Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

Teoria das Necessidades Humanas Básicas(Wanda de Aguiar Horta)

No description
by Rayssa Silva on 8 October 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of Teoria das Necessidades Humanas Básicas(Wanda de Aguiar Horta)

Teoria das Necessidades Humanas Básicas
(Wanda de Aguiar Horta)
O presente estudo trata-se de uma análise critica de um dos modelos assistenciais da Enfermagem, aTeoria das Necessidades Humanas Básicas, de Wanda de Aguiar Horta.
Dessa forma, esse trabalho tem como objetivos descrever o que são as necessidades humanas básicas quais fatores podem alterar a sua manifestação, e como deve ocorrer o processo de enfermagem. Introdução O Modelo e sua história O Homem
O Ambiente
A Saúde
A Enfermagem Os conceitos do modelo Caracteriza-se pelo inter-relacionamento e o dinamismo das ações sistematizadas de suas fases ou passos, visando a assistência de enfermagem.

Histórico de Enfermagem;
Diagnóstico de Enfermagem;
Plano Assistencial;
Plano de cuidados;
Evolução;
Prognóstico.

O papel da enfermagem é procurar dominar o desequilíbrio, transformando-o em equilíbrio para que o mesmo não se transforme em doença, de forma a orientar e supervisionar cada indivíduo, procurando promover o cuidado visando “seres humanos” e não apenas pacientes.
Devido a isso Wanda Aguiar Horta relacionou o processo da doença as necessidades Humanas básicas de Maslow, visando um novo horizonte no cuidado da enfermagem. Conclusão Nasceu em 11 de agosto de 1926 em Belém do Pará.
Graduou-se em 1948 pela Escola de Enfermagem da USP.
Doutorado na Escola de Enfermagem Ana Neri da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1959, retornou a USP e deu inicio ao desenvolvimento da fundamentação teórica que culminou na elaboração de sua teoria, através da qual , explica a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específica e sua metodologia científica.
Sua obra é considerada uma marco na história da enfermagem brasileira.
Faleceu em 1981, vítmia de uma doença degenerativa.
Sua teoria foi influenciada pela teoria da motivação humana de Maslow Conceito de Necessidades Humanas Básicas

São estados de tensões conscientes ou inconscientes, resultando dos desequilíbrios hemodinâmicos dos fenomênos vitais.

(W. Horta, 1979) As necessidades são comuns a todos os indivíduos, contudo varia de um para outro, através da sua forma de se manifestar.
Diversos fatores interferem na manifestação e atendimento como por exemplo: individualidade, idade, sexo, cultura, escolaridade, fatores econômicos, ambiente físico. Conceito de CUidado de Enfermagem
Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência, quando possivél, pelo ensino do autocuidado; de recuperar, manter e promover a saúde e colaboração com outros profissionais. Atribuição da Enfermeira (o) Fatores deduzidos: A enfermagem respeita a autenticidade e individualidade do ser humano
A enfermagem é prestada ao ser humano e não à sua doença ou desequilíbrio.
Todo cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação.
A enfermagem reconhece o ser humano como elemento participante ativo no seu autocuidado.
A enfermagem reconhece o ser humano como membro de uma família e de uma comunidade. Maslow:
Motivação Humana nas Necessidades Básicas Aplicabilidade da Teoria na Prática A necessidade de oxigenação:

Manifestações podem ser evidenciadas pelos seguintes problemas de enfermagem:
cianose, dispnéia, ortopnéia, lentidão, cansaço, fadiga, insegurança, agitação, irritabilidade, ansiedade, medo, euforia, tontura, coriza, tosse, hemorragia, sangramentos, tabagismo, obstrução das vias aéreas, estase circulatória, modificações no ritmo, freqüência e demais características dos movimentos respiratórios, etc.


A necessidade de amor:

Esta necessidade pode se manifestar por ansiedade, insegurança, tensão, rejeição, negativismo, indiferença, depressão, solidão, frustração, fuga, medo, dores, diminuição ou aumento da motricidade, angústia, agressividade, anorexia, emagrecimento, dependência, obesidade, insônia, choro, apatia, prostração, euforia, exibicionismo, delinqüência, desvios de comportamento, etc.
Um detalhe muito importante da Teoria de Maslow é que ela diz que a pessoa tem que ter a sua necessidade do nível inferior satisfeita, ou quase integralmente satisfeita, para sentir a necessidade do nível superior. Ou seja: a pessoa que não tem suas necessidades de segurança satisfeitas não sente ainda necessidades sociais. E assim por diante. Denominação de João Mohana Psicobiológico
Psicossocial
Psicoespiritual
Proposição Dentre as proposições contidas no modelo de Horta, achamos interessante refletir sobre a seguinte: "As funções do enfermeiro podem ser consideradas em três áreas ou campos de ação distintos. Área específica: assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e torná-lo independente desta assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado." Explicar a importância do aleitamento materno exclusivo;
Encorajar a amamentação;
Ensinar manobras de pega, e quando hover engurgitamento das mamas;
Esclarecer dúvidas acerca de mitos e verdades sobre a amamentação; Processo de Enfermagem GALDEANO; ROSSI (2002). HORTA (1979)


Coleta de dados: Necessidades Básicas Humanas;
Lei do holismo: “o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.” Artigo: “CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS PARAO PERÍODO PERIOPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA”
GALDEANO, Luzia Elaine; ROSSI, Lidia Aparecida
Rev. Latino-Am. Enfermagem,  Ribeirão Preto,  v. 10,  n. 6, Dec.  2002 GALDEANO; ROSSI (2002). HORTA (1979) Instrumento de coleta mais específico/prontuários - 46 pacientes: 2184/662 problemas;
Problema de enfermagem: “é toda situação e/ou condição apresentada pelo indivíduo, família ou comunidade que exija assistência profissional.” OBRIGADO!
See the full transcript