Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

SEMINÁRIO SOBRE O JUDAÍSMO - PUC-RIO. Apresentação feita por Jó de Oliveira Tostes; Disciplina CRE1100; Ano 2012.

Componentes: Jó de Oliveira Tostes, Gilberto Magalhães, Lucas Mendes, Rafael Barbosa, Alcindo Barbosa, David Pimental e Rafaela Albuquerque.
by

Jó de Oliveira Tostes

on 8 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of SEMINÁRIO SOBRE O JUDAÍSMO - PUC-RIO. Apresentação feita por Jó de Oliveira Tostes; Disciplina CRE1100; Ano 2012.

YHWH No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram.
No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade.

Jeremias 39:1-2

E cegou os olhos de Zedequias, e o atou com duas cadeias de bronze, para levá-lo a babilônia.

Jeremias 39:7 Cultura Judaica Calendario Alimentação Datas Especiais
•Bat Mitzvah No princípio criou Deus os céus e a terra.
Gênesis 1:1 E a arca repousou no sétimo mês, no dia
dezessete do mês, sobre os montes de Ararate.

Gênesis 8:4 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

Gênesis 15:5 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Gênesis 12:1-2 Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.

Gênesis 32:28 Vestimentas

Homens Mulheres Keará: à Bandeja especial usada na noite da Páscoa judaica. Shofar: feito com chifres de carneiro, o Shofar é tocado todos os dias do mês. Símbolos Kós Eliahu Hanavi (Cálice de Elias, o Profeta): à O cálice de Elias, que se coloca na mesa durante a páscoa judaica, simboliza que Elias será uma visita bem vinda. Torá: constitui o texto central do judaísmo. Chamsa:talismã usado como proteção contra a inveja e mau-olhado. Mezuzá: é um caixinha que protege o pergaminho. Ela é fixada sempre no terço superior do batente direito da porta (altura dos olhos) da casa e da maior parte de seus cômodos. Tefilin àTefilin (significando "prece") é o nome dado a duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira também de couro, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torá. Taliti à É o xale usado por homens durante suas preces matutinas, para que seja possível ver as suas franjas. O Taliti foi criado como uma vestimenta para conter as franjas. Velas de Havdalá àSão velas usadas em Havdalá (cerimônia realizada sempre no final do Shabat e das festas). Marca a passagem de um dia sagrado para um dia de rotina. Menorá à A Menorá é um Candelabro. Hoje em dia ela é produzida com seis braços, porém, antigamente, era feita com sete braços. Chaià: o Chai significa “vivo, vivente, vida”, ele é um amuleto muito popular, considerado uma expressão da identidade judaica. É possível vê-lo em chaveiros, pingentes. Kipá: é um pequeno chapéu em forma de circunferência, utilizado pelos judeus como símbolo da religião. Maguen David à As palavras “Maguen David”, geralmente traduzidas por "Estrela de David", significam, na verdade, "Escudo de David". Em 1948, tornou-se a figura central do novo Estado de Israel. Para a maioria das pessoas que a usa, ele é um símbolo da identificação com o povo judeu. Direito e Religião E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
Êxodo 16:1-2 Em função da ocupação das terras em Canaã pelos hebreus, eles ainda conviveram muito tempo com esses povos vizinhos e começaram a serem influenciados culturalmente e religiosamente por estes. A partir desta convivência com estes povos vizinhos, os hebreus começaram a se afastar de YHWH, e começaram a entrar num ciclo chamado de ciclo do pecado, onde neste momento, YHWH começou a levantar e a estabelecer juízes. O período dos juízes, corresponde a mais ou menos dois séculos de história. O povo passou por mais de três séculos nos quais, “não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” ( Jz. 17.6; 21.25 ). •Casamento •Enterro •Bar Mitzvah •Circuncisão dos meninos. Rituais Políticas de segregação e boicote a estabelecimentos de propriedade judaica

Cessação dos direitos de cidadãos judeus.

1938 – Noite de Cristal: Grande perseguição a judeus na Alemanha, Áustria e nos sudetos. Holocausto
Criação dos guetos e campos de concentração, além de mecanismos pra identificação de judeus. Cédulas de Theresienstadt
Jogo “monopólio”
Jogo “monopólio” Curiosidades Holocausto Segunda Intifada e Tentativa de Paz (2000) Guerra de Yom Kippur (1973)


Acordo de Camp David (1978) “A Palestina é uma terra sem povo para um povo sem terra“
Movimento Sionista Início dos Conflitos Guerra do Líbano (1982)

Intifada (1987 – 1993)

Teve fim com a assinatura do Acordo de Oslo (1993) Plano de divisão da Palestina
Guerra árabe-israelense (1948)
Guerra dos Seis Dias (1967)
Controle de Israel sobre Jerusalém Criação do Estado de Israel Música Saduceus X Fariseos Porém, no primeiro ano de Ciro, rei de babilônia, o rei Ciro deu ordem para que esta casa de Deus se reedificasse.
Esdras 5:13 Assim Salomão acabou a casa do SENHOR, e a casa do rei, e tudo quanto Salomão intentou fazer na casa do SENHOR e na sua casa prosperamente o efetuou.
2 Crônicas 7:1 Geopolítica do Judaísmo
Full transcript