Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Copy of A Formação dos Profissionais da Educação

No description
by Rafael Laurentino on 20 July 2013

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Copy of A Formação dos Profissionais da Educação

Meta de Formação de Professores Leigos
A Formação dos
Profissionais da
Educação !

Andressa Menezes - 09/0143369
Daiane Queiroz - 12/0114186
Dean Cavalcante - 10/0009735
Filipe Barbosa - 12/0030616
A Formação dos profissionais da educaçãovem ocorrendo basicamente em cinco formatos institucionais:
Projeto Inajá (1987-1990)
ANFOPE
Entidade de caráter político, científico e acadêmico, originária do movimento dos educadores na década de 1970, na atualidade constitui-se em uma Associação de referência no cenário nacional quando se trata de debates e de proposições para a formação dos profissionais da Educação.
O ato de educar não se resume a sala de aula.
Lei Nº12.014/09
Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica:
IV – os trabalhadores em educação, em efetivo exercício em rede pública ou privada, portadores de diploma de curso técnico ou tecnológico em área pedagógica ou afim, obtido em instituição credenciada, reconhecidos como profissionais da educação pelos sistemas de ensino;
V – os trabalhadores em educação, quando em exercício na educação básica e matriculados nos cursos a que se refere o inciso anterior.
REALIDADE
Nos 4 cantos do
Principais Órgãos reguladores de formação profissional
Principais Competências
Educação a Distância
Pontos Positivos
Pontos Negativos
EAD
Inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Democratização do acesso ao ensino.

Maior flexibilidade de horários para os alunos acessarem a educação.

Facilidade de acesso a cursos de graduação e pós-graduação.
Dependência da tecnologia.

Dispersão física dos participantes.

Necessidade de maior comprometimento do aluno.


Limitação nas discussões.

Custo Financeiro.
Órgãos Reguladores
CONCLUSION
Me gusto investigando esta carrera y aprendi mucho perro atodavia hay otras carreras que me gustaria inestigar mas.
INTERVIEW
1.
The person that I interviewed was MS. Maria Villa who has been teaching for 11 years in Elementary school. She has taught all grades up to 5th grade but is currently teaching pre-k.
Questions
What are the pros and cons for this career?
-The cons are that its difficult to meet special needs of all individual students. There might be other factors that interferes with their learning and the teacher has no control of. The pros are that its rewarding to see the students progressing through out the year.
2. What is it about teaching that encouraged you to teach?
-she said that she loves working with children and that she wants to make a difference in their lives by preparing them for their future careers.
3. What college did you attend? What did you major in?
-She attended Mount st. Mary private college which has to campuses, one located in downtown and the other in brentwood. She attended the downtown one for two years and then transferred to the other. She majored in liberal arts.
4.What do you enjoy about teaching?
- She said that she enjoys engaging and motivating students to learn and to see them grow over the years.
5. What advise do you give to someone who wishes to pursue this career?
- She said that you need to like working with children, you need lots of patience dealing with students behavior, and that you need to be a good presenter and know how to interact with students, other teachers, and parents.
A ANFOPE entende que uma Política Nacional de Formação e de Valorização dos Profissionais da Educação deve estar expressa, enquanto política de Estado e não apenas de Governo, no Decreto que instituirá o Sistema a fim de contribuir para o desenvolvimento da Educação Básica de qualidade.
Igor Daniel - 12/0013151
Lucas Correia - 12/0126133
Luci Lima - 11/0063406
Paulo Werneck - 12/0132192
A Formação
Sempre foi discutido, porém só agora vem ganhando enfâse.
Política Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação.
Lei nº 9.394/96 --> LDB
Lei nº 12.014/09
Lei nº 11.301/06
A Formação do profissional deve ser Inicial e Continuada.
Formação sempre anda junto com Valorização.
Dever do Estado!
“Art. 61. Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que, nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos, são:
I – professores habilitados em nível médio ou superior para a docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas;
III – trabalhadores em educação, portadores de diploma de curso técnico ou superior em área pedagógica ou afim.

Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:

I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;
II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;
III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.” (NR)
Art. 67 - § 2o -[...]São consideradas funções de magistério as exercidas por professores e especialistas em educação no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educação básica em seus diversos níveis e modalidades, incluídas, além do exercício da docência, as de direção de unidade escolar e as de coordenação e assessoramento pedagógico.” (NR)
Salários dignos
Condições de trabalho
Carreira
Teoria
Prática
A Dialética de Formação deve unir:
e
Escolas Normais;
Nas Universidades;
IES;
Institutos Superiores de Educação (criado ela LDB);
Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet) ou Institutos federais de educação tecnológicas (Ifet);
Pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA - Master Business. Com duração mínima de 360 horas e ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma, ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino - art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.
Plano Nacional para Formação de Professores (Parfor)
Meta 15 do PNE
Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.
Formação Continuada
Nem o mundo, nem a ciência param... Um bom professor também não deve parar!
Reflexão crítica;
Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
Pós- Graduação
Modalidade de EAD
EAPE
FORMAÇÃO CONTINUADA
As pessoas que por algum tipo de deficiência física ou mental não podem freqüentar instituições de ensino convencionais podem, através da EAD, ter acesso a todas as formas de educação formal e informal.
Com o ensino à distância, as pessoas que moram isoladas, afastadas ou ainda aqueles que por algum motivo não podem se deslocar para os distantes locais das instituições de ensino (principalmente ensino superior), podem ter acesso às mesmas, uma vez que a tecnologia possibilita que o acesso ao ensino chegue praticamente a qualquer lugar.
A EAD possibilita que as pessoas que trabalham e por isso não podem freqüentar aulas presenciais nos horários convencionais tenham acesso a estas aulas através de aulas assíncronas ou síncronas em horários alternativos ou através da internet.
A EAD permite que pessoas participem de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos por instituições de grande reputação acadêmica, sem sair das suas casas no Brasil.
Os cursos fornecidos pela EAD são dependentes da tecnologia para que funcionem e eventuais problemas nos equipamentos comprometem muito as aulas, principalmente as aulas síncronas.
Por não haver uma presença física do professor e dos alunos na sala de aula os alunos podem não prestar atenção na aula, não solucionar eventuais dúvidas, ou seja, pode não haver um 100% de aproveitamento da aula.
Um curso fornecido pela EAD necessita de muita dedicação por parte do aluno, uma vez que geralmente são poucas aulas por semana e para compensar a falta de aulas o curso exige uma grande quantidade trabalhos complexos e discussões, se o aluno não se empenhar ele não absorverá o conteúdo e ira se prejudicar no curso.
As limitações nas discussões ocorrem, geralmente, quando não há um professor interagindo o tempo todo com o aluno para orientar as discussões e tirar possíveis dúvidas.
Apesar de algumas instituições de EAD serem públicas, a grande maioria faz parte da rede de ensino particular, fazendo com que a EAD não seja tão acessível assim para boa parte da população brasileira.
2011
2011
Missão: Promover a formação continuada dos profissionais da Educação em consonância com as demandas da Rede Pública de ensino do DF, contribuindo para a educação de qualidade social e a valorização profissional dos educadores.
fonte:
antigo.se.df.gov.br
www.sinprodf.org.br
2010
BRASIL
Atualmente, a carreira do professor está desamparada de políticas públicas que garantam a perspectiva de atuação segura e que fomente o desenvolvimento constante do profissional.

Em comparação com outros profissionais, os valores de investimento nas licenciaturas é muito pequeno,
Só existem dois programas voltados ao aperfeiçoamento da Docência (o Pró-docência e as bolsas estudantis).
Qualidade de cursos oferecidos por Instituições particulares

O investimento em programas de instituições como a CAPES também reforça maior relevância nas áreas de pesquisa do que de ensino.

Quadro de professores fixos incompletos.

Vivenciamos, nos últimos anos, a expansão desenfreada de cursos de licenciatura e pedagogia, o que não permite o necessário controle da formação ali ministrada.

"Formação inicial para professores em exercício". A contradição óbvia está no exercício de
um profissional que ainda não INICIOU sua formação.
Os órgãos da educação brasileira servem para definir interesses tanto dos profissionais da educação como do estado e da população que necessita do serviço de tais profissionais. E de sua importância

O caráter constitucional e representativo dessas entidades.

Natureza Jurídica – Os órgãos em sua maioria são autarquias com destinação específica de zelar pelo interesse social, fiscalizando o exercício profissional das categorias que lhe são vinculadas.
Compromissos com os profissionais - condições dignas do seu exercício profissional, carga horária regulamentada, piso salarial, qualificação da prática profissional, valorização profissional;
Finalidades: Normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício da educação; fiscalizar o exercício profissional nas atividades revestidas de conteúdo ético, julgar e aplicar penalidades aos infratores perante um Código de Ética;
Relações Nacionais: Esforço para que haja articulação política entre as diferentes entidades representativas dos profissionais espalhadas pelo país;
O CNE tem por missão participar do esforço nacional comprometido com aqualidade profissional da educação brasileira, tendo o PNE e o PDE como instrumentos de conquista dessa prioridade.


avaliação da pós-graduação stricto sensu;
acesso e divulgação da produção científica;
investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
promoção da cooperação científica internacional.
indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.


*Jornada de trabalho do profissional;
*Condições de trabalho;
*Métodos de ensino voltados para o mercado de trabalho
CNE (Conselho Nacional de Educação)
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
CONAC (COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO CATÁLOGO NACIONAL DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO)
ASSOCIAÇÃO NACIONAL PELA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Os cursos de licenciatura, portanto, precisam ser ofertados por instituições qualificadas, que articulem os processo de ensino, pesquisa e extensão, características reconhecidas como referências na constituição das universidades brasileiras.
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos.( art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. ) Ao final do curso o aluno obterá diploma.
Qual a diferença entre pós-graduação
lato sensu e stricto sensu?
DECRETO Nº 7.415, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010.
Terceirização
See the full transcript