Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Sistema Circulatório

No description
by

José Santos

on 21 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Sistema Circulatório

O Sistema Circulatório Índice Introdução
Os constituintes do sangue
Importância dos constituintes do sangue
O Coração
Funcionamneto do coração
Vasos sanguíneos
Circulação Sanguínea
Atitudes promotoras da saúde Cardiovascular Introdução Olá! Este prezi vai falar imenso sobre o sistema circulatório. Aqui, tu vais aprender muitas coisas fascinantes. Prepara-te para uma viagem pelo sistema Circulatório.

Então vê o resto, se tiveres coração para isso. Os Constituintes do Sangue Os nutrientes e o oxigénio tem que ser transportados de alguma forma. O sistema circulatório e linfático, encarregam-se dessa função. E agora, tu vais conhecer como é constituído o sangue que transporta os nutrientes e oxigénio para as células Os eritrócitos Os eritrócitos são as células que se encontram em maior quantidade no sangue. Contêm uma substância, que é a hemoglobina que lhes dá a cor vermelha.
Também são conhecidos por: hemácias ou glóbulos vermelhos. Leucócitos Os glóbulos brancos, ou leucócitos tem a função de proteger o nosso corpo contra os organismos estranhos. São maiores que os eritrócitos Plaquetas As plaquetas tem a função de coagular o sangue, isto é, quando tu fazes uma ferida, as plaquetasvão para esse local para fazer uma barreira e impedir que o leucócitos e hemácias saiam em excesso. São mais pequenas do queas hemácias e podem ter várias formas O Plasma O plasma constitui maior parte do sangue e é formado por várias células O Coração O Coração é a grande bomba que envia o sangue para o teu corpo. Encontra-se protegido pelas tuas costelas entre os dois pulmões. Está dividido em quatro partes : Duas aurículas e dois ventrículos. Atenta nas seguintes imagens: As válvulas no coração As válvulas são uma "portas" que abrem e fecham para que o sangue entre ou saia. Quando o sangue enytra passa pela válvula tricúspide, indo para a aurícula direita. Esta válvula faz com que o sangue não saia do coração, também impedindo que vá para sítios errados. A Importância dos Constituintes do Sangue Plasma - Transporta nutrientes do sangue para todo corpo e recebe várias elementos que as células libertam, como por exemplo o dióxido de carbono.

Eritrócitos - Levam o oxigénio (através da hemoglobina) para o entregar para o corpo.

Leucócitos - Os leucócitos tem a função de atacar os elementos estranhos ao corpo para que estes sejam expulsos .

Plaquetas - Tem a função de coagular o sangue, isto é, formar uma barreira que faz com que, nem saia sangue, nem enytrem micróbios. Tipos de Sangue Sangue Arterial - Sangue rico em oxigénio.

Sangue Venoso - Sangue pobre em oxigénio.

O Sangue venoso passa a sangue arterial, quando chega aos pulmões. O sangue arterial torna-se venoso, após ter distribuido o oxigénio pelo corpo Os Músculos do Coração Como é óbvio, o coração é constituído por vários músculos. Um deles é o miocárdio, em que tem como tecido, o músculo cardíaco e é controlado pelo sistema nervoso. O Músculo interior do coração é o endocárdio e o exterior é o percárdio Como é Constituído o Coração Duas aurículas, (Uma esquerda e outra direita)
Dois ventrículos (Um esquerdo e um direito)
Um septo (Separa o lado esquerdo e o direito)
Quatro Válvulas (Separa as aurículas e os ventrículos A Circulação Sanguínea Como tu já sabes, é necessário que o sangue circule por todo o corpo. E ele faz um caminho. Também já viste como funciona o coração. Atenta: O sangue entra no coração O sangue chega à aurícula direita O sangue passa pela válvula tricúspide O sangue entra no ventrículo direito Através das artérias pulmonares o sangue é levado aos pulmões O sangue volta através das veias pulmonares O sangue entra na aurícula esquerda O sangue passa através da válvula bicúspide O sangue chega até ao ventrículo esquerdo O sangue passa pela aorta até ao corpo pelas artérias O sangue volta ao coração pelas veias Os vasos sanguíneos Para que o sangue circule pelo corpo são necessárias algumas "estradas" para que este circule. E a estas "estradas" dá-se o nome de vasos sanguíneos. Existem as:

Veias - Vasos sanguíneos onde circula o sangue venoso

Artérias - Vasos sanguíneros que transportam o sangue arterial. Estes vasos sanguíneos são mais grossos do que as veias.

Artériolas - Vasos Sanguíneos mais finos do que as veias e artérias, mas mais grossas do que os capilares.

Vénulas - Vasos Sanguíneos mais grossos do que os capilres mas mais finos do que as veias e artérias. Transportam o sangue Venoso.

Capilares - São os vasos sanguíneos mais fino onde o sangue passa de arterial a sangue venoso. O funcionamento do Coração O Coração é o grande músculo hiper poderoso que bombeia o sangue parao corpo. E este funciona basicamente em 3 etapas: Sístole Auricular - Contração das aurículas para o sangue passar para os ventrículos.

Sístole Ventricular - Contração dos ventrículo para que o samngue saia do coração.

Diástule Ventricular - Relaxamento do Coração antes da próxima batida. Atitudes promotoras da saúde cardiovascular Para manter o teu aparalho cardiovascular saudável, deves ter determinadas atitudes.

Ter uma alimentação equilibrada
Não fumar
Evitar gorduras
Praticar atividade física

Estas atitudes previnem um enfarte do miocárdio, trombos nas artérias. FIM
Full transcript