Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Tráfico Humano

No description
by Roberta De S. Santos on 20 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Tráfico Humano

Tráfico Humano no Brasil
Tráfico Humano
Resumo:

Introdução
Objetivo:
O estudo procura analisar e definir as principais causas do tráfico humano no Brasil e, também, atentar para a peculiaridade brasileira de o país servir, ao mesmo tempo, como território de
origem
, de
trânsito
e de
destino
para essa prática.
Para isso, o tráfico humano relaciona-se à vulnerabilidade das fronteiras, à pobreza e à fragilidade dos direitos humanos.

Unidade de análise: Regiões do Brasil

Desenho de pesquisa: qualitativo

Técnica: análise de conteúdo

Tráfico humano:
Variáveis
Pobreza

Vulnerabilidade das fronteiras

Fragilidade dos direitos humanos
Indicadores
Vulnerabilidade das fronteiras
Indicador: Pouca fiscalização e pouco incentivo à políticas públicas para maior integração.


Pobreza:
Indicador: Renda


Fragilidade dos direitos humanos
Indicador: Violação da liberdade individual / segurança
Palavras-chave:
tráfico de pessoas; Brasil; pobreza; direitos humanos; fronteiras;
Justificativa teórica:
O tráfico humano atinge praticamente todos os países e regiões do planeta, trata-se, portanto de um tem um problema mundial, e deve por isso ser debatido no âmbito das Relações Internacionais. O tráfico engloba toda uma estrutura que envolve organizações criminosas transnacionais, turismo sexual, trabalho compulsório, prostituição, questões ligadas à pobreza e à migração internacional e, sobretudo, desrespeito aos direitos humanos, já que o tráfico de pessoas, seja ele para fins de exploração sexual ou trabalho forçado, se trata de um sério atentado aos direitos humanos no contexto internacional e que demanda sérios estudos a fim de se conseguir combatê-lo efetivamente.





Teorias de RI relacionadas ao tema:
Liberalismo;
Realismo;
O tráfico humano no Brasil e no mundo constituí-se de um problema cada vez maior atualmente, necessitando de estudos que possam verificar suas causas e, assim, ajudar na criação de possíveis soluções e iniciativas para amenizar essa prática.
O tráfico de pessoas representa a escravidão de nossa época, a mercantilização da vida. O tráfico de pessoas revela a ambiguidade e a violência de um modelo econômico de desenvolvimento que, em nome do lucro, considera tudo mercadoria.
UFRJ
Graduação em Relações Internacionais

Métodos de Pesquisa - Professora: Patricia Rivero

Alunas:
Cinthia Terra
Dayane Schelk
Roberta Santos
Papel do Brasil no tráfico humano
Como país de
origem
: As promessas de uma vida melhor lá fora alcançam pessoas, em maioria mulheres. Os locais onde há uma quantidade maior de seres humanos traficados são as regiões Norte e Nordeste. O principal destino é a Europa. Existe ampla saída para o Suriname, que é a porta de entrada para a Holanda. Há grande fluxo para Espanha, Portugal e Itália, onde há a facilidade do idioma.
Como
receptor
: Tratando-se do tráfico interno, São Paulo e Rio de Janeiro são considerados ‘receptores’. No tráfico internacional o principal grupo de traficados para o Brasil é de bolivianos, que vêm para ser explorados sexualmente ou no trabalho escravo. Atualmente, grande número de haitianos que chegam ao país não encontram trabalho e acabam reféns de organizações criminosas, trabalhando na prostituição. São Paulo é destino para trabalhar na prostituição e no trabalho escravo. O foco de prostituição é maior na região Norte, principalmente onde há exploração de minérios e construção de barragens.

Como país de
trânsito
: A região sudeste é também uma rota de trânsito pela localização, sua proximidade aos grandes centros e aos aeroportos. Grande rota de passagem para alcançar o destino final. Além dessa, nas demais regiões há a questão das fronteiras secas, que facilitam a saída e a entrada.
Hipótese:

O papel simultâneo do Brasil como país receptor, de origem e de trânsito no que diz respeito ao tráfico humano devido à pobreza, à vulnerabilidades de suas fronteiras e à fragilidade dos direitos humanos no seu território.
Pesquisas anteriores;
Causas; curiosidades e caráter histórico
Conclusão

Bibliografia:

un-gift.org

observatoriodesegurança.com.br

violenciasexual.org.br

portal.mj.gov.br/

onu.org.br


Assim, observa-se que as variáveis citadas no trabalho contribuem extremamente para que o Brasil desempenhe o papel simultâneo de país de origem, de destino e de trânsito no tráfico humano. É necessário que haja uma legislação mais específica ao casos de tráfico internacional, políticas públicas e uma maior fiscalização das fronteiras, bem como campanhas de conscientização da população.
See the full transcript