Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Untitled Prezi

No description
by

Felipe Sales

on 19 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Untitled Prezi

Carla Rhuama, Felipe Sales, Iara Dantas e Jéssyca Tamires. Asplenia Congênita O papel do baço na imunidade Estudo de caso da Família Vanderveer Discussão e resultados A resposta imune adaptativa ocorre, principalmente, nos tecidos linfóides secundários: nos linfonodos, tecidos linfóides associados à mucosa e no baço. O Sr. e Sra. Vanderveer eram descendentes de holandeses. Seus ancestrais realizaram casamentos consanguíneos e por isso ambos tinham um parentesco distante. Eles inicialmente tiveram 5 filhos: Nicholas Biddleboy, um menino de 5 anos de idade, teve seu baço removido após um acidente, no qual bateu com seu trenó em um tronco de uma árvore. Na sala de emergência de um hospital próximo, detectou-se que ele havia rompido o baço. O cirurgião, após a remoção de um baço que, de fato, havia se rompido, solicitou uma consulta com um imunologista. Qual seria sua sugestão? Baço - Estrutura e função Susan (10 meses): faleceu após complicações de um resfriado. Foram realizados exames com amostras de sangue, garganta e fluido cérebro-espinhal e observou-se a presença de uma bactéria que atinge principalmente crianças até cinco anos. A autópsia mostrou que ela não possuía baço. Betsy (3 anos):
Queixava-se de dor no ouvido e seu tímpano estava avermelhado. Sua contagem de leucócitos estava muito alta (28.500 células/µL, normal – entre 4 mil e 12 mil células/µL). Culturas obtidas do nariz, garganta e sangue apresentavam a mesma bactéria da irmã. Foi administrado ampicilina intravenosa por dez dias e ela ficou curada; mas ela ainda apresentou posteriormente otite média, pneumonia e mastoidite. David (5 anos):
Apresentou aos 21 meses de idade meningite causada por Pneumococo; ele recebeu antibiótico e ficou curado. Mais tarde teve outra ocorrência de meningite pneumocócica. Aos 3 anos e meio apresentou pneumonia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Centro de Biociências
Disciplina de Imunologia Básica II - DMP0023
Biomedicina (MT) 2011.2 Estudo de caso da Família Vanderveer Todos foram imunizados aos 3, 4 e 5 meses com vacina contra tétano, difteria e coqueluche. Testes de aglutinação Houve aglutinação nas amostras de soro de Betsy e David quando foram adicionadas hemácias com antígeno tetânico em sua superfície. O mesmo resultado foi encontrado para a outra filha do casal, de 8 anos, que não sofria com infecções recorrentes. Foi administrada vacina tifóide subcutânea nas 3 crianças e após 4 semanas o teste de aglutinação foi positivo.

Teste de aglutinação
Injeção intravenosa de hemácias de carneiro provocou reação apenas na filha de 8 anos. Após a realização dos testes de aglutinação, foi recomendado um exame de cintilação abdominal, que usa uma injeção de ouro coloidal nos pais e nos três filhos testados.
O exame mostrou que Betsy e David não possuíam baço. Seus pais eram normais. Asplenia e esplenectomia Por que David e Betsy apresentavam uma resposta normal à vacina tifóide, mas não às hemácias de carneiro? A família Vanderveer é única na literatura médica. Os pais que apresentavam parentesco distante, eram normais e tinham o baço normal. Cinco dos seus 8 filhos nasceram sem baço. Destes, somente Betsy teve filhos, 4 meninos e uma menina. Todos eles eram normais e tinham baço. Qual é o padrão de herança da asplenia congênita nesta família? De acordo com as leis mendelianas, quantas das 8 crianças não deveriam ter baço? Discussão e Resultados Obrigado pela atenção!
Full transcript