Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Intolerância Religiosa

No description
by

Daniela Medeiros

on 9 December 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Intolerância Religiosa

Etnocentrismo: Intolerância Religiosa
Introdução
Uma das maiores causas de situações etnocêntricas são as diferenças entre as religiões existentes no mundo. O facto de se acreditar em ideologias diferentes, faz com que os indivíduos julguem as crenças dos outros como inferiores às suas, levando, por vezes, a conflitos religiosos violentos.
Intolerância Religiosa
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões, que em casos extremos pode levar à perseguição de um determinado grupo religioso.
Cristianismo
- Os oficiais de justiça da Alemanha registraram 414 crimes com motivação religiosa, 18 dos quais envolveram violência;

- Na Hungria, a Santa Sé registrou dez casos de danos à propriedades de igrejas; 89 casos de profanação de igrejas, incluindo sete roubos à propriedades de igrejas;

- A polícia Sueca registrou 258 crimes de ódio com motivação religiosa, dos quais 200 foram contra Cristãos;

- No Reino Unido, oficias da Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte registraram 1543 crimes de ódio com motivação religiosa. Na Escócia, 687 casos foram processados.
Em 2012:
Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor.
Os seguidores do cristianismo, são os cristãos, que acreditam que Jesus seja o Messias dos céus, que morreu e ressuscitou pelos homens que voltará para julgar todos os seres humanos, vivos e mortos, e conceder a imortalidade aos seus seguidores.
Exemplos de conflitos religiosos:
Cristãos no Irão condenados a 80 chicotadas por beberem vinho da comunhão
Mais de 300 cristãos foram condenados por crimes contra a segurança nacional em conexão com as atividades da igreja, como a organização de oração grupos, proselitismo e participando de seminários cristãos no exterior.
Islamismo
A religião muçulmana é monoteísta, ou seja, tem apenas um Deus, Alá, e foi criada pelo profeta Maomé. A doutrina muçulmana encontra-se no livro sagrado, o Alcorão ou Corão e foi fundada na região da atual Arábia Saudita.
O mundo está dividido em duas partes:
Dar Al-Islam ( Terra mulçumana)
Dar Al-Harb ( Terra não mulçumana)

Exemplos de conflitos religiosos:
Conflito israelo-palestino
O confronto entre palestinos e israelitas dá-se em torno da soberania e do poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto os muçulmanos como os judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados.
Hinduísmo
Hinduísmo é uma religião politeísta formada por uma união de crenças e de tradições étnicas. Defende que temos muitas vidas diferentes, e que nós aprendemos lições espirituais através da nossa experiência na terra, e a existência de encarnações anteriores.
Acreditam em Karma, que é um sistema em que cada ação feita aqui na terra será refletida, de alguma forma, no nosso futuro. Ao cometer um ato bom ou mau, não há resultado no presente, mas no futuro esses atos vão-se refletir em coisas boas ou más.
Exemplos de conflitos religiosos:
Ataque ao Templo de Akshardham
Em 2002, dois atiradores terroristas invadiram o templo de Akshardham, no oeste da Índia, onde 33 pessoas foram mortas, incluindo três guardas, e mais de 70 foram feridas.

Conclusão
Dentro do conceito de Etnocentrismo, a intolerância religiosa descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros por parte de uma sociedade. Isto pode resultar em perseguição religiosa, sendo que a maioria dos grupos religiosos já passou ou está a passar, presentemente, por tal situação.
crítica religiosa intolerância religiosa
Full transcript