Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Ácidos e Bases

No description
by

Alexandre Madeira

on 15 February 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Ácidos e Bases

Ácidos e Bases Profissional de Electrónica, Automação e Computadores - Química 11º ano Bases Ácidos Hidróxido de sódio Uma base é uma substância com pH superior a 7 e inferior a 14. Um ácido é uma substância com pH superior a 1 e inferior a 7. Propriedades dos Ácidos O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.

É usado domésticamente para desobstrução de canos, pois dissolve sebos e gorduras. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade. 1 14 7 pH pH é o símbolo que permite conhecer a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
A escala do pH vai de 1 a 14, sendo 1 a 7 ácidos, 7 neutro e 7 a 14 bases. Webgrafia http://pt.wikipedia.org/wiki/PH
http://www.explicatorium.com/Acidos.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_sulf%C3%BArico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acido_nitrico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio Considerou que os ácidos eram substâncias que possuíam oxigénio na sua constituição. Não explicava como é que substâncias que não possuem oxigénio têm propriedades ácidas, como ácido clorídrico, por exemplo. Apresentou a primeira definição de ácido e de base.
Considerou que os ácidos e as bases, quando dissolvidos em água, se dissociavam em protões, H+, e em aniões hidróxido, HO-. Não conseguia explicar como é que os protões , sendo particulas extremamente reactivas, conseguiam existir livres na água.
Não explicava como é que substâncias que não têm o ião hidróxido (por exemplo, NH3) também podiam actuar como bases.
Só contemplou as reacções que ocorrem em meio aquoso. Concluíram que o fundamental nas reacções ácido-base é a transferência de um protão, H+, de uma espécie para a outra.
Consideraram que um ácido é uma substância dadora de protões e uma base é uma substância receptora de protões. Não explicava por que motivo algumas soluções de metais de transição, por exemplo, Fe3+, tinham características ácidas. Principais Descobertas Limitações Principais Descobertas Limitações Arrhenius Lavoisier Principais Descobertas Limitações Brönsted-Lowry Perspectiva Histórica dos Conceitos de Ácido e de Base - Têm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao ácido acético, e o limão ao ácido cítrico);
- Causam mudanças de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho);
- Reagem com certos metais (como o zinco, o magnésio e o ferro) produzindo hidrogénio gasoso;
- Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dióxido de carbono gasoso.
- As suas soluções aquosas conduzem a electricidade.

É o ácido mais importante na indústria e no laboratório.
É utilizado nas baterias de automóvel, é consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, na fabricação de corantes, tintas, explosivos e papel.
É tambem usado na indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a fabricação de produtos como os fosfatos e o sulfato de amónio.
O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose. Carboniza também papel, tecido de algodão a madeira e tem efeitos corrosivos sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua acção desidratante. Produz sérias queimaduras na pele, por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido.
As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental. Ácido Sulfúrico (H2SO4) Ácido Nítrico (HNO3) Depois do ácido sulfúrico, é o ácido mais fabricado e mais consumido na indústria.
É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite) e é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas.
O ácido nítrico concentrado é um líquido muito volátil e cria vapores muito tóxicos. É um ácido muito corrosivo e, assim como o ácido sulfúrico, é necessário cuidado para manuseá- lo.
Em caso de ingestão pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.

A inalação da substância provoca irritação se a exposição não for prolongada. Se a exposição for prolongada, pode causar a morte.

Em contacto com a pele, os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.

Em caso de contacto com os olhos pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva. Bibliografia: Ana Amaro e Teresa Raimundo, Química Ensino Profissional Nível 3, Areal Editores. Uma base é qualquer substância que em solução aquosa produz iões OH-. As bases possuem baixas concentrações de iões H+ sendo consideradas base as soluções que têm, a 25 °C, pH acima de 7.
Possuem sabor amargo, são escorregadias ao tacto e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Propriedade das Bases Uma substância neutra é uma substância com pH igual a 7, como por exemplo a água pura. Trabalho realizado por:
Alexandre
Duarte
João Escola Secundária Emídio Navarro Professora Virgínia Mousaco
Full transcript