Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O que é um Paradigma?

No description
by

Jordana Quilião

on 30 November 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O que é um Paradigma?

É uma forma de ser/estar no mundo na qual nós vivemos hoje convivendo com dois paradigmas que influenciam nossas vidas em diversos aspectos. Vivemos num paradigma de desenvolvimento capitalista e desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento solidário é um processo de fomento de novas forças produtivas e de instauração de novas relações de produção, de modo a promover um processo sustentável de crescimento econômico , que preserve a natureza e redistribua os frutos do crescimento a favor dos que se encontram marginalizados da produção social e da fruição dos resultados da mesma.
Desenvolvimento Capitalista
É o desenvolvimento movido pelo grande capital e moldado pelos valores do livre funcionamento dos mercados, das virtudes de competição, do individualismo e do Estado mínimo.
Demais desenvolvimentos...
O que é um Paradigma?
Paradigma de Desenvolvimento:
Afinal, o que é um Paradigma?
Desenvolvimento Solidário
Pequenas firmas.
cooperação
Pessoas ou firmas


O Desenvolvimento Capitalista não
é para todos...
Desenvolvimento semicapitalista e semi-solidário;


Desenvolvimento Misto.
Educar para qual sociedade?


Qual o papel da escola em relação ao desenvolvimento?



Modelos de sociedade x escola e função social...
Para refletir....

Trabalho como produtor de conhecimento;
E Trabalho como produtor de Educação.
Sociedade Industrial
Sociedade da Informação:

A sociedade da informação pode ser vista como uma organização geopolítica dada a partir da terceira revolução industrial, com impacto direto no uso da informação e das tecnologias da informação e comunicação

X

Criação de transportes,
comunicações, etc..
Poluição, desemprego...
Sociedade em Rede



Ao somar SOCIEDADE + REDE encontra-se uma construção moderna, apesar de sociedade e de rede terem antecedentes que reportem ao passado. Percebe-se que o conceito SOCIEDADE EM REDE não é uma mera soma das partes e sim o resultado do imbricamento das afinidades com as tecnologias, que permite e/ou mantém em comunicação, em tempo real, pessoas e grupos de pessoas independentemente da sua localização geográfica, tempo e traços de união.
Sociedade do Conhecimento
Sociedade do Conhecimento, baseada no uso compartilhado de recursos, na construção coletiva de conhecimento, na interação livre de restrições de espaço e tempo e, na valorização do direito à informação, às tecnologias de informação e comunicação e à educação, como um bem comum
Técnica:

Técnicas são passos que tem o objetivo de obter certo resultado. Ela é praticamente os conhecimentos de habilidades.


Tecnologia
:

É tudo que envolve o conhecimento técnico e cientifico, ou seja, objetos, máquinas e materiais criados a partir dos conhecimentos de alguém.
A tecnologia nada mais é do que a união da ciência com a engenharia , pois um tema completa o outro.


Tecnologia Social:
A tecnologia social começa pela construção de seus próprios instrumentos, suas próprias ferramentas de trabalho, em função do diálogo com a sociedade civil organizada, numa busca conjunta de práticas de intervenção social que possam contribuir para a melhoria das condições de vida da população.
Tecnologia Convencional
Mais poupadora de mão-de-obra
do que seria conveniente;

Possui escalas ótimas de produ-
ção sempre crescentes;
Ambientalmente insustentável;

CIBERCULTURA....
É uma cultura inovada que surgiu naturalmente com o avanço das tecnologias digitais ou seja a cibercultura é o que vivemos hoje,
rodeados de cartões inteligentes, pagamentos via internet... Destaca-se a área da comunicação que possibilita a interação virtual com diversas pessoas ao mesmo tempo.
Já a educação, passa um processo de transformações e descobertas na área da tecnologia, cada vez mais as pessoas tem acesso a variadas ferramentas envolvendo o uso das tecnologias e por sua vez preocupa-se também o contato físico das pessoas muitas vezes deixado de lado ou trocado pelo virtual. Cabe destacarmos que a educação EAD possibilita uma relação harmoniosa, de estar em casa estudando, perto das pessoas que gostamos, sem precisar de deslocamento, por sua vez, é necessário uma organização para estudos e uma disciplina na rotina diariamente.
"É uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais efetiva."
Pablos Pons, 1994

Tecnologias Digitais na Contemporaneidade:

Atualmente tudo está voltado para o uso das tecnologias, elas estão presentes em todos os ambientes, dentre elas temos: os celulares, computadores, notebooks, entre outros, que nos permitem o desenvolvimento de diversas atividades, tanto pessoais como profissionais também.
Com o crescimento avançado das tecnologias, podemos observar que mudanças ocorrem na nossa sociedade também e que as pessoas estão cada vez mais adeptas do uso das tecnologias, ora, temos um recurso que nos possibilita viajar ao mundo sem sairmos de casa, cabe a nós usarmos corretamente e fazer o uso do lado bom da internet também dentro das escolas.
Conforme o livro acadêmico Educação, Desenvolvimento e Tecnologias, com o uso das tecnologias “cria-se um ciclo de realimentação constante e crescente, emergindo novas formas de organização social, contribuindo para que paradigmas, metodologias e práticas sejam repensadas a partir desta nova matriz informacional-digital-global” (p. 120).
Ética e Tecnologias Digitais.
Automatização:
a interconexão geral de
documentos e pessoas
“Internet das Coisas”
o mundo físico e o digital
tornando-se um só,
Educação X
Tecnologia =
INOVAÇÃO
Alertas ao uso da
internet e netiqueta
Precisamos estar atentos aos atores humanos e não humamos como também para as condições de reciprocidade solidária,de consumo, de partilha.
Full transcript