Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Compostos de Carbono (Álcoois, Aldeídos e Ácidos Carboxilicos)

Compostos de Carbono (Álcoois, Aldeídos e Ácidos Carboxilicos)
by

Catarinaaa Vaaazz

on 6 June 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Compostos de Carbono (Álcoois, Aldeídos e Ácidos Carboxilicos)

Compostos de Carbono Trabalho realizado por:
Ana Oliveira Nº1
Catarina Vaz Nº3
Joana Oliveira Nº11 Álcoois Aldeídos Ácidos Carboxílicos Introdução Neste trabalho pretendemos aprofundar os nossos conhecimentos sobre os compostos de carbono, as várias aplicações na vida quotidiana que podem ter e a sua fórmula de estrutura. Compostos de Carbono São substancias que contem na sua estrutura os elementos carbono, hidrogénio entre outros. Os Álcoois são uma classe de compostos orgânicos que possuem na sua estrutura um ou mais grupos de hidroxilos, -OH, ligados a carbonos saturados. O que são? Podemos classificar os álcoois de acordo com a sua constituição:

Um grupo hidroxilo->monoálcoois (etanol ou álcool etílico)
Dois grupos hidroxilo->diálcoois
Três grupos hidroxilo->triálcoois (glicerina ou glicerol) Estão presentes no álcool etílico, em perfumes, desinfectantes, bebidas alcoólicas, na indústria farmacêutica e em solventes. Aplicações na vida quotidiana Fórmula de Estrutura Os aldeídos são compostos alifáticos (de cadeia aberta) ou aromáticos estruturalmente derivados dos hidrocarbonetos, substituindo, no mesmo carbono, dois átomos de hidrogénio por um átomo de oxigénio. Caracterizam-se, portanto, por conterem um grupo aldeído ou também denominado de carbonilo. O que são? Aplicações na vida quotidiana Os aldeídos são utilizados como produtos intermédios na obtenção de resinas sintéticas, solventes, insecticidas, corantes, perfumes e produtos utilizados no curtimento de peles. Fórmula de estrutura O que são? O ácido carboxílico mais vulgarmente conhecido e utilizado é o ácido acético.Os ácidos carboxílicos (grupo característico -COOH) obtêm-se por oxidação de um álcool, no qual o grupo OH se une a um átomo de carbono situado no extremo da cadeia (carbono terminal).
Formam sais solúveis (carboxilatos) por reação com hidróxido de sódio (NaOH) ou bicarbonato de sódio em solução aquosa. O mais importante de todos eles é o ácido acético. Este é um líquido incolor, de cheiro penetrante, sabor azedo e miscível com a água. É muito corrosivo quando puro e reage com alguns metais, nomeadamente com o magnésio e com o zinco, libertando hidrogénio. Aplicação na vida quotidiana É usado como solvente e reagente na indústria e no laboratório.Além disso, é também usado na alimentação sob a forma de vinagre e usado na produção de acetatos (sais derivados do ácido acético), tais como acetato de celulose e acetato de vinilo.É ainda utilizado na indústria dos polímeros e no fabrico da aspirina (ácido acetilsalicílico). Aplicação na vida quotidiana Fórmula de estrutura Conclusão Com este trabalho pudemos concluir que os compostos de carbono são um dos pilares básicos da química orgânica e fazem parte de todos os seres vivos.
Concluímos também que o carbono é um componente dos hidrocarbonetos e está presente em combustíveis como o petróleo e o gás natural. FIM
Full transcript