Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Manipulação da Mídia

No description
by

Maria Clara Sifuentes

on 23 April 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Manipulação da Mídia

Amanda Trópia
Luciana Tanure
Maria Clara Sifuentes
Samira Haddad
VEJA
Carta Capital
Veja é uma revista de distribuição semanal brasileira, publicada pela Editora Abril.
A revista foi criada em 1968 pelos jornalistas Roberto Civita e Mino Carta.
Trata de temas variados de abrangência global e nacional.
Há também a publicação local de exemplares como Veja São Paulo, Veja Rio, Veja BH, que tratam de assuntos regionais.
A revista é frequentemente criticada por manifestar claramente sua oposição ao PT (Partido dos Trabalhadores) e demais partidos aliados, atacando as políticas dos governos de esquerda e se mostrando contraditória.

A revista já foi alvo de processos judiciais por partidos como o PT e o PCdoB e por políticos como Renan Calheiros e José Genoíno.
A Carta Capital, publicada semanalmente, foi criada em 1994 pelo jornalista Mino Carta.
A revista possui uma linha editorial assumidamente esquerdista, que foi criada com a intenção de ser uma alternativa às revistas que existiam e dominavam o mercado.
Algumas pessoas dizem que a revista é um exemplo do ativismo jornalístico, postura editorial que gera controvérsias em torno dela. Especialistas e intelectuais de diversas áreas do conhecimento escrevem nas diferentes editorias da revista, o que a torna nitidamente opinativa, sendo muitas vezes contrária às abordagens feitas pelas concorrentes.
R$1.25
Quinta-feira, 24 de Abril, 2014
Sociologia
Manipulação das revistas na sociedade
As Revistas
Desde que foi criado o primeiro meio de comunicação de massa, o jornal, as informações não são passadas para as pessoas de maneira imparcial e os interesses de certos grupos da sociedade podem ser percebidos através da maneira pela qual as notícias são, ou não, transmitidas.
Com as revistas não é diferente. Tendo se consagrado como um meio de comunicação destinado principalmente a classes mais altas da sociedade, por ser mais caro, as revistas têm como objetivo informar e entreter os leitores. Porém, além de suas finalidades básicas as revistas também exercem um importante papel como fonte de manipulação.
Muitas vezes de maneira sutil e disfarçada as publicações carregam mensagens e pontos de vista que passam a fazer parte da vida de seus leitores sem que eles nem mesmo percebam, perpetuando um processo de alienação da sociedade.
Época é uma das maiores revistas semanais publicadas no Brasil. Lançada em 25 de maio de 1998 pela Editora Globo, seu estilo é baseado na revista alemã ‘’Focus’’ que valoriza o padrão de imagem e gráfico da apresentação das reportagens.

Abrange questões políticas, econômicas e culturais. Dentre seus colunistas está Walcyr Carrasco e atualmente seu diretor é Eumano Silva.

A revista já se envolveu em algumas controvérsias, como em março de 2006 no escândalo político da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, que culminou com a queda do ministro da Fazenda, Antônio Palocci.

Também quando foi acusada pela revista concorrente ‘’Carta Capital’’ de seu diretor fazer parte de uma associação com a organização criminosa comandada por Carlinhos Cachoeira.

Manipulação da Mídia
Época
Full transcript