Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

ATMOSFERA: Temperatura, Pressão e Densidade em função da altitude

No description
by Carlos Teixeira on 28 November 2010

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of ATMOSFERA: Temperatura, Pressão e Densidade em função da altitude

Bem-vindos! Comecemos a nossa aula... Sumário:

- Variação da temperatura, pressão e densidade em função da altitude.
- Resolução de exercícios. O CONCEITO DE ATMOSFERA Camada de gases que envolve o nosso planeta
e que possui várias camadas com diferentes
morfologias, temperaturas, composições
químicas e densidades. Constituição Geral da Atmosfera Troposfera;
Estratosfera;
Mesosfera;
Termosfera;
Exosfera; Tropopausa
Estratopausa
Mesopausa
Termopausa Agora, vamos consolidar conhecimentos: Abre o teu livro, na pág. 118, para resolvermos a APSA 2 Como funciona a transferência de energia na atmosfera? Temos 3 processos principais: Condução Convecção Irradiação O Sol é a principal fonte de energia da Terra. Este fenómeno
consiste na irradiação de energia para a atmosfera, por parte
dos gases de Efeito de Estufa e ainda na irradiação de alguma energia para o Espaço, sob a forma de IV. IV Processo em que o calor é transferido de um local para o outro de um fluído (líquido ou gasoso), através do movimento das partículas que o constituem. Na convecção natural, a força da gravidade é a principal responsável. A parte quente do fluído dilata-se, torna-se menos densa e sobe. Já a parte fria, expande e desce, ocupando o lugar da parte quente. Criação de nuvens
e dissipação de humidade
e calor Este processo consiste na transferência de calor através de uma substância situada numa zona com temperaturas mais elevadas para uma zona com temperaturas mais baixas.

Isto acontece devido a um choque entre átomos ou moléculas, levando a que as partículas da zona quente transmitam energia cinética às mais lentas. Ocorre à superfície, porque o ar é mau condutor de calor. Exercício 1

Na alínea 1.1, a linha azul é a que representa a variação de temperatura na troposfera, pois à medida que subimos em altitude na troposfera, a temperatura diminui.
Na alínea 1.2 e 1.3, a linha azul é a que demonstra as diferenças de temperatura na estratosfera, pois é a única em que a temperatura diminui e que se nota uma oscilação repentina, como era suposto acontecer.

Exercício 2

Na pergunta 2.1: a pressão diminui gradualmente até à estratosfera e a partir daí não tem qualquer variação, porque conforme subimos em altitude nessa zona, o ar torna-se mais rarefeito e possui quase a mesma densidade, logo, a pressão manter-se-à quase inalterada.
Na pergunta 2.2: À medida que a distância à superfície aumenta, o ar torna-se menos denso e mais rarefeito, logo, há menos pressão atmosférica.

Exercício 3

A troposfera é mais estreita nas regiões polares que no Equador, porque como nessas zonas as temperaturas são menores, os constituintes da camada contraem-se, gerando uma troposfera mais fina.

Exercício 4

Na questão 4.1: A temperatura é mais elevada perto da superfície terrestre do que na fronteira superior da troposfera, porque a Terra absorve radiação solar e aquece a atmosfera. Por isso, quanto mais nos afastamos da superfície, menor será a temperatura.
Na questão 4.2: Convecção, condução e irradiação. Mas, afinal de contas, como varia cada factor (temperatura, pressão e densidade) em cada camada? Na troposfera, a temperatura diminui à medida
que subimos em altitude e a pressão e densidade
também reduzem. Na estratosfera, devido às reacções em que o ozono
intervém, há um aumento da temperatura. Já a
pressão e a densidade continuam a descer. Na mesosfera, que já não contém ozono, a temperatura, pressão e densidade descem (apesar que as variações nestes últimos dois, são de uma escala pequena). Na termosfera, devido à elevada concentração de iões e à elevada absorção da radiação solar, ocorre um aumento de temperatura muito significativo. A pressão e densidade permanecem quase inalteradas. Na última camada, a exosfera, que se estende até ao
espaço interplanetário, devido a um aumento na rarefacção do ar, a pressão e densidade quase não têm alteração. Já a temperatura, essa continua a subir, mas de forma mais gradual. Aula leccionada por:

Carlos Teixeira
Carolina Silva
Carolina Freire
João Viegas
See the full transcript