Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

HONDURAS

No description
by

Mariana Resende

on 7 May 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of HONDURAS

Pintura
"Me marché con el puño cerrado. . . Vuelvo con la mano abierta"
(“Fui embora com o punho fechado... Voltei com as mãos abertas.”)

Artes e artistas
Vestimentas
Entre os diretores de cinema, Sami Kafati, foi o autor do primeiro filme de Honduras. Outros filmes que fizeram sucesso nos pais e foram ganhadores de alguns prêmios internacionais são:
“Anita la cazadora de Insectos”
“Almas de la medianoche”
Um filme famoso no país é “Patrimônios da Humanidade”, que conta a história das civilizações incas e maias que ali habitavam até seu desaparecimento.
Um documentário famoso que fala também sobre o golpe de Honduras é “Quem tem medo? Um golpe em Honduras”

Outro pintor famoso por retratar as paisagens de seu país com traços influenciados pela Espanha é Jose Antonio Velasquez. Nas imagens acima vemos a Villa de San Antonio de Oriente, que é uma cidade de Honduras que se tornou sua maior inspiração artística. Ela fica localizada 30 km da capital, Tegucigalpa.
Por volta de 1892 a população de Honduras usava roupas muito coloridas extravagantes e cheias de bordados. As mulheres usavam sempre vestidos longos com mangas bufantes, diversos colares, maquiagens cheias de cor. Os homens usavam chapéus, lembravam muito caubóis, calças pretas e blusas brancas, mas sempre usavam acessórios coloridos (ex: cintos, chapéus etc), sempre usavam sandálias. Essas eram as roupas usadas em festas.
Ainda hoje para ocasiões especiais os hondurenhos se vestem com tecidos de seda e desenhos maias bem extravagantes. Vestidos de seda ou algodão com desenhos coloridos são comuns entre as mulheres.
Os tecidos são sempre leves por conta do calor excessivo que costuma fazer.
L 1.25
Martes, Marzo 25, 2014
Vol XCIII, No. 311
Arquitetura
Mitos e crenças
Cultura Maia e influências
Honduras, localizado na América Central, foi ocupado pela civilização Maia e, depois, colonizada pelos espanhóis.
Muito da arquitetura Maia continua presente hoje tombado como patrimônio histórico pela Unesco, como pirâmides e templos enormes feitos em pedra para cultuar os deuses. A construção desses monumentos só foi possível por conta do alto desenvolvimento matemático e geométrico dos maias.
Os espanhóis tomaram a região por volta de 1510, porém, como Honduras foi apenas uma colônia de exploração, a maior mudança na arquitetura foram as construções de igrejas pelas missões jesuíticas.
Hoje em dia, Honduras é o país mais pobre da América Central, portanto sua arquitetura na maioria do país é precária e bem simples, principalmente nas fazendas agrícolas.
Antigamente, na região da América Central, habitavam os povos Maia, Asteca e Inca. Na região das Honduras se fixaram os Maias.
Essa civilização tinha uma relação forte com sacrifícios como meio de comunicação com os vários deuses, sendo muito importantes os da fertilidade.
Em relatos encontrados, puderam se encontrar escritos sobre os gêmeos (Hunaphu e Xbalanque) heróis que se aventuraram contra as forças maiores e acabaram por virar o Sol e a Lua, assim os primeiros mitos da Criação do Universo, entre outros.

HONDURAS
Giulia Prando nº11

Isabella Broggio nº15
Izabela Lopes nº16
Jéssica Sousa nº18
Karen Malzoni nº20
Mariana Resende nº23

2º EM Colégio Notre Dame
"Libre, Soberana e Independiente"
Ruínas de Copan
Demonstração da figura humana e uma paisagem retratada por Carlos Garay, famoso pintor do século XX, fortemente influenciado pela Espanha. Utilizava um realismo festivo, com varias cores. Ele pintou várias paisagens e se baseava no impressionismo, usava pincéis grossos e até escovas, para dar uns toques diferentes.
Paisagem de Carlos Garay
Pintura de Jose Antonio Velasquez
Literatura
Rafael Heliodoro Valle
O nome mais famoso da literatura hondurenha é Rafael Heliodor Valle, historiador, poeta e jornalista que escreveu mais de 30 livros clássicos importantes para toda a América Central e México.
O primeiro grande destaque desta área foi José Cecilio del Valle, “polígrafo de conhecimentos enciclopédicos” que dedicou sua vida a unificação da América Central, o segundo grande escritor foi quem introduziu a poesia romântica em Honduras, Manuel Molina Vigil era tradicionalista e juntamente com Luis Andrés Zúñiga criaram fabulas que até hoje são adaptadas para livros infantis.
Juan Ramón Molina é o responsável pelas poesias do período modernista, e é conhecido até hoje como o maior poeta hondurenho, que idolatrava Rubén Darío, tendo uma grande influenciação (poeta nicaraguense, iniciador e representante do Modernismo literário espanholmes) suas poesias são divididas em três volumes: Tierra, mares y cielos (1911), ideia do também modernista, Froilán Turcios.

Miss Honduras no desfile de Miss Universo usando traje típico


• Pré-Colombiana: ligada aos cultos à natureza, politeístas, culturas teocrática, esta última característica era dirigida por um sacerdote que controlava o calendário e os ritos.
Maia:
- Crença em vários deuses da natureza e por eles a vida era dirigida, mas também acreditavam em um deus criador do mundo, chamado Hunab.
- Sacerdotes para cada função, como regentes de cerimônias, recebimento de tributos, adivinhos, os que faziam os sacrifícios, os que estudavam astronomia entre outros.

•Colonização: monoteístas, catequização dos nativos que sobraram, influência totalmente dos colonizadores, introdução das religiões cristãs.
A grande e principal religião cristã foi a católica que veio com os espanhóis e com a catequização vieram os costumes católicos e esta religião foi crescendo dentro deste país, hoje em dia Honduras é um país com uma liberdade religiosa, mas a predominante ainda é a católica, mesmo tendo igrejas protestantes.

sacrifícios Maias
Hunaphu e Xbalanque
C
i
n
e
m
a
M
ú
s
i
c
a
As principais danças folclóricas do país são: "El Baile del Garrobo", "Cachazas con Leche”.
Os estilos musicais mais ouvidos atualmente são o jazz, o rock e a música latina como o merengue, a música de maior sucesso da modernidade é a "La Tusa" (que está tocando agora).
Os artistas/bandas mais consagrados de todos os tempos são: Camilo Corea, Alta Mar, Delirium, Rafael Coello, Victor Donaire e Banda blanca.

Anita la cazadora de insectos
Integración Casa Nova (interpretes de La Tusa)
História
Cidade de Copán
Campo Palmital
Praia Roatán
Geografia
Baleadas
Para obter a energia para um dia inteiro de trabalho, os hondurenhos procuram se alimentar muito bem na parte da manhã. Assim surgiram as baleadas que são tortilhas de farinha recheadas com uma pasta de feijão e vários outros condimentos.

Misture todos os ingredientes, e amasse até obter uma massa lisa e maleável.
Separe a massa em bolinhas do mesmo tamanho e deixe descansar por 30 minutos.
Depois abra as bolinhas até formar um círculo fino.
Coloque cada um em um frigideira quente, e deixe formar manchinhas marrom. Repita do outro lado.
Para manter as tortillas frescas, embrulhe-as em um pano de prato limpo.

1/2 xícara de água ou leite
30 gramas de margarina ou margarina vegetal
1 colher de chá de fermento
2 xícaras de farinha (ou até desgrudar das mãos)
Sal a gosto

Tortillas de Harina
2 xícaras de feijão preto ou vermelho cozido (com pouco caldo)
1 cebola picada
4 dentes de alho
Sal e pimenta do reino a gosto

Frijoles Refritos
Amasse o feijão até obter uma pasta.
Acrescente os demais ingredientes e misture bem.
Prove o sal, se quiser pode adicionar um envelope de tempero pronto.
Deixe secar um pouco o caldo até obter uma pasta de consistência média.
Biologia
Localização geográfica e Mapas
Honduras é um país da América Central, que faz fronteira a sul com Nicarágua, Golfo de Fonseca e El Salvador, a oeste encontra-se a Guatemala e por fim ao norte e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde faz fronteira marítima com o território colombiano). Sua capital é Tegucigalpa.
Acidentes Geográficos
Honduras pode ser dividida em quatro regiões geográficas: as planícies orientais e encostas das montanhas orientais, o litoral norte, planícies aluviais e em serras litorâneas, as terras elevadas do interior, as planícies do Pacífico e baixas encostas das montanhas. Elas têm áreas planas situadas na costa e nos vales dos rios que percorrem o país.
É o país da América Central que mais tem montanhas, além de ser formado por uma depressão no sentido norte-sul. As cadeias do leste e do oeste são as serras de Pija, de Yoro e de Paya, e essas atingem uma altitude de 2.700 metros e se prolongam ao sul com uma quantidade maciça de vulcões.
Nas montanhas, há vales e bacias interiores que se encontram entre 600 e 1.500m de altitude. O litoral norte é baixo e pantanoso e está parcialmente drenado. O litoral do Pacífico juntamente com as baixas encostas possuem solos férteis de origem aluvial e outros solos derivados da decomposição de rochas vulcânicas, localizadas junto ao golfo de Fonseca.

População Absoluta e Indicadores Sociais
Honduras fica situada na América Central. Sua população é de 8,1 milhões de habitantes; 84% são alfabetizados e possui expectativa de via de 73,4 anos.
No ranking do IDH de 2012 o país se posicionou em 120º lugar.

Organização Política
Honduras permaneceu sob o domínio espanhol de 1539 até 1821, quando se anexou ao México, mas, em 1840 proclamou a república tornando-se, assim, um país independente.
Essa república durou até junho de 2009, quando um grupo extremista de esquerda, aliado com o exército hondurenho, aplicou um golpe militar que destituiu o presidente eleito Manuel Zalaya, instalando a ditadura no país. Mas, em novembro deste mesmo ano, os militares foram tirados do poder, instalando uma república unitária, que está em vigor até hoje.

Economia
Moeda: Lempira
PIB: por volta de 36 bilhões (2011)
Por ser um país de clima essencialmente tropical, prevalece na economia o setor primário. A agricultura é focada na plantação de café, banana e criação de camarão, produtos que são exportados e geram grande parte da renda do país.
Este setor também é o que emprega a maior parte da população hondurenha.
Possui problemas sérios de diferença social e economia em geral é uma das piores na América Latina.
Ocorreu ainda o golpe que, em 2009, exilou o presidente Manuel Zelaya deixando o país em estado crítico. Entretanto dizem que a crise está com os dias contados após a recente eleição presidencial.

Elementos Heráldicos
Bandeira:
As três faixas horizontais são mostrar a localização geográfica do país, o branco é a representação duma faixa de terra e as azuis o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe. A cor branca também significa a paz e prosperidade e as estrelas colocadas nesta faixa são cinco com cinco pontas, elas formam uma cruz de Santo André. A forma feita pelas estrelas é um jeito de lembrar as pessoas os cinco países que formaram as Províncias Unidas da América Central e que muitos acreditam que possam formar novamente.
O brasão de armas de Honduras foi aceito em 1825 pelo Dionisio de Herrera, que como chefe de Estado decretou a criação de um escudo nacional, Até a sua independência, assim como as outras colônias espanholas, Honduras usava o escudo da armas dos reis da Espanha, porque não existia brasão nacional até 1868. Mas este escudo criado foi modificado em 1935 e criado o brasão, este tem uma semelhança com o brasão de armas da Guatemala.
O brasão de armas de Honduras contém símbolos que fazem parte da história do país. Na parte superior há um conjunto de flechas que simboliza a população indígena do país e duas cornucópias (“chifres da abundância”) possuem flores e furtos. Já na parte central, na forma oval, aparecem embaixo do céu-azul e sobre as águas do mar, uma pirâmide e duas torres onde a ligação entre elas é o arco-íris. Abaixo deste último está um sol nascente e um vulcão, no círculo central está à frase: “República de Honduras, Libre, Soberana e Independiente. 15 de Septiembre 1821”, significa República de Honduras, Livre, Soberana e Independente. Na parte superior há algumas árvores de pinheiros e carvalhos, as ferramentas de mineiros e as minas onde se explorou o ouro e a prata.

Brasão de Armas:
Doping X altitude
Substâncias
oxilofrina
Química
A ave de rapina hondurenha, popularmente conhecida por Cacau, está sofrendo sério risco de extinção. Cientistas norte-americanos se juntaram aos locais para descobrir a causa do desaparecimento dos pássaros que ainda é desconhecida.
Os ambientalistas montaram grupos próximos aos locais onde ainda há dessas aves, para que possam salvar a espécie.

Em Honduras o que predomina é a agricultura, mas um porcentual de 26,7 do PIB é do setor industrial. Este setor é composto de por pequenas indústrias alimentícias, têxteis, químicas, madeireira, de papel, calçados, cimento, borracha e móveis;
As indústrias são com tecnologia de nível médio;

São explorados elementos como o zinco e o chumbo, também há exploração de minério de ferro, carvão, cobre, e antimónio, porém são menos explorados;

A riqueza natural do país é a hidroeletricidade;

As indústrias que produzem para exportar são: cimento, algodão, açúcar e derivados da madeira.

Projeto

Copa

2014

Lionel Messi precisou de oxigênio durante jogo em La Paz
eritropoietina (EPO)
O que é?
Simone Alves da Silva
Exame antidoping
Punições
Reações no organismo
Como evitar?
Referências bibliográficas
Geografia:



História:


Química:



Biologia:

http://www.voyagesphotosmanu.com/economia_do_honduras.html
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Honduras
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Economia_das_Honduras
http://www.coladaweb.com/geografia/paises/honduras
http://infosurhoy.com/pt/articles/saii/features/economy/2012/10/16/feature-02?change_locale=true
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2013/06/10/grupo-acha-aves-em-risco-de-extincao-em-bosque-de-honduras.htm

Em meados de 1950 se desenvolveu a indústria, favorecendo alguns estabelecimentos e atrair mercados estrangeiros;

Empresa hondurenha de produtos de limpeza
http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Brasao-de-armas-das-Honduras
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/honduras/bandeira-de-honduras.php
http://www.voyagesphotosmanu.com/economia_do_honduras.html
http://www.suapesquisa.com/paises/honduras/
http://geografiaopinativa.blogspot.com.br/2013/11/a-economia-de-honduras.html
http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Republica-unitaria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_militar_em_Honduras_em_2009
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/honduras/honduras-3.php
http://marlivieira.blogspot.com.br/2009/07/republica-de-honduras.html
http://marlivieira.blogspot.com.br/2009/07/honduras-golpe-de-estado-de-2009.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rea%C3%A7%C3%A3o_internacional_ao_golpe_militar_em_Honduras_em_2009


http://www.educacional.com.br/reportagens/doping/oquee.asp
http://www.infoescola.com/esportes/exames-antidoping/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-o-exame-antidoping
http://www.unoeste.br/site/destaques/outros_destaques/documentos/Artigo_fisiologista_fala_sobre_doping.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86921999000500007
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj0805200706.htm

http://www.sosestudante.com
http://www.mitologia.templodeapolo.net
http://www.honduras.com/honduras-arts-culture/
http://www.enag.gob.hn/
http://www.ehow.com.br/roupa-hondurenhos-vestem-fatos_205980/
http://rotasturisticas.pt/receita_de_pratos_tipicos_baleada_honduras_554.html

Tu bandera es un lampo de cielo

Tu bandera es un lampo de cielo
Por un bloque, de nieve cruzado;
Y se ven en su fondo sagrado
Cinco estrellas de pálido azul;
En tu emblema que mar rumoroso
Con sus ondas bravías escuda,
De un volcán, tras la cima desnuda
Hay un astro, de nítida luz.

India virgen y hermosa dormías
De tus mares al canto sonoro,
Cuando echada en tus cuencas de oro
El audaz navegante te halló;
Y al mirar tu belleza extasiado
Al influjo ideal de tu encanto,
La orla azul de tu espléndido manto
Con su beso de amor consagró.

De un país donde el sol se levanta,
Mas allá del Atlante azulado,
Aquel hombre que te había soñado
Y en tu busca a la mar se lanzó.
Cuando erguiste la pálida frente,
En la viva ansiedad de tu anhelo,
Bajo el dombo gentil de tu cielo
Ya flotaba un extraño pendón.


Era inutil que el indio tu amado
Se aprestara a la lucha con ira,
Porque envuelto en su sangre Lempira,
En la noche profunda se hundió;
Y de la épica hazaña, en memoria,
La leyenda tan sólo ha guardado
De un sepulcro el lugar ignorado
Y el severo perfil de un peñón.

Por tres siglos tus hijos oyeron
El mandato imperioso del amo;
Por tres siglos tu inútil reclamo
En la atmosfera azul se perdió;
Pero un día gloria tu oído
Percibió, poderoso y distante,
Que allá lejos, por sobre el Atlante,
Indignado rugía un León.

Era Francia, la libre, la heroica,
Que en su sueño de siglos dormida
Despertaba iracunda a la vida
Al reclamo viril de Dantón:
Era Francia, que enviaba a la muerte
La cabeza del Rey consagrado,
Y que alzaba soberbia a su lado,
El Altar de la Diosa razón.

Tú también, ¡oh mi patria!, te alzaste
De tu sueño servil y profundo;
Tú también enseñastes al mundo
Destrozado el infame eslabón.
Y en tu suelo bendito, tras la alta
Cabellera del monte salvaje,
Como un ave de negro plumaje,
La colonia fugaz se perdió

Por guardar ese emblema divino,
Marcharemos Oh Patria a la muerte,
Generosa será nuestra suerte,
Si morimos pensando en tu amor.
Defendiendo tu santa bandera
Y en tus pliegues gloriosos cubiertos,
Serán muchos, Oh Honduras tus muertos,
Pero todos caerán con honor.


Hino Nacional
Tua bandeira é um lampo de céu
por um bloco de neve cruzado;
e vêem-se em seu fundo sagrado
cinco estrelas de pálido azul;
em teu emblema, que um mar rumoroso
com suas ondas bravas escuda,
de um vulcão, depois da cume nua
há um astro de nítida luz.

Índia virgen e formosa dormias
de teus mares ao canto sonoro,
quando jogada em teus cuencas de ouro
o audaz navegante te achou;
e ao olhar tua beleza extasiado,
ao influjo ideal de teu encanto,
a orla azul de tua espléndido manto
com seu beijo de amor consagrou.

De um país onde o sol se levanta,
para além do atlante azulado,
aquele homem te tinha sonhado
e em teu procura ao mar se lançou.
Quando erguiste a pálida frente,
na viva ansiedade de teu anseio,
baixo o dombo gentil de teu céu
já flutuava um estranho pendón.


Era inútil que o índio teu amado,
se aprestara à luta com ira,
porque envolvido em seu sangue Lempira
na noite profunda se afundou;
e da épica façanha, em memória,
a lenda tão só tem guardado
de um sepulcro o lugar ignorado
e o severo perfil de um peñón.

Por três séculos teus filhos ouviram
o mandato imperioso do amo;
por três séculos teu inútil reclamo
na atmosfera azul perdeu-se;
mas em um dia glória teu ouvido
percebeu, poderoso e distante
que lá longe, por sobre o atlante
indignado rugia um leão.

Era a França, a livre, a heroica,
que em seu sonho de séculos dormida
acordava iracunda à vida
ao reclamo viril de Dantón;
era a França que enviava à morte
a cabeça do rei consagrado
e que alçava, soberbia a seu lado
o altar da Deusa razão.


Tu também Oh minha pátria! Alçaste-te
de teu sonho servil e profundo;
tu também ensinaste ao mundo
destroçado o infame elo.
E em teu solo bendito, depois da alta
cabeleira de monte selvagem
como uma ave de negro plumaje
a colônia fugaz se perdeu.

Por guardar esse emblema divino
marcharemos Oh pátria! À morte;
generosa será nossa sorte
se morremos pensando em teu amor.
Defendendo tua santa bandeira,
e em tuas pliegues gloriosos cobertos,
serão muitos, Honduras, teus mortos,
mas todos cairão com honra.
Full transcript