Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Questão social nos dias atuais: Estrutural

Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social
by Thiago Honestino on 25 September 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Questão social nos dias atuais: Estrutural

O que é questão social? Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Questão social nos dias atuais:
Estrutural A questão Social foi constituída em torno das transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa do Século XIX, devidas à industrialização. Inicialmente essa questão foi levantada quando com a tomada de consciência da sociedade, ou parte dela, dos problemas decorrentes do trabalho urbano e da pauperização como fenômeno social. Hoje a “questão social” é a expressão das desigualdades e lutas sociais em suas múltiplas manifestações e todos os segmentos sociais envolvidos (trabalhadores e desprotegidos) são heterogêneos. (explicar sobre como era no serviço social tradicional). Questão Social no âmbito local O “Lixão da Estrutural” começou na década de 60, após a inauguração de Brasília. Poucos anos depois surgiram os primeiros barracos de catadores de lixo. No início da década de 90 a invasão contava com pouco menos de 100 domicílios, sendo posteriormente transformada em Vila Estrutural.
Apesar de representar uma fonte de contaminação do solo, dos mananciais de água e mesmo das pessoas que vivem próximas a ele, representa também uma importante fonte de renda para muitas famílias. Cooperativa Sonho de Liberdade Projeto Casa de Paternidade "Há menos de 15km do Palácio do Planalto, neste exato momento centenas de crianças vivem em condição de extrema pobreza. São invisiveis para o Estado, para a igreja e para a própria comunidade. Vivem sem saneamento básico e água encanada, passam fome e estão expostas a toda forma de violência e abuso. A casa de paternidade está inserida nesse contexto com o único objetivo de contemplar o Reino dos céus vindo até a terra." Cada cooperado recebe R$ 10,00 por bola. “Temos cooperados que chegam a receber R$ 1.500,00 por mês. Não visamos o lucro, queremos apenas que o jovem saia dessa vida de engano e aprenda uma profissão”, afirma Fernando Figueiredo, presidente da Sonho de Liberdade. Cooperativa Sonho de Liberdade "Verifica-se ainda a preocupação em situar o Serviço Social dentro de uma Ação Social mais abrangente, que se exerceria na perspectiva de oferecer aos homens melhores condições de vida". (Yasbek,1980, p.34) Uma contribuição indiscutível foi a formação profissional, ou seja, a preocupação com a sistematização de um trabalho que teve início como uma ação social de iniciativa da Igreja Católica e que ao profissionalizar suas intervenções na questão social, simultaneamente, socializou a profissão, contribuindo assim, para a criação das primeiras escolas de Serviço social no Brasil. (Silva,2008, p.85) Nos anos de chumbo, houve o aprofundamento e o agravamento da questão social, incluindo mudanças na relação entre assistente social e cliente , requisitando uma postura mais moderna diante da nova racionalidade organizacional, maior integração do profissional no conjunto dos procedimentos administrativos institucionais, inclusão com outras áreas de conhecimento.

Essas exigências que recusavam as práticas tradicionais em seus componentes assistemáticos e influíram no processo de formação dos/as assistentes sociais, adequando-os á realidade em questão (Netto, 1991,p.123-124). Como foi feita a entrevista com a Assistente Social?

Dificuldades, muitas dificuldades! Entrevistas Atuação no CRAS da Estrutural CRAS, o que é?

Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF)

Atuação da profissional no CRAS

Dificuldades relatadas pela AS

Relação da atuação com o Serviço Social Tradicional
See the full transcript