Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

fotografias aéreas

No description
by

pedro vieira

on 17 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of fotografias aéreas

Fotografias Aéreas A fotografia aérea é o resultado de um grande número de especificações, normas e cuidados relativos:

Ao avião, ou ao voo em si;
À câmara aérea e à lente;
Ao filme;
Às condições atmosféricas. Classificação das aerofotos “O avião procurará manter-se, durante o voo fotográfico, na mesma altura relativa, seguir direção reta e uma velocidade uniforme. A câmara terá que estar orientada no sentido de que o eixo ótico permaneça vertical (no caso geral, da fotografia vertical) e que os disparos sejam uniformes; o filme deve possuir estabilidade dimensional; o tempo deve apresentar as melhores condições de voo fotográfico, sobretudo no que toca a nuvens”. A fotografia aérea recebe uma classificação decorrente de alguns critérios como:
A orientação do eixo da câmara (vertical e oblíqua);O sistema ótico (simples ou múltiplo);Além de outras particularidades (em preto e branco, colorida, infravermelha, a radar, etc.). Fotografia vertical Quanto à ótica Fotografia colorida Imagem a radar Informações contidas numa fotografia aérea Dimensões de uma fotografia aérea Câmera aérea “As primeiras fotografias aéreas foram tiradas de balões, os quais traziam a câmera amarrada à nacela, ou dela suspensa”.
Câmera métrica: designação tanto da câmera aerofotográfica, quanto da câmera de restituição. No primeiro caso ela tem que apresentar as marcas fiduciais. O mesmo que câmera aérea. câmera Trimble de 80 mp voo fotogramétrico Um avião fotográfico só decola para a execução duma missão de cobertura fotográfica depois de um planejamento da operação, a qual, por sua vez, resulta dum estudo detalhado com todas as especificações sobre o tipo de cobertura a ser executado. Altura a ser voada Características do avião A determinação da direção de um voo é resultante:
Do tipo de relevo da área a ser fotografada;
Da configuração dessa área;
Da capacidade de produção por parte da tripulação;
Da orientação dos estereomodelos em relação à topografia e à posição do Sol. Cobertura fotográfica Trata-se da representação do terreno por meio de fotografia aéreas, as quais são expostas sucessivamente, ao longo de uma direção de voo, formando uma faixa de voo. Irregularidades convencionais Fotografias no mapeamento O primeiro registro de uso de imagens fotográficas para auxiliar o mapeamento foi em 1842 quando Francis Arago, diretor do Observatório de paris, demonstrou a possibilidade de utilização de fotografias para auxiliar levantamentos topográficos. Fotos aéreas com auxílio de balões Em 1849, o Coronel Aimé Laussedat, um oficial do exército francês, utilizou um sistema fotográfico desenvolvido por Daguerre embarcado em um balão para obter fotos cuja finalidade era o mapeamento topográfico. Fotografias aéreas O primeiro registro de fotografia aérea obtida por um avião com uso em mapeamento foi do Capitão Tardivo, oficial britânico, que em 1913 apresentou um trabalho descrevendo o processo em uma reunião da Sociedade Internacional de Fotogrametria em Viena, Áustria. Generalidades sobre fotografias aéreas câmera aérea Em termos técnicos, considera-se uma fotografia aérea como aquela obtida por meio de câmara aérea rigorosamente calibrada (com distância focal, parâmetros de distorção de lentes e tamanho de quadro de negativos conhecidos), montada com o eixo ótico da câmara próximo da vertical em uma aeronave devidamente preparada e homologada para receber este sistema. Cobertura aerofotogramétrica Chama-se Cobertura Aerofotogramétrica ao conjunto de operações necessárias para obtenção destas fotos ou ao conjunto de fotos que superpõe e representam a área voada. Imagem estereoscópica Recobrimentos Longitudinal e Lateral O Recobrimento Longitudinal de uma fotografia aérea geralmente é planejado para prover aproximadamente 60% de superposição entre fotografias. Isto permite a obtenção da estereoscópica (3D) quando as duas fotografias são usadas em um estereoscópico. A superposição entre faixas de voo varia de 20% a 40% e é chamado de Recobrimento Lateral. Propriedades dos filmes aéreos Alguns grandes fabricantes de filmes aéreos como a KODAK e AGFA fornecem uma grande variedade de informações sobre as propriedades de cada filme bem como recomendações e procedimentos em relação ao seu manuseio, transporte, armazenagem e principalmente, revelação. Estes processos estão se aperfeiçoando constantemente em vários sentidos, tais como rapidez, definição e permanência da imagem, tempo e facilidade de revelação. Escala
Full transcript