Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

No description
by

Jessyca Cavalcante

on 5 December 2017

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
Centro de Ciências da Saúde
Graduação em Nutrição

ACADÊMICAS: AMANDA KELLY BARBOSA BITTENCOURT
JESSYCA DAYANE CAVALCANTE MOREIRA

ORIENTADORA: MARTA ROCHA MOREIRA


Em 1963 foi criado a Codex Alimentarius um programa conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o qual declarou normas que serviam para solução de disputas sobre segurança na área alimentícia.
O instrumento de coleta de dados e a metodologia que foi utilizada foram fotografias analisadas por meio de formulário estruturado, tipo lista de verificação, sendo dicotômicas no Brasil e em Portugal.
Metodologia analítica
LISTA DE VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE SEGUNDO A LESGISLAÇÃO DE ALERGENICOS
MÉTODOS
Amostragem

Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, de caráter descritivo, no qual a busca de informações foi direcionada em supermercados, no Brasil, na cidade de Fortaleza, capital do Ceará e na cidade de Lisboa, em Portugal.

Os dados foram coletados em julho a outubro de 2017, através da lista de verificação baseado na Resolução brasileira n° 26/15 e Regulamento Europeu n. 1169/2011 elaborado pelas pesquisadoras, analisado em três grandes supermercados.

Foram analisados produtos de panificação de marcas diversas, 75 rótulos do Brasil e 75 rótulos de Portugal. Os produtos foram: biscoito caseiro, bolo caseiro, pão branco, pão integral e torradas. Para cada categoria de alimento foram analisados 5 marcas, totalizando um estudo composto de 150 rótulos.
Os critérios de inclusão foram o atendimento às declarações obrigatórias dos critérios para avaliação dos rótulos de alergênicos dos alimentos comercializados em Brasil e Portugal seguindo a legalidade exigida em cada país, os supermercados que comercializarem produtos de panificação, sendo três em cada cidade, produtos escolhidos por conveniência das pesquisadoras e supermercados que aceitarem ser alvo dessa pesquisa.

Os critérios de exclusão foram alimentos embalados preparados ou fracionados em serviços de alimentação e comercializados no próprio estabelecimento, alimentos embalados nos pontos de venda a pedido do consumidor e comercializados sem embalagens, rótulos que não se enquadrem a língua portuguesa e alimentos para fins especiais, diet, light e suplementos para atletas.
Resultados e Discussão
Dentre os setenta e cinco produtos analisados no setor de panificação nos supermercados, foi possível verificar que o Brasil obteve maior conformidade nos rótulos analisados, como podemos observar no Gráfico 1 e 2, onde a partir dos critérios de análises (produtos A, B e C) pode ser observado os rótulos por categoria geral o país Brasil está mais produtos em conformidade do que os portugueses.

Na categoria do pão branco foi o produto que obteve o maior percentual de conformidades, tanto no Brasil (83%) como em Portugal (81%). Já o biscoito caseiro, segundo análises, foi o produto com maior percentual de não conformidades no Brasil (74%) e em Portugal (49%).


Gráfico 1 – Avaliação de acordo com os critérios de análise da conformidade dos rótulos de produtos de panificação comercializados no Brasil e Portugal
AVALIAÇÃO DO ALERTA DE ALERGÊNICOS NOS RÓTULOS DE PRODUTOS DE PANIFICAÇÃO
FRENTE À LEGISLAÇÃO DE ALERGÊNICOS NO BRASIL E EM PORTUGAL
Full transcript