Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Risco de acidente de trabalho na indústria de panificação:

No description
by

daniela quintiliano

on 11 July 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Risco de acidente de trabalho na indústria de panificação:

O Risco de acidente de trabalho na indústria de panificação: o caso das máquinas de cilindro de massa.
Por ano no mundo
270 milhões de acidentes do trabalho
160 milhões de doenças profissionais
OU SEJA
685 mil acidentes do trabalho por dia
475 por minuto
8 por segundo
"Define-se como Acidente do Trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporária." (BRASIL, 1999)

ATUAÇÃO PREVENTIVA
Pode-se estimar a incidência de acidentes do trabalho no Brasil em cerca de 3 milhões de ocorrências por ano.

Considerando, em particular, o grande percentual representado pelas ocorrências no setor da indústria de alimentação, especificamente na indústria de panificação, em 1996, segundo levantamento efetuado, os acidentes com máquinas representaram cerca de 70% dos casos de doenças e acidentes graves, sendo que, desse percentual, mais da metade foram com as máquinas cilindros de
massa.

ACORDO PARA PROTEÇÃO DE SEGURANÇA EM CILINDROS DE MASSA - MÁQUINAS NOVAS
ACORDO PARA PROTEÇÃO DE SEGURANÇA EM CILINDROS DE MASSA - MÁQUINAS USADAS
O que este artigo pretende apresentar é o resultado de uma ação fiscal dirigida para este setor da economia, ocorrida no período de janeiro a março de 2003, com vistas à prevenção de acidente de trabalho, na indústria de panificação.

A ocorrência de acidentes de trabalho implica danos sociais imediatos.
Comprometimento da saúde e integridade física do trabalhador.
Pelos seus dependentes que podem eventualmente perder a base de sustentação familiar.
Pelos custos que ocorrem nas áreas sociais, principalmente na Saúde e na Previdência Social.

Chama a atenção que, da amostra de 72.489 acidentes que foram codificados pela CID-9, 27.371 (37,8%) referiam-se a acidentes traumáticos envolvendo as mãos dos trabalhadores segurados.
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO ano-base 2002, na atividade da indústria de panificação, o trabalhador exposto ao risco de acidente, encontra-se a explanação da função de padeiro, confeiteiro e afins, codificada com o nº 8483, e que tem a seguinte descrição sumária:
“Planejam a produção e preparam massas de pão, macarrão e similares. Fazem pães, bolachas e biscoitos e fabricam macarrão. Elaboram caldas de sorvete e produzem compotas. Confeitam doces, preparam recheios e confeccionam salgados. Redigem documentos tais como requisição de materiais registros de saída de materiais e relatórios de produção. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental” (CBO, 2002)
Quanto à tarefa de preparo de massas, nesta atividade econômica, ela exige que após a definição do ponto da massa, esta deve ser levada à máquina de cilindro de massa para afiná-la.
O risco de acidente passa a existir se ocorrer a utilização desta máquina sem os dispositivos de segurança previstos no Anexo II da NR-12, tornando esta tarefa passível de ocorrência de acidentes graves, dentre os quais se pode destacar o esmagamento das mãos pela prensagem da mesma entre o cilindro superior e o cilindro inferior.
A máquina de cilindro de massa é utilizada para sovar e laminar a massa de pão. Na sua operação, na maior parte do tempo, o trabalhador fica posicionado na sua região frontal, passando a massa por cima dos cilindros para que ela retorne pelo vão entre eles. Assim, sem as devidas proteções, ela oferece riscos importantes de acidentes, na região de convergência dos cilindros e também nas partes móveis de transmissão de força.
METODOLOGIA DA AÇÃO FISCAL
Levantamento do número de indústrias de panificação existentes nos municípios de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita
1
Desenvolvimento de lista de verificação.
2
Distribuição de relação de indústrias de panificação.
3
Instrução para distribuir a lista de verificação, discutir a estratégia da ação fiscal e definir a rotina de aplicação.
4
Foi definido como ponto passível de interdição imediata da máquina de cilindro de massa, o descumprimento dos seguintes dispositivos de segurança obrigatórios previstos na lista de verificação:
5
A1, A5, B1, C1, C2 e D1.
Aplicação da lista de verificação ao início da inspeção em cada máquina de cilindro de massa existente nas indústrias de panificação.
6
Havendo identificação, de situações de grave e iminente risco de acidente grave e/ou fatal, na máquina de cilindro de massa, lavrar de imediato o Laudo Técnico de Interdição de forma a prevenir o risco identificado.
7
Aplicação da lista de verificação ao fim da inspeção em cada uma das máquinas de cilindro de massa liberadas ou regularizadas.
8
Ocorrendo o saneamento das irregularidades identificadas e que motivaram à interdição da máquina de cilindro de massa, lavrar de imediato o Laudo Técnico de Desinterdição, liberando a mesma para o uso.
9
Uma avaliação preliminar do número de máquinas de cilindro de massa irregulares, atingindo um percentual de 93,41%, mostra que, apesar de decorridos 06 anos da alteração da legislação que modificou e tornou obrigatória a instalação dos dispositivos de segurança nessas máquinas, há uma resistência muito grande para o cumprimento da mesma.

Quanto ao número de irregularidades nas máquinas de cilindro da massa, observou-se que apenas 2,19% das indústrias de panificação tinham 63,63% dos itens fora dos conformes . Apenas 7,69% das indústrias de panificação tinham máquinas com apenas 01 item irregular, enquanto 29,67% indústrias de panificação tinham máquinas com 03 itens irregulares.
Com relação à incidência de itens dos dispositivos de segurança observados irregulares, chamou a atenção inicialmente o item C2
Este item é responsável pela parada instantânea de emergência. Cerca de 88,23% das indústrias de panificação que estavam com suas máquinas irregulares nesse item.

Em segundo lugar identifica-se o item A1.
Onde 78,62% das indústrias de panificação estavam com máquinas irregulares com esse item em desconformidade.
Em terceiro lugar o item A5.
Onde 72,94% das padarias estavam com esse item irregular. Na realidade, esse e o item a.1 são os que têm o maior risco potencial de ocorrer um acidente grave.
O quarto item mais irregular foi o E1.
Esse item, apesar de obrigatório, não tem grande influência na gênese do acidente, mas teve cerca de 52,94% das indústrias de panificação irregulares.
CONCLUSÃO
Observou-se que as máquinas de cilindro de massa identificadas como regulares, são máquinas novas.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa fiscalização obteve êxito.
Apesar do índice que alcançou apenas um terço da população identificada, obteve-se 100% de regularização das não conformidades das máquinas de cilindro de massa existentes nas indústrias de panificação.
Full transcript