Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA

O testemunho da Igreja Primitiva
by

Gunar Berg Doreto de Andrade

on 4 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O ESPÍRITO SANTO E A OBRA MISSIONÁRIA

O testemunho da Igreja Primitiva O Espírito Santo e a Obra missionária É inegável que o Evangelho parece encontrar-se em um momento de crescimento sem precedentes em toda sua história. Mas a verdade é outra: foi no primeiro século de nossa era que o Cristianismo mais expandiu-se. O livro dos Atos dos Apóstolos dá esse testemunho, e o justifica pela ação do Espírito Santo. O período de maior crescimento A Igreja de Jerusalém foi a primeira. Por ela o Evangelho deu-se a conhecer ao mundo. Essa era uma igreja especial, um modelo portanto.

Que lições, então, Jerusalém tem para nós? A Igreja de Jerusalém (At 1-6) Três características missionárias de Jerusalém O desafio evangelístico é mundial, e não existem limites ao Evangelho. Por esta visão, qualquer ação evangelizadora é igualmente missão: ações internacionais, nacionais e locais são obra missionária de igual valor. 1ª Característica: visão mundial A tarefa evangelizadora demandada por Cristo aos discípulos não era simples (e a nós ainda permanece como extremamente desafiadora). A solução divina ao desafio foi suficiente e cosoladora: poder!

O que vemos em At 2 é a primeira edição do melhor curso de missiologia que pode haver: derramamento do Espírito Santo. 2ª Característica: poder A Igreja de Jerusalém era uma máquina extremamente eficiente. Tudo tinha seu lugar, e todos correspondiam a altura de suas tarefas.

O capítulo 6 dos Atos dos Apóstolos nos conta da instituição dos diáconos. Estes homens piedosos foram escolhidos pela própria igreja (envolvimento integral) para o exercício do ministério cotidiano (envolvimento integral), para liberar os apóstolos para sua tarefa de pregar e orar (envolvimento integral). 3ª Característica: envolvimento integral Embora Jerusalem fosse uma igreja modelo, sendo humana, ela não era perfeita. Isso é óbvio - e a Bíblia não o esconde de nós. Assim, para torná-la mais eficiente, Deus a espalha sobre a terra e a depura do joio, usando a perseguição.

Perseguição: o melhor incentivo missionário que há Perseguição: o melhor período missionário Jerusalém e Judeia: Inicialmente, a Igreja concentrou-se em Jerusalém, mas Deus tinha outras fronteiras para o povo. Foi a perseguição intensa do primeiro século que fez da igreja local uma potência mundial Samaria: Filipe é um modelo especialíssimo de evangelismo transcultural. Ele experimenta o poder supracultural do Evangelho Gentios: por força de nascimento, a primeira igreja era judia. Mas Deus faz com que Seus missionários entendam que Ele não é restrito às culturas, aos países e nem às denominações Confins da terra: 10 anos e 3 longas viangens missionárias. Esse currículo missionário é dos mais profícuos de todos os tempos. Paulo, o apóstolo dos gentios, levou o Evangelho para lugares não imaginados por muitos de seus pares Antioquia. Uma igreja vocacionada A primeira secretaria de missões Atos 13.1-3
O conceito de missões que ainda hoje praticamos foi desenvolvido primeiramente pela igreja de Antioquia. Foi ela a primeira a enviar missionários.

Foi em uma reunião de oração que Deus escolheu Barnabé e Paulo para que saíssem em viagens missionárias, enquanto que a igreja permaneceria como sua referência. Atos 14.27 e 29
Barnabé e Paulo alimentam o ardor missionário da Igreja com relatórios constantes de seu trabalho.

A expansão de sua mensagem colaborou com a natural convocação de mais obreiros. ALGUMAS COISAS QUE NÃO PODEMOS ESQUECER Irei a qualquer lugar, contanto que seja para frente (David Livingstone) Faça grandes coisas para Deus, espere grandes coisas de Deus (Willian Carey) O melhor remédio para a igreja doente é a obra missionária (David Brainerd) A igreja que deixa de ser evangelística, em breve deixará de ser evangélica (Alexandre Duff)
Full transcript