Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

CONTRIBUIÇÕES DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL PARA A VALORIZAÇÃO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CURIÓ COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO

No description
by

Carlos Eduardo Filomeno

on 18 October 2015

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of CONTRIBUIÇÕES DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL PARA A VALORIZAÇÃO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CURIÓ COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO

INTRODUÇÃO
O papel da escola é auxiliar o aluno na construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários às tomadas de decisões sobre questões de Ciência e Tecnologia, além de atuar na solução de problemáticas relacionadas à Sociedade que o afetam (ESPERANÇA
ET. AL.
,2014).
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Mudar esse cenário exige que o professor perceba que a PLURALIDADE Cultural, Social e Cognitiva dos estudantes resulta em formas diversificadas de aprender. METODOLOGIAS ALTERNATIVAS são essenciais para facilitar a aprendizagem dos alunos.
A PROBLEMÁTICA
OBJETIVO
O Parque Natural Municipal do Curió
METODOLOGIA
Surgiu da necessidade de VALORIZAR o Parque Natural Municipal do Curió pelos moradores do município de Paracambi e como esta pode ser feita por meio de atividades educacionais.

Foi desenvolvido um material didático com o objetivo estimular o conhecimento e a aprendizagem em tópicos de Ciências.
Metodologia
METODOLOGIA

A metodologia a ser utilizada neste trabalho se enquadra em uma PESQUISA-AÇÃO (THIOLLENT, 1997).

Segundo Malheiros (2011), a pesquisa-ação é aplicada para TESTAR NOVOS MODELOS de ensino, alteração de currículo, FORMULAR ESTRATÉGIAS de aprendizagem, MÉTODOS de avaliação, formação de professores, DEFINIR modalidades de curso, entre outros.
CONTRIBUIÇÕES DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL PARA A
VALORIZAÇÃO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CURIÓ COMO
ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Este trabalho teve como objetivos apresentar contribuições de um material instrucional para a valorização do Parque Natural Municipal do Curió como espaço não formal no incentivo à aprendizagem em Ciências onde alguns tópicos , referentes a grande áreas temáticas são apresentados, a saber: Zoologia, Botânica e Ecologia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
VISITAÇÃO GUIADA PARA PLANEJAMENTO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes
Por:
Carlos Eduardo da Silva Filomeno
Orientação: Drª. Andréa Espinola Siqueira
Co-orientação: Drª. Ana Maria Donato


Seu forte potencial de avifauna fez que este recebesse o nome Parque Natural Municipal do Curió, referindo-se à espécie
Oryzoborus angolensis
, pássaro de canto belo, que se encontrava facilmente na região.
PNMC

Está localizado na Serra de Paracambi, na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro e possui uma área de aproximadamente 1100 ha e altitudes de até 690m. Foi criado principalmente para preservar os últimos remanescentes de vegetação da Floresta Ombrófila Densa das serras do Estado do Rio de Janeiro (SOMNER, 2013)
.



Essa área de mata é um importante corredor ecológico, Tinguá-Bocaina, que possibilita o aumento da conexão entre os remanescentes florestais que fazem parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina e da Reserva Biológica Federal do Tinguá
(PLANO DE MANEJO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO CURIÓ, ENCARTE 3 DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO, 2010).
Entretanto, o modelo tradicional de ensino focalizado nos CONTEÚDOS, e caracterizado pela transmissão destes, de forma VERTICAL e estritamente FECHADA pelo professor, contribui para que os objetivos da escola não sejam alcançados.
Quando estes conceitos não existem, uma alternativa é utilizar um MATERIAL INSTRUCIONAL que estabeleça esta ponte conceitual entre o conceito novo e a estrutura cognitiva, chamado de ORGANIZADOR PRÉVIO (ROSA, 2000).
ESPAÇOS NÃO FORMAIS
O uso dos espaços não formais está ligado aos pressupostos teóricos de diversas tradições, e essa prática é uma metodologia crescente para o desenvolvimento de conteúdos escolares, uma vez que se criticam os ambientes formais por sua aridez e baixa interatividade com a realidade do mundo que se estuda (SANTOS E TERÁN, 2013).

As demandas do mundo moderno indicam a necessidade premente de modificar o tipo de Educação que estamos fazendo em nossas escolaS.
ANÁLISE DO LEVANTAMENTO SOBRE O PNMC
MATERIAIS INSTRUCIONAIS
Demo (2011) considera que a finalidade específica de todo material didático é abrir a cabeça, PROVOCAR CRIATIVIDADE, mostrar pistas em termos de ARGUMENTAÇÃO e raciocínio, INSTIGAR AO QUESTIONAMENTO e a reconstrução (p. 54).

Portanto, foi criado um material com 3 textos orientadores para o professor e uma cartilha destinanda ao aluno e professor.


Zoologia
Botânica
Ecologia
Cartilha
O ENSINO DE ZOOLOGIA
Aém de trazer um breve panorama do ensino de zoologia no Brasil, este material traz algumas alternativas para o ensino desta área do conhecimento no ambiente intra e extra escolar, utilizando o Parque natural Municipal do Curió como espaço não formal de ensino. Propõe ao professor ensinar a zoologia sob a perspectiva da evolução das espécies.
O ENSINO DE BOTÂNICA
O material referente ao ensino de botânica teve o objetivo de mostrar ao professor um breve panorama do ensino de botânica no Brasil, além de propor metodologias diversificadas, de modo que o ensino em botânica seja mais prazeroso.
ENSINO DE ECOLOGIA
CARTILHA
Traz algumas reflexões sobre o ensino de ecologia e como a educação ambiental pode ser trabalhada a partir de uma vertente crítica e emancipatória pelos docentes. Afinal, a educação ambiental implica um desafio aos professores: o fomento do senso crítico dos alunos, para que, a partir de conhecimentos básicos e de discussões, possam construir um raciocínio mais complexo e reflexivo, tornando-se cidadãos sem receio de opinar sobre temas polêmicos que podem influenciar e interferir na sua vida (BRASIL, 2000; JACOB, 2005).
Um material instrucional ilustrado, didático e dinâmico que serve tanto para o professor quanto para alunos e moradores da região. Nela tivemos a preocupação em mostrar como é o Parque Natural do Curió, seus contatos e informações sobre botânica, ecologia e zoologia.
AGRADECIMENTOS
À Deus, à minha família, às minhas orientadoras e a todos amigos que colaboraram direta e indiretamente na realização deste trabalho.
A UC não tem merecido a devida valorização por parte dos moradores da região. Este trabalho, dentro de suas limitações, tenta diminuir esse problema, que pode influenciar na manutenção desta UC futuramente e na qualidade de vida dos moradores da região.

Incutir nos estudantes propostas de ensino em espaços não formais como o Parque Natural Municipal do Curió, além de FACILITAR A APRENDIZAGEM em Ciências, pode CONTRIBUIR para a responsabilidade social e valorização do bem natural da região.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Oryzoborus angolensis
Mapa do Estado do Rio de Janeiro
Área do Parque Natural Municipal do Curió
Entrada do PNMC Paracambi-RJ
Antiga Fábrica Têxtil Brasil Industrial - Paracambi-RJ
Biodiversidade do Parque Natural Municipal do Curió
Foto: Carlos Filomeno
Parque Natural Municipal do Curió
Visitação ao PNMC para planejamento
Software Utilizado
Editor de texto Microsoft Word
Visitação guiada pelos guardas da Brigada Florestal Municipal
Formato de Documento Portátil
50 Inquiridos
Cladograma
Exsicata
Acreditamos que práticas que estimulem a utilização de espaços não formais de ensino, como o Parque Natural Municipal do Curió, podem oferecer RESULTADOS SATISFATÓRIOS na valorização desta Unidade de Conservação e na APRENDIZAGEM dos estudantes.
A utilização de materiais instrucionais, que ORIENTAM o professor, fazendo-o refletir sobre sua prática pedagógica, além de ESTIMULAR os discentes a conhecerem o patrimônio natural da região, configuram alternativas que possibilitam despertar o interesse em Tópicos de Ciências nos estudantes.
Podemos concluir que a disponibilização de um material instrucional tem potencial para CONTRIBUIR para a valorização do Parque Natural do Curió e tornar o ensino de tópicos de Ciências INTERATIVO e EFICAZ.
ORGANIZADOR PRÉVIO
Full transcript