Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

BVD - Budismo na Vida Diária

No description
by

Alexandre Murayama

on 15 May 2016

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of BVD - Budismo na Vida Diária

No oitavo volume de Grande Concentração e Discernimento [do grande mestre Tiantai] e no oitavo volume da obra [do grande mestre Miaole] Anotações sobre “Grande Concentração e Discernimento”, diz, “quanto mais forte a fé da pessoa, maior a proteção dos deuses”.
Frase do escrito
Acreditar sinceramente que está no caminho correto e que independentemente das circunstâncias adversas a vitória está garantida é o diferencial de uma pessoa de fé inabalável.
Budismo na Vida Diária
Gosho a ser estudado no BVD de maio

Com base na matéria publicada na revista Terceira Civilização, ed. 556, dez. 2014
O General Tigre de Pedra
Isso significa que a proteção dos deuses depende da força da fé da pessoa. O Sutra do Lótus é uma excelente espada, mas seu poder depende de quem a empunha.
(END, v. III, p. 216)
O escrito O General Tigre de Pedra foi redigido no 22º dia do décimo mês de 1278, e enviado a Shijo Kingo, em Kamakura, por Nichiren Daishonin, que se encontrava no Monte Minobu.

No ano anterior, em 1277, seca prolongada e epidemias ocasionaram falta de alimentos, Daishonin se encontrava doente desde o fim do ano.
Fundo de cena
Além disso, Shijo Kingo teve uma mudança dramática em suas circunstâncias devido a falsas acusações podendo até perder seu feudo.

Seguindo o conselho de Daishonin, Shijo Kingo continuou a servir fielmente ao senhor feudal, Ema, que reconheceu sua sinceridade e o presenteou com três novos feudos.
Isso estimulou a inveja dos rivais, colocando-o em perigo.
BVD - Budismo na Vida Diária
Maio/2016 - Acessível em Libras

Foi nesse contexto que Shijo Kingo enviou uma carta e oferecimentos para Daishonin no Monte Minobu.

O General Tigre de Pedra é uma resposta à sincera carta de Shijo Kingo na qual Daishonin expõe sua profunda gratidão por tantos preciosos oferecimentos tais como alimentos, roupas e remédios.
Texto 1: Forte fé é a chave para a vitória
“A proteção dos deuses depende da fé da pessoa”, Daishonin diz para Shijo Kingo nessa carta O General Tigre de Pedra.

Quanto mais forte nossa fé, mais forte será a proteção das divindades celestiais. O presidente Ikeda declara:

“Quanto mais forte a nossa fé, maior será a proteção das funções protetoras. No Gohonzon estão contidos os poderes do Buda e da Lei. E os benefícios desses poderes são extraídos por meio da nossa fé e da nossa prática, isto é, dos poderes da fé e da prática.
Entretanto, existem pessoas que praticam, mas no fundo duvidam que seus objetivos sejam concretizados. Uma vez que oram com dúvidas, naturalmente nada se torna possível. O fator principal para produzir os benefícios é a inabalável fé no Gohonzon, além da gratidão, sinceridade e determinação.

Diante do poder benéfico do Gohonzon, seus pedidos são ainda pequenos. Por isso, empenhe-se ainda mais na prática da fé e desfrute grandes benefícios (BS, ed. 1.706, 5 jul. 2003, p. A3).
Essa forte fé é a chave para a vitória. A nossa decisão por meio de ações práticas faz manifestar a proteção das divindades celestiais. A fé é esse esforço diário para nossa revolução humana, sem sermos derrotados por nada.

“Com o constante esforço na prática budista, cultivando uma força interior dia após dia, desenvolveremos a poderosa convicção da fé que nos permite desafiar qualquer dificuldade.”

(Terceira Civilização, ed. 556, dez. 2014, p. 57).
Texto 2: Extraindo ao máximo o poder
do Sutra do Lótus
Em O General Tigre de Pedra, Daishonin aconselhou Kingo sobre a segurança do seu futuro, e enfatizou que fortalecer a fé e a determinação são de vital importância. Assim, como Daishonin escreveu, a proteção das divindades celestiais “depende da força da fé da pessoa”.

Daishonin ensina: “O que importa é o coração”. Não é exagero dizer que a vitória ou a derrota na vida depende se seu coração e sua determinação, são firmes e fortes.
“Tesouro do coração” é algo que acumulamos lentamente ao longo do tempo. Nossos esforços constantes para polir a vida e fortalecer a fé e a determinação são os meios pelos quais construímos um inabalável estado de vida.

A fé reside na contínua revolução humana. O objetivo da prática budista é atingir nosso pleno potencial como ser humano. É por isso que Daishonin incentivou seu fiel discípulo Shijo Kingo a viver como uma pessoa de “sabedoria da Lei Mística” e ser um modelo para outros discípulos.

Além disso, ele o instruiu a superar os problemas por meio da prática budista.
O presidente Ikeda afirma: Os senhores abraçam a Lei com absoluta vitória. Os senhores possuem a espada afiada da Lei Mística. Espero que usem essa afiada espada para cortar todos os obstáculos e as forças malignas, para cortar a infelicidade de forma que cada um, sem exceção, possa dizer com orgulho e alegria, “minha vida foi a melhor. Foi maravilhosa” (BS, ed. 1.246, 16 out. 1993, p. 6).

A vitória final na vida é alcançada por meio da continuidade na fé. Também é igualmente importante enfrentar seus problemas imediatos e desafios com total sinceridade e empenho, para vencer no momento presente.
Dessa maneira, vencerão todos eles, um a um, e expandirão a sua condição de vida. Todas as atividades em prol do kosen-rufu são para a sua própria felicidade e vitória na vida. Quanto mais esforços realizarem, mais benefícios e boa sorte acumularão.

O que importa é o que estão fazendo neste exato momento. O tempo não esperará por vocês. A hora de agir é agora.

(BS, ed. 2.315, 12 mar. 2016, p. D7).
A importância da forte fé e da progação do Sutra do Lótus
Utilizar o poder do Sutra do Lótus, convocando a proteção dos deuses, significa manifestar forte fé e propagá-la, despertando em cada pessoa a sua mais elevada condição de vida, o estado de buda. Isso faz surgir em nosso coração a coragem e a benevolência, transformando tudo em uma fé inabalável, capaz de suportar e transformar qualquer circunstância. Essa ação é o treinamento mais eficaz que nos torna hábeis em manejar, de forma extraordinária, a poderosa espada do Sutra do Lótus.
Essa oração deve se transformar em ação concreta de transmitir mesmo que uma única frase sobre a grandiosidade da Lei do Nam-myoho-renge-kyo com toda a convicção.

Com essa forte fé, podemos convocar a proteção dos deuses.
Obrigado !!!
Full transcript