Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

O ENSINO DE MÚSICA A DISTÂNCIA NO PROJETO MULHERES MIL DO IN

No description
by

Elias do Nascimento Melo Filho

on 29 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O ENSINO DE MÚSICA A DISTÂNCIA NO PROJETO MULHERES MIL DO IN

O IFB Campus Taguatinga Centro
O Campus Taguatinga Centro do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi criado em 2011. O prédio original da unidade está localizado no centro de Taguatinga – região com o comércio mais ativo do DF – na quadra C 12, lotes 1 e 2, atrás do prédio do Banco do Brasil da Avenida Comercial Sul. Atualmente esse espaço está em reforma e o Campus Taguatinga Centro funciona, provisoriamente, no Pistão Sul, QSD Área Especial 1, Lote 04, 1º andar, Edifício Spazio Duo (mesmo prédio da Receita Federal).
A unidade oferece o curso Técnico em Comércio, pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inglês e Espanhol, Licenciatura em Letras com habilitação em Espanhol e cursos técnicos na modalidade de Educação à Distância (EAD). específicos e exclusivos para servidores do Governo do Distrito Federal (GDF).

O IFB
O ENSINO DE MÚSICA A DISTÂNCIA NO PROJETO MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - CAMPUS TAGUATINGA CENTRO

O Instituto Federal de Brasília foi criado em dezembro de 2008, por meio da lei nº 11.892, passando a compor a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, existente em todo o Brasil.
O Instituto Federal de Brasília é uma instituição pública que oferece Educação Profissional gratuita, na forma de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores (FIC), educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação, articulados a projetos de pesquisa e extensão.
A EJA e a EaD
O parecer CNE/CEB/11/2000 destaca a Educação de Jovens e Adultos como uma promessa de desenvolvimento para todas as pessoas, de todas as idades. Segundo este a EJA possibilitará a adolescentes, jovens, adultos e idosos atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas regiões do trabalho e da cultura.
A utilização da EAD como forma de continuidade do processo de socialização e escolarização dos sujeitos da EJA, é uma possibilidade que surge na medida em que entidades governamentais têm oferecido condições técnicas para o acesso ao computador e internet, para uma parcela crescente da população brasileira que estava fora da sociedade da informação.
Objetivos
EaD na Educação
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação as possibilidade de estudar a distância abre-se em dois casos: Complementação da aprendizagem e situações emergenciais
Público-Alvo
Destina-se a Mulheres a partir dos 16 anos; Mulheres chefe de família; Mulheres em situação de extrema pobreza; Mulheres cadastradas ou em processo de cadastramento no Cad Único.
O Programa Mulheres Mil
O objetivo do programa é qualificar profissionalmente mulheres em situação de pobreza a fim de ampliar suas possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. Assim, desde 2011 o IFB tem implementando esse programa em diversos campi. No Campus Taguatinga Centro esse programa se tornou o centro de referência ofertando diversos cursos, tendo como destaque a alfabetização de estudantes residentes na Estrutural.
Em 2014, o Programa Mulheres Mil foi integrado ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), passando a ofertar cursos com viés de turmas exclusivas com uma formação educacional e profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da articulação com a rede social Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

ELIAS FILHO
GABRIELA BARBIE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Geral
Específicos
• Apresentar inovações educativas na área da Música e condizentes aos seus cursos;
• Estimular o desenvolvimento da habilidade musical criativa e de interação;
• Desenvolver a interação tecnológica por meio da aprendizagem computacional;
• Ambientar a realidade de Ensino a Distância no contexto artístico e cultural.

Realizar com as alunas do Projeto Mulheres Mil através da modalidade de Ensino a Distância de forma intuitiva e interativa o aprendizado de conceitos musicais utilizando ferramentas tecnológicas.
Apresentação do Projeto Musical
Perguntaremos as alunas como chegaram até determinado ponto de realizar o curso que escolheram e perguntar qual o estilo musical que mais gostam.
Após a atividade, apresentaremos todo o processo de como será realizada as atividades de forma virtual, na modalidade de Educação a Distância. Neste mesmo dia, questionaremos o uso da rede social na Educação e iremos propor de início a ideia de criação de um Grupo na rede social Facebook.

O Facebook pode ser explorado como ferramenta pedagógica importante, principalmente na promoção da colaboração no processo educativo, e ainda, permite a construção crítica e reflexiva de informação e conhecimento (FERNANDES, 2011).

Ritmos Brasileiros
Frevo
no qual trata-se de uma marcha de ritmo sincopado, obsedante, violento e frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver.
E foi dessa ideia de fervura que surgiu o
Forró
. Esse ritmo era em sua origem um baile animado por vários gêneros musicais, como o baião, o xote, e o xaxado.
O
Choro
pode ser considerado uma herança da Polca. Posteriormente "abrasileirado", passa a ser uma espécie de "primo"distante do samba, recebendo inclusive o pandeiro como forma de ligação com o ritmo.

Maracatu
, um ritmo quente, que do nordeste do Brasil ganhou o mundo, pela beleza de suas antigas nações.
Samba
, um dos ritmos mais famosos do Brasil. É originário da mistura de várias heranças.
Notação Musical
Criação Musical
Prática de Conjunto
A prática de Conjunto na Educação Musical, muitas vezes é um momento de reflexão e ambientação de quem está executando música. Este momento será uma troca de experiências e descobertas musicais a partir do que foi realizado nas atividades anteriores.
No momento da atividade iremos realizar a prática musical utilizando a tecnologia e instrumentos musicais reais. A ideia é explorar o que aprenderam sobre Ritmo e Criação Musical. Portanto, é um dos melhores momentos de avaliação das alunas no processo do curso.
Produção Sonora
Apresentação Musical
É a atividade final do curso vinculado ao Mulheres Mil. Normalmente o Instituto Federal de Brasília organiza no último dia de curso alguma atividade cultural para entrega de certificados e etc. Nesse caso, essa atividade está programada neste dia de forma proposital, pois de forma automática as próprias alunas poderão desenvolver o que aprenderam no contexto musical e aplicar na Apresentação Final, como um trabalho final, porém é interesse que seja comitente com o curso de realização do Mulheres Mil.
Cronograma
Descrição de Atividade Dia de Realização Momento do Curso
Apresentação
(Presencial) 01ª dia Primeira Semana
Ritmos Brasileiros
15ª dia Terceira Semana
Notação Musical
30ª dia Quinta Semana
Criação Musical
50ª dia Oitava Semana
Prática de Conjunto
(Presencial) 90ª dia Décima Primeira Semana
Produção sonora
100ª dia Décima Terceira Semana
Apresentação Musical
(Presencial e EaD) 120ª dia Décima Sexta Semana
Full transcript