Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Mitose e Meiose

No description
by

Joana Costa

on 9 January 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Mitose e Meiose

Reprodução:
Assexuada e Sexuada
Processos de Reprodução Assexuada
Fecundação
A fecundação consiste na união de dois gâmetas (ou células sexuais), um feminino e outro masculino, produzindo uma célula, o ovo ou zigoto, a partir da qual se desenvolve um novo ser vivo.
Nos organismos superiores, os gâmetas, que se formam por meiose, contêm metade do número normal de cromossomas da espécie a que pertencem.
Meiose
A meiose é um processo de divisão celular que, ocorrendo em células diploides e em ocasiões determinadas do ciclo de vida de um organismo, leva à formação de quatro células haploides, semelhantes entre si, e com metade do número de cromossomas da célula diploide que lhes deu origem. A meiose inclui duas divisões sequenciais e inseparáveis, a divisão I e a divisão II.
Mitose
A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, se originam duas células idênticas, com igual composição genética (mesmo número e tipo de cromossomas), mantendo assim inalterada a composição e teor de ADN característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenómeno muito raro e acidental).
Mitose e Meiose
Joana Costa nº5
11º PTAS

Introdução
Processos de Reprodução:
Bipartição
A Bipartição é um processo simples de reprodução assexuada a partir do qual um organismo se divide originando dois novos iguais.
Gemulação
A gemulação é um processo muito complexo . Num organismo formam-se uma ou mais dilatações, gomos ou gemas, que crescem e desenvolvem-se originando novos organismos.
Divisão Múltipla
A divisão múltipla é um processo em que o núcleo da célula- mãe se divide em vários núcleos, depois cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e numa membrana, dando origem às células-filhas.
Multiplicação Vegetativa
Este é um método exclusivo das plantas. As estruturas vegetativas destas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.
Partenogénese
É um dos processos mais complexos de reprodução assexuada. A Partenogénese é um processo através do qual um gâmeta feminino se desenvolve originando um novo organismo, sem haver fecundação.
É a formação de células reprodutoras especializadas (através de mitose) os esporos. Estas células são altamente resistentes, sendo protegidas por uma forte parede celular.
Esporulação
Fragmentação
É um processo que assenta na capacidade regenerativa dos organismos. O organismo ao fragmentar-se propositadamente ou por acidente origina vários fragmentos que se regeneram separadamente, dando origem a novos organismos iguais ao inicial.
Reprodução Assexuada
Reprodução Sexuada
É uma reprodução que requer a união de duas células reprodutoras especializadas, os gâmetas, para a formação de um ovo (ou zigoto), que dá origem a um novo indivíduo. A reprodução sexuada ou sexual inclui dois processos fundamentais: a meiose e a fecundação.
Tipo de reprodução em que intervém um só progenitor, não havendo a participação de células reprodutoras ou gâmetas na formação dos novos indivíduos. Ocorre nos procariontes, na maioria dos seres vivos unicelulares eucariontes e em alguns organismos multicelulares, como, por exemplo, nas plantas. A fecundação e a meiose estão ausentes na reprodução assexuada.
Meiose: Divisão I
Meiose: Divisão II
Conclusão
Neste trabalho irei abordar a reprodução sexuada e assexuada, processos de reprodução, falarei também na meiose e na mitose.
Espero que gostem!
Com este trabalho conclui que tanto a reprodução assexuada e sexuada são muito importantes tais como os seus processos.
Espero que tenham gostado.
http://armazemresumostk.webcindario.com/11ano/reproducaofranciscocubal.pdf
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/mitose-e-meiose-os-dois-processos-de-divisao-celular.htm
http://dicasdeciencias.com/2010/02/17/reproducao-assexuada-x-sexuada/
http://www.slideshare.net/fariadovalle/reproduo-assexuada-e-sexuada
http://pt.slideshare.net/professormarcoscorradini/mitose-e-meiose-13357725
Full transcript