Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Era Vargas

Revolução de 1930
by

Bruno Rangel

on 20 April 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Era Vargas

A Era Vargas Revolução de 1930 Prelúdio, Crise mundial de 1929 A depressão que afetou a economia mundial entre 1929 e 1934 foi a
mais longa e profunda recessão econômica já experimentada até hoje.
Em 24 de outubro de 1929 - a chamada "quinta-feira negra" -, um
movimento generalizado de vendas levou à brusca queda nos preços das ações
A crise também teve severos efeitos na América Latina, cuja economia
agroexportadora foi altamente afetada pela retração nos investimentos
estrangeiros e a redução das exportações de matérias-primas. A Xicara Quebrou - O Café com Leite Derramou Para assegurar a continuidade de sua política econômico-financeira, de e manutenção de recursos para a cafeiculltura, o presidente da República Washington Luís, ex-presidente de São Paulo, indicou para a sua sucessão o paulista Júlio Prestes. Essa decisão representou o rompimento do esquema de revezamento entre Minas Gerais e São Paulo conhecido como "política do café com leite", segundo o qual, para o novo quadriênio, o candidato oficial devia ser mineiro. Aliança Liberal Sentindo-se alijado da disputa eleitoral, o presidente de Minas, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, buscou apoio do Rio Grande do Sul para se opor aos planos de Washington Luís. Terceiro estado em importância eleitoral, o Rio Grande do Sul tornava-se a peça-chave no jogo sucessório.
Assim, no início de agosto de 1929, por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, foi formada a aliança liberal com o objetivo de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa respectivamente à presidência e vice-presidência da República nas eleições de 1º de março de 1930. Enfim, a Revolução O movimento político-militar que determinou o fim da Primeira República (1889-1930) originou-se da união entre os políticos e tenentes que foram derrotados nas eleições de 1930 e decidiram pôr fim ao sistema oligárquico através das armas. Após o assassinato de João PEssoa (vice-presidente da chapa aliancista). o movimento ecoldiu simultaneamente, no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, na tarde do dia 3 de outubro. Em menos de um mês a revolução já era vitoriosa em quase todo o país. Finalmente, um grupo de militares exigiu a renúncia do presidente Washington Luís e pouco depois entregou o poder a Getúlio Vargas.
Full transcript