Loading presentation...

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in our knowledge base article

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of Apresentação Pessoal e Boas Maneiras

No description
by

lizandra lira

on 6 February 2014

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of Apresentação Pessoal e Boas Maneiras

Apresentação Pessoal e
Boas Maneiras no Trabalho
O que é Apresentação Pessoal?
A apresentação pessoal corresponde às qualidades que um indivíduo possui ao apresentar-se em determinada situação social, seja familiar ou de trabalho.
Inclui aquelas ligadas ao asseio e à cautela na escolha da vestimenta exigida para cada situação social.
O que são Boas Maneiras?
Também chamadas de "Regras de Etiqueta", as Boas Maneiras são normas de conduta social que prezam pelo "respeito ao próximo, na delicadeza, no bom senso e nos bons modos, contribuindo de maneira perceptível no convívio entre as pessoas, não apenas nas famílias, mas também no trabalho e nas relações sociais dos homens." (ACOSTA, 2007, p. 1)
REFERÊNCIAS

ACOSTA, Ana Cristina Maia de Araujo. A importância da Etiqueta Social nas relações de Trabalho do Profissional de Secretariado. Revista Excelência. Recife-PE, Ano 5- nº 16, 2007.

CASTRO, Claudine. Etiqueta: um guia prático e atual para as boas maneiras. 3.ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

PEREIRA, Ana Cristina Carvalho. Gesto. 2013. Disponível em: <http://psicolinguistica.letras.ufmg.br/wiki/index.php/Gesto> Acesso em: 21 de jul. de 2013.

SOUSA, Rainer. História da escova de dentes. 2010. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/historia-da-escova-de-dente.htm> Acesso em: 23 de jul de 2013.

______. Os primeiros desodorantes. 2013. Disponível em: <http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/os-primeiros-desodorantes.htm> Acesso em: 23 de jul de 2013.

MORAES, Madson. 10 doenças que você pode evitar ao lavar as mãos. 201-. Disponível em: <http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/10-doen%C3%A7as-que-voc%C3%AA-pode-evitar-ao-lavar-as-m%C3%A3os-1> Acesso em: 23 de jul de 2013.

MORAES, Jessica. Evite o uso do cotonete. 2011. Disponível em: <http://vilamulher.terra.com.br/evite-o-uso-do-cotonete-11-1-60-459.html> Acesso em: 23 de jul de 2013.

HISTÓRIA DO FIO DENTAL, 2013. Disponível em: <http://www.historiadetudo.com/fio-dental.html> Acesso em 23 de jul de 2013.

SAIBA COMO SE LIVRAR DA BROMIDROSE, O POPULAR CHULÉ. 2012. Disponível em : <http://www.bbel.com.br/qualidade-de-vida/post/saiba-como-se-livrar-da-bromidrose-o-popular-chule.aspx> Acesso em 23 de jul de 2013.
HISTÓRICO: BOAS MANEIRAS
"O homem é um ser social por natureza."

Aristóteles
E quando o homem não possui
habilidades e relações sociais humanas?
HIGIENE PESSOAL
Boas maneiras: Os gestos
Boas maneiras:
A voz

Boas maneiras:
A palavra

Boas maneiras:
A postura

Tomar banho todos os dias.
Pentear os cabelos.
Escovar os
dentes.
Cortar e limpar as unhas.
“é difícil afirmar com absoluta certeza qual foi a primeira obra a tratar do tema, mas a Biblioteca de Nova York aponta um papiro egípcio de 2500 a.C., denominado “As Instruções de Ptah-hotep”. (CASTRO, 1997, p. 11)
Outro marco é Apocrypha, obra compilada por Bem Sira, no século II da Era Cristã. 'Julgue um homem por sua aparência', escreveu o autor, fazendo a seguinte ressalva: 'Mas não venere nem preze nenhum homem antes de ouvi-lo falar, porque é a prova o julgamento de cada homem' (CASTRO, 2007, p. 4)
Erasmo de Roterdã, em 1530, foi o primeiro filósofo a publicar um manual de condutas para a educação das crianças: o "De civilitate morum puerilium" (A civilização infantil moralizada).
Podemos afirmar, então, que as Boas Maneiras estão diretamente relacionadas com as habilidades e as relações sociais humanas.
Depilar as axilas.
Depilar as pernas.
Lavar as mãos.
Limpar os ouvidos.
Usar fio dental.
Usar desodorante.
Usar talco nos pés.
Afeitar ou cuidar da barba e bigode.
O que é um gesto?
"Gesto é uma palavra que vem do latim lat. géstus,us' e significa movimento, atitude, gesto, gesticulação, esgar, visagem, careta. É uma ação corporal visível e voluntária, pela qual um determinado significado é transmitido.

O gesto é uma forma de comunicação não-verbal [sic] de um indivíduo que possuiu uma grande expressividade permitindo expressar uma variedade de sentimentos e pensamentos. É feito com uma ou mais partes do corpo, às vezes usando o corpo inteiro, mãos, braços e expressões fisionômicas. Acontece sem ou com a combinação de uma comunicação verbal podendo dar mais força à fala, ou mesmo substituí-la." (PEREIRA, 2013, p. 1)
No local de trabalho os gestos devem ser cautelosos e educados. Desta maneira:
NÃO FAÇA GESTOS OBSCENOS.
Além de ser uma grande falta de respeito, um gesto obsceno é um tipo de ato obsceno; o qual, de acordo com o Art. 233 do Código Penal Brasileiro, é definido como crime.
NÃO GESTICULE MUITO AO FALAR.
Seja objetivo com as palavras.
EVITE GESTOS DE INTIMIDADE. Seja formal e educado para não ser mal interpretado.
EVITE GESTOS GROSSEIROS.
Seja sutil em suas ações.
EVITE TOCAR NAS PESSOAS ENQUANTO FALA.
Não é necessário o toque para ser entendido.
NÃO BOCEJE ENQUANTO OS DEMAIS FALAM.
EVITE FICAR BALANÇANDO A PERNA INCESSANTEMENTE.
Isto demonstra impaciência e desinteresse.
EVITE FICAR BATENDO COM OBJETOS SOBRE A MESA OU CADEIRA ENQUANTO OS OUTROS FALAM.
EVITE FICAR MEXENDO NOS CABELOS ENQUANTO OS DEMAIS FALAM.
Você sabia?
Que durante a Idade Média (do séc. V ao séc. XV) a Igreja Católica proibiu o banho diário?

A Igreja afirmava que tomar banho "amolecia" a alma, além de dilatar os poros e propiciar a entrada de doenças. Desta maneira, só era permitido 1 baño por ano.

Assim, só se mudava a roupa quando as antigas apodreciam no corpo, pois conforme a já citada Igreja, a roupa "absorvia" a sujeira.
Você sabia?
Que estudos arqueológicos encontraram em uma tumba egípcia de cinco mil anos um artefato que poderia ser visto como a mais antiga de todas as escovas de dente?
Na verdade, o instrumento consistia em um ramo de planta com a extremidade desfiada e fibras funcionando como cerdas.

Por volta de 1490, os chineses inventaram um rústico modelo daquilo que já poderíamos chamar de escova dental. O protótipo oriental era constituído por uma haste de bambu ou osso dotada de um feixe de pelos de porco.

Chegando ao século XVIII, um prisioneiro britânico chamado William Addis teve a brilhante ideia de desenvolver a primeira versão moderna de escova de dente. Primeiramente, ele guardou um pedaço de osso animal de sua refeição diária. Realizou pequenos furos em uma de suas pontas e conseguiu algumas cerdas com um carcereiro. Amarrando as cerdas em feixes minúsculos e fixando-as com cola nos buracos do osso, ele desenvolveu a tecnologia fundamental do invento. (SOUSA, 2010?, p.1)
Você sabia?
Que a palavra pente surgiu a partir de uma conha?
A palavra pente tem origem no latim "pecten", que é o nome de uma concha (pectens jacobeus) cheia de ranhuras, que lembram os dentes de um pente.

O pente foi inventado pelos bailônicos e eram confeccionados de espinhos de plantas.

Os egípcios foram os primeiros a confeccionar pentes de ouro, inclusive com pedras preciosas.

No entanto, foram os romanos os criadores dos primeiros pentes de bolso.
Você sabia?
Que as unhas mais longas do mundo medem 3,50 m?

A detentora do feito é Chris Walton, uma cantora de Las Vegas, EUA, de 47 anos. Ela não corta suas unhas desde 1993.

Outra curiosidade é que o alicate de unhas foi inventado em 1905, por Chapel Carter, industriário americano.
Você sabia?
Que a depilação surgiu no antigo Egito?

Estudos revelam que Cleópatra usava cera e tecidos finos para depilar seu corpo.
Você sabia?
Que uma das técnicas mais antigas de depilação é com mel, limão e açúcar?

A receita consiste em misturar os ingredientes e levar ao fogo. Depois, deve-se passar com uma espátula sobre a pele e realizar a depilação com tecidos finos. Pode-se também usar a própria mistura sem o uso de tecidos.


Você sabia?
Que o simples fato de lavar as mãos pode evitar 10 tipos de doenças?

"As dez doenças apontadas são: infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele. Elas podem ser evitadas com a higienização das mãos frequentemente. Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos." (MORAES, 201-, p. 1)
Você sabia?
Que usar cotonete faz mal aos ouvidos?

"O excesso de limpeza da entrada do ouvido pode causar coceira intensa nos ouvidos. Ao invés de retirar a cera, o cotonete pode empurrá-la mais para dentro. Outro fato é que a cera não é uma sujeira, mas sim uma espécie de proteção. [...] A melhor forma de retirar limpar os ouvidos é com a ponta de uma toalha limpa e apenas onde o dedo alcançar." (MORAES, 2011, p.1)
Você sabia?
Que o uso do fio dental era feito de seda?

"O inventor do fio dental, [...] foi um dentista de Nova Orleans, Levi Spear Parmly, em 1815. Este começou a recomendar a seus pacientes que utilizassem seu próprio fio dental, feito de seda.

No entanto, Parmly recomendava o uso de sua invenção apenas a seus pacientes, em pequena escala. A produção em larga escala do fio dental se iniciou com a empresa Codman & Shurtleft, em 1882. Contudo, foi a Johnson & Johnson que obteve a primeira patente do fio dental, em 1898." (HISTÓRIA DO FIO DENTAL, 2013, p.1)
Você sabia?
Que os romanos usavam almofadas para disfarçar o mal cheiro das axilas?

Após o banho, os romanos colocavam almofadas com substâncias aromáticas para disfarçar o famoso "cê-cê".

"Foi somente no século XIX, em 1888, que surgiu o desodorante norte-americano “Mum” (mamãe, em inglês) que misturava um tipo de cera de óxido de zinco que tinha uma limitada ação antimicróbica. Alguns anos mais tarde, em 1903, o “EverDry” (“sempre seco”) foi o primeiro desodorante de solução aquosa que conseguia inibir a transpiração do corpo." (SOUSA, 2013)
Você sabia?
Que o chulé é causado por bactérias e fungos?

A bromidrose, ou chulé, "'[...] é causado pela ação das bactérias da pele sobre a queratina, substância presente na superfície da pele, que é umedecida pelo suor. Portanto, há dois elementos que favorecem o aparecimento do odor característico, o suor excessivo e a quantidade de bactérias", explica Fernanda Garcia, dermatologista'" (SAIBA COMO SE LIVRAR DA BROMIDROSE, O PUPULAR CHULÉ, 2012, p. 1)
Você sabia?
Que a lâmina de barbear foi inventada por um senhor chamado Gillette?

Inventor e homem de negócios americano nascido em Fond du Lac, Wisconsin, King Camp Gillette desenvolveu o aparelho de barbear com lâminas, em 1895.
Conta-se que um de seus patrões, ao notar sua aptidão para montar artefatos mecânicos, aconselhou-o a inventar algo que fosse usado e jogado fora, de modo que o consumidor voltasse sempre. Um dia, enquanto afiava uma navalha comum, teve a brilhante idéia de substituí-la por uma fina lâmina de aço com duas extremidades, colocada entre duas chapas e presa no lugar por um cabo em forma de "T".
Full transcript