Estêvão

on 4 April 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Texto Dramático

Texto Dramático Principal objetivo: ser representado. É composto por dois tipos de texto: Felizmente há luar! Estrutura Teatro de Brecht / Teatro épico Origens Luís de Sttau Monteiro oferece-nos uma análise crítica da sociedade, procurando mostrar a realidade em vez de a representar, para levar o espectador a reagir criticamente e a tomar posição. Texto Principal (corresponde às falas dos atores) Diálogo Monólogo Apartes Texto Secundário Didascálias ou indicações cénicas Destinam-se ao leitor, ao encenador e aos atores. Indicação do nome das personagens no início de cada fala. Indicação do cenário, guarda-roupa, movimentações, atitudes, gestos, entoação. Interna A ação pode dividir-se em três partes: Exposição Apresentação das personagens e da própria ação. Conflito Desenvolvimento da ação: conjunto de peripécias que fazem a ação progredir até ser atingido o ponto culminante (clímax). Desenlace Desfecho da ação. Externa Atos A ação divide-se em: Cenas - Longas sequências que correspondem a um espaço/cenário específico.

- Há mudança de ato quando o cenário onde a ação decorre tem que ser alterado. - Pequenas sequências delimitadas pela entrada e saída das personagens.

- Há mudança de cena quando surge uma nova personagem em palco, ou então quando uma das personagens sai do palco. Falas das personagens entre si. Quando uma personagem sozinha em cena fala consigo própria, expondo perante o público os seus sentimentos e/ou pensamentos. Comentários que as personagens proferem, mas que se destinam a ser ouvidos somente pelo público e não pelas outras personagens. Frases explicativas que normalmente aparecem em parêntesis. Lista inicial das personagens. Surgiu ligado a danças dramáticas na pré-
-história. Na Idade Média há também registos de vários textos dramáticos, todos ligados a representações litúrgicas e religiosas. Tal como se conhece hoje, o teatro surgiu na Grécia Antiga como manifestação de arte e cultura ligado às celebrações em honra do Deus Dionísio. Tinha uma função moral e didática. Representavam-se tragédias e comédias. Por essa razão foram construídos amplos anfiteatros ao ar livre. Os atores representavam com máscara - hipócritas. Propõe um afastamento entre o espectador e a história narrada, despertando a sua capacidade crítica e analítica, para que este possa:
- fazer juízos de valor sobre o que está a ser representado;
- tomar uma posição. - Apela ao espírito crítico e à capacidade de julgamento do público, incitando-o a tomar decisões sociais. O espectador deve ser "produtivo" desempenhando um papel ativo na representação teatral. Tarefa pedagógica Instruir os espectadores e incitá-los a atuar. Este olhar crítico permite ao espectador aperceber-se melhor de todas as formas de injustiça e de opressão. O teatro épico implica um comprometimento, uma crítica contra o individualismo, a consciencialização perante o sofrimento dos outros e a realidade social. O teatro Brecht tem por missão ajudar a transformar o mundo, pretende ser um elemento de construção da sociedade. No teatro épico o drama já não se destina a criar emoção: Brecht pretendia substituir o "sentir" pelo "pensar", conseguindo-o através de uma nova conceção da utilização do texto, da música, dos adereços e do novo tipo de jogo que se designou por “distanciação”. E no seu caso, prefere ver uma peça de teatro que apenas entretenha ou uma peça que faça encarar a realidade e leve a agir?
Full transcript