Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Orientações Planejamento Tecnologia 2013

No description
by

Reinaldo Paes

on 16 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Orientações Planejamento Tecnologia 2013

Núcleo Pedagógico
Diretoria de Ensino de Itu
Enquete
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais - CETEC
Recorte
TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Núcleo Pedagógico
PCNP – Tecnologia - 2013

ORIENTAÇÕES PARA O
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013

O Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais (CETEC) é um dos Centros que constituem o Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica – DEGEB - e está subordinado à Coordenadoria de Gestão Básica da Educação (CGEB).
Atribuições:
Fazer pesquisas e verificar os impactos da tecnologia educacional assim como integrar tecnologia ao currículo melhorando a qualidade de ensino – aprendizagem.
Atuação: junto aos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico de Tecnologia Educacional (PCNP TE) do Núcleo Pedagógico distribuídos pelas 91 Diretorias de Ensino em todo os estado.
Atuação dos PCNP TE: articuladores do uso das Tecnologias ao Currículo junto aos PCNP do Currículo dos Núcleos Pedagógicos e professores das escolas estaduais do Estado de São Paulo.
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais - CETEC
http://www.geogebratube.org/student/m19165
Exemplo de uso do geogebra
Software GeoGebra gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O software reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si. Disponível em: http://www.geogebra.org/cms/pt_BR
Geogebra
Seguem sugestões de recursos de TIC que estão disponíveis nas salas do Acessa Escola que podem ser utilizados durante o planejamento.
Seguem também links de acesso à TV Escola, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Museu Virtual
,
que
podem ser utilizados em qualquer ambiente.
Sugestões
Exemplo de Objeto de Aprendizagem
CETEC
Além de fazer pesquisas
,
o CETEC também analisa e avalia as inovações tecnológicas propostas pelos PCNP e Professores
,
auxiliando na implantação ou propondo metodologias, alterações para que as inovações sejam viabilizadas.
Programa para representar funções, permitindo também o cálculo da função derivada, de extremos, de zeros, entre outras coisas. Permite o estudo de família de curvas (com capacidade de poder visualizar até 25 gráficos no mesmo plano cartesiano) e de equações diferenciais. Tudo isto com a possibilidade acrescida de poder copiar as imagens gráficas para um processador de textos, enriquecendo trabalhos e textos (para professores) ou trabalhos práticos e relatórios (para alunos). Pode ser útil tanto para os professores quanto para os alunos no trabalho com gráficos.
Geogebra
Geogebra
O auxílio às equipes curriculares na integração da tecnologia ao currículo;





Subsídios ao PCNP de Tecnologia no tocante às demandas específicas de sua DE quanto ao uso de tecnologia.
CETEC
A análise pedagógica do uso de softwares propostos pelas equipes de currículo, antes que sejam usados em OT, uma vez que nem todos os softwares podem ser instalados no ambiente do Acessa Escola. É preciso fazer solicitação com antecedência, tanto pelos professores que queiram fazer uso de algum software específico para uso com seus alunos, quanto pelas equipes técnicas para fazer formações dos PCNPs do Currículo;
CETEC
Inclui também:

A proposição pedagógica para o uso de materiais tecnológicos que colaboram pedagogicamente para a escolarização dos alunos matriculados na rede estadual de ensino em São Paulo;
Primeiro momento

TV,
DVD,
rádio,
filmes,
que possam ser utilizados como apoio na sala de aula. É preciso conhecer os materiais disponíveis para poder fazer o planejamento articulando o uso das ferramentas ao currículo.
Quais são os equipamentos que a escola possui?
Escola voltada para o século XXI
Proposição de programas de formação em tecnologias educacionais para os professores da rede estadual.
A sociedade muda rapidamente e faz cada vez mais uso de aparatos tecnológicos, midiáticos, o que leva à reflexão: como a escola pode atender à demanda de uma sociedade (multi)letrada e tecnológica?
Fonte: http://www.educacao.sp.gov.br/portal/orgaos/orgaos-vinculados - Acesso em 30/01
CETEC
Objetos Educacionais
Os Objetos Educacionais, por si só, não garantem o aprendizado, pois é a intervenção do professor que lhes dá intencionalidade.
Antes de iniciar uma atividade, é preciso definir objetivos, competências, habilidades e conteúdos para que se possam buscar recursos digitais que realmente contribuam para a construção do conhecimento.
São recursos de TIC
TIC
Ferramentas pedagógicas capazes de promover:
o trabalho colaborativo,
a autonomia,
a autoria,
o compartilhamento de conhecimentos.
E ainda:
incentivar a pesquisa;
integrar os membros da comunidade escolar;
favorecer o desenvolvimento de projetos interdisciplinares;
provocar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, impactando o futuro dos discentes tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, uma vez que estar incluído no mundo digital passou a ser fator primordial na relação do indivíduo com o mundo.
Tecnologias da Informação e Comunicação
http://educarparacrescer.abril.com.br/mini-jogos/grau/
Art Project
A ferramenta Art Project, por meio da tecnologia Google Street, permite que o usuário passeie por 17 renomados museus e que observe centenas de obras de arte detalhadamente, utilizando níveis de zoom. Disponível em: http://www.googleartproject.com
Veja no vídeo abaixo
Dosvox
O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho.
O sistema realiza a comunicação com o deficiente visual por meio de síntese de voz em Português, sendo que a síntese de textos pode ser configurada para outros idiomas.
HagaQuê
O software HagaQuê, desenvolvido pelo grupo de pesquisas do Núcleo de Informática Aplicada à Educação, da Unicamp, é um software gratuito que pode ser utilizado off-line, minimizando dessa maneira problemas de acesso à internet durante a aula. É um programa para a criação de historinhas em quadrinhos que permite a impressão e/ ou publicação na
internet. Não é preciso ter conhecimentos de informática para usar o software. Pode auxiliar no ensino e aprendizagem de diferentes disciplinas, uma vez que os alunos poderão demonstrar os conhecimentos aprendidos criando Histórias em Quadrinhos.
Tutorial do Hagaquê
http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/index.htm
Ou veja vídeoaula abaixo
Pegue o HagaQuê em:
http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/downloads.php?lang=pt-BR
Motrix
O programa Motrix foi criado para permitir o acesso de pessoas com tetraplegia ou deficiências motoras severas que impeçam o uso efetivo dos membros superiores. Por meio dele, é possível comandar com a voz a maior parte das funções de um computador com Windows.
Veja a seguir uma reportagem sobre ele.
Mecdaisy
Baseado no padrão internacional Daisy – digital Accessible Information System, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. Permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito.
O DosVox já se encontra instalado na sala do Acessa Escola, mas pode ser encontrado gratuitamente em:
http://intervox.nce.ufrj.br/
O motrix e o MacDaisy (serão abordados a seguir) também podem ser obtidos no mesmo endereço.
Veja vídeo sobre o MecDaisy
Google Earth
O Google Earth permite que você viaje pelo mundo por meio de um globo virtual e visualize
imagens, mapas, terrenos, construções em 3D e muito mais via satélite. Com o rico
conteúdo geográfico do Google Earth, você pode ter uma experiência muito mais realista
de visualização do mundo. Você pode voar até o seu lugar favorito, procurar empresas e
até mesmo navegar pelas rotas.
Veja mais em: http://www.google.com/earth/index.html
Programa TV Escola
Portal do Professor
Tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores e enriquecer a sua prática pedagógica. É um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados. Neste ambiente o professor encontra sugestões de aulas, acessa informações sobre a prática pedagógica, acessa e baixa coleção de recurso multimídia, coleção de links separados por temáticas etc.
Banco Internacional de Objetos Educacionais
É um repositório de objetos educacionais de acesso público, para todos os níveis de ensino. Neste ambiente, o professor pode encontrar e selecionar produtos (vídeos, filmes, documentários, imagens,textos etc.) para utilizar no enriquecimento de suas aulas.
tempo: 18,16 min
É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender. Ela é uma ferramenta pedagógica disponível ao professor: seja para complementar sua própria formação, seja para ser utilizada em suas práticas de
ensino. Neste ambiente é possível encontrar vários vídeos que podem ser utilizados em sala de aula e também se tem acesso a dicas pedagógicas postadas por professores que utilizaram o material, no mesmo ambiente também é possível.
http://tvescola.mec.gov.br/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
Visando assegurar o direito de aprendizagem dos alunos, o CETEC tem realizado um trabalho
intenso de articulação com o Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (CEFAI), Centro
de Ensino Fundamental dos Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional (CEFAF),
Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e o Centro de Atendimento Especializado
(CAESP). O trabalho visa
a

uma integração orgânica da tecnologia ao currículo e ao cotidiano escolar.
Bom trabalho a todos
imagem de Marte
Full transcript