Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZAS EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS

ESTUDO DE CASO DO EDIFÍCIO ROYAL BLUE
by Rovena Araújo on 7 December 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZAS EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS

photo credit Nasa / Goddard Space Flight Center / Reto Stöckli REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZA EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL Faculdade Brasileira REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZA EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL Raiza Teixeira Martins
Rovena Nepomuceno Araújo Vitória 2012 Faculdade Brasileira REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS CINZA EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL Orientador: Prof. Msc. Poline Fernandes Fialho.
Examinador Interno: Prof. Msc. Celso Bastos.
Examinador Externo: Esp. Wanessa Tatiany Sarcinelli. Estrutura da Apresentação 1. Introdução / Objetivos / Justificativa;
2. Revisão Bibliográfica;
3. Metodologia / Estudo de Caso;
4. Resultados;
5. Conclusão;
6. Referências. Objetivo Específico - Fazer análise de dados quanto ao consumo quantitativo de água potável local;
- Apresentar as condições técnicas para a reutilização das águas cinza em uma edificação residencial;
- Apresentar as opiniões de condôminos que utilizam o sistema de reutilização de águas cinza. Justificativa 2. Revisão Bibliográgfica A Água nas Edificações - Uso Interno: Atividades de limpeza e higiene;
- Uso Externo: Atividades ligadas à irrigação, lavagem de veículos, piscinas, entre outros;
- De acordo com a ONU, cada pessoa utiliza 110L de água por dia;
- No Brasil utiliza-se em média 200L por dia, e o desperdício chega, em média, a 70% ;
- Uma solução: Mudar os hábitos e implantar novas tecnologias para melhor uso hídrico. 1. Introdução/ Objetivos/ Justificativa Objetivo Geral Avaliar a reutilização de águas cinza em uma edificação residencial. - Escassez da água;
-O crescimento populacional mundial;
- Conscientização ambiental;
- Progresso e mudança de padrões em uma sociedade, que ocorre de forma gradual e lenta. - Sustentabilidade em edificações residenciais;
- Reuso de águas cinza. - Um sexto da população mundial, quer dizer, mais de
1 bilhão de pessoas, não tem acesso a água potável;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de
consumo se mantiverem, 2 em cada 3 pessoas no mundo
vão sofrer de escassez moderada ou grave de água. 3. Metodologia / Estudo de Caso - Revisão bibliográfica relacionados à escassez de água e o reúso de águas cinza;

- Dados qualitativos da água referentes ao questionário aplicado e dados mensais fornecidos pela empresa de manutenção;

- Dados obtidos analisados e apresentados com uso do Edifício Royal Blue -
Rua Constante Sodré, 1323 - Praia do Canto - Vitória/ES. Instrumentos de Pesquisa - Aplicação de Questionário;
- Coleta de Dados fornecidos pela empresa FLUIR;
- Análise do projeto arquitetônico e hidrossanitário do edifício. Localização - 18 Pavimentos totalizando 30 apartamentos;

- Área total de 7.000m² e área privativa de 170m²/apto;

- Empreendimento da Construtora Lorenge, com 5 anos de habite-se. Reúso de Água: é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.


Águas Cinza: são as águas que não possuem contribuição de efluentes de vasos sanitários. É a água proveniente do uso de lavatórios, chuveiros, banheiras, máquina de lavar roupa e tanques. Podem ser utilizadas:

- Irrigação Paisagística;
- Irrigação para Cultivo;
- Usos Industriais;
- Aquíferos;
- Ambientes Urbanos;
- Finalidades Ambientais;
- Usos Diversos. Não devem ser Utilizadas:

- Piscinas;
- Irrigação de Hortas;
- Lava-jatos. O sistema de Reúso de Águas cinza
é constituído por:

- Sistema de coleta de esgoto sanitário;
- Sistema de tratamento;
- Sistema de reservação;
- Sistema de distribuição. ETAC (Estação de Tratamento de Águas Cinza) Etapas do tratamento:

- Pré-tratamento;
- Tratamento Anaeróbico;
- Tratamento Aeróbico;
- Filtração;
- Desinfecção;
- Gerenciamento do Lodo Excessivo;
- Biogás. 4. Resultados - Baseado na média mensal e diária do consumo de água potável do edifício Royal Blue, o volume de água produzido na estação corresponde a uma economia de 30% de água potável por mês. Sistema de Reutilização de Águas Cinza no Ed. Royal Blue A ETAC é constituída por 6 módulos com dimensões de (1,5x1,5x2,2), uma bomba de recirculação de lodo (1CV), compressor de ar (2CV) e um sistema de filtração. A área total da ETAC incluindo a circulação é de 27 m². Manutenção da ETAC feita pela empresa Fluir Engenharia Ambiental que realiza as atividades de:

- Operação;
- Manutenção;
- Informação. Descrição das Atividades realizadas pela empresa de manutenção Caixa de Entrada Reator Anaeróbio Compartimentado – RAC Filtro Biológico Clorador Análise Hidrossanitária Pesquisa Com os Moradores 5. Conclusão - Os recursos hídricos estão se esgotando num ritmo muito acelerado, agravado pelo fato da má distribuição do recurso, porém é importante racionalizar o uso da água em edificações, como alternativa implantando o reuso de águas cinza.
- O reuso de águas cinza comprovou ser eficiente quando implantado em edificações residenciais como forma de racionalizar o uso da água, pois, na estação do edifício Royal Blue a economia de água potável por mês corresponde a 30%;
- Para o sucesso do sistema é imprescindível que a manutenção e a operação sejam realizadas corretamente e nas datas estipuladas pela empresa fornecedora do serviço;
- Esse sistema, em edificações de baixo padrão é complicado devido ao alto custo de implantação, falta de conhecimento e conscientização da população; Fonte: paradigmaespirita.blogspot.com.br/2012/06/espiritismo-e-sustentabilidade.html Fonte: UNEP, 2012 6. Referências A.A.B.C.R.V. Consumo de água. Disponível em: http://biolivee.blogspot.com.br/ 2011_08_01_archive.html. Acesso em: 4 de Nov. 2012.

Água Viva, Notícias Molhadas. Desperdício de Água. Disponível em: http://www.ate.com.br/agua/noticias/desperdicio_de_agua.php4. Acesso em: 20 de out. 2012.
BAZZARELLA, B. B. (2005) - Caracterização e aproveitamento de água cinza para uso não potável em edificações. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.

CETESB – Companhia Ambiental de Estado de São Paulo. Águas superficiais: Reuso de água. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/agua/%C3%81guas-Superficiais/39-Reuso-de-%C3%81gua. 30 de out. 2012.

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Uso racional da água. Disponível em: http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/ ?temp=2&temp2=3&proj=sabesp&pub=T&nome=Uso_Racional_Agua_Generico&db=&docid=DAE20C6250A162698325711B00508A40. Acesso em: 22 de out. 2012.
CREA PR - Uso e Reúso da Água - Série de Cadernos Técnicos da AgendaParlamentar. Reúso da água: A prática do reúso se processa de forma direta, quando oefluente, após tratamento é utilizado no ponto de aplicação. Disponível em:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/uso_e_reuso _da_agua/reuso_da_agua.html. 27 de out. 2012.Acesso em: 14 de out 2012.
Ecobacia – Instituto de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável. Divisão Hidrográfica do Espírito Santo. Disponível em: http://www.ecobacia.org/regioes_es.html. Acesso em: 14 de out. 2012.

FLUIR - Relatórios mensais de manutenção [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por rovenanep@hotmail.com em 30 out. 2012.
Gomes, M. A. F. Água: Sem ela seremos o planeta Marte de amanhã. Artigos técnicos, Embrapa, 22 de março 2011. Disponível em: http://www.embrapa.br/imp rensa/artigos/2011/agua-sem-ela-seremos-o-planeta-marte-de-amanha/. Acesso em: 2 de Nov. 2012.

GONCALVES, O. M. (Org.); SAUTCHÚK, Carla Araújo (Org.). Conservação e reúso de água. São Paulo: 2005. v. 1. 92 p.
Levantamento do estado da arte: Água: Projeto Tecnologias para construção habitacional mais sustentável. Projeto Finep 2386/04. São Paulo2007.
Lorenge – Projeto Royal Blue [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por raizamartins@gmail.com em 30 out. 2012. INTEGRANTES: RAIZA TEIXEIRA MARTINS
ROVENA NEPOMUCENO ARAÚJO Edifício Royal Blue Fonte: SABESP, 2012 Fonte: Powertech, 2012 Fonte: Googlemaps, 2012 Fonte: Bazzarella, 2005. Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Arquivo pessoal, 2012 Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Fluir, 2012 Fonte: Lorenge, 2012 Fonte: Lorenge, 2012 De acordo com as respostas dadas pelos moradores do Edifício Royal Blue:

- Os mesmo sabem o que é reuso de águas cinza, porém não conhecem o funcionamento do sistema;

- Muitos não acreditam na eficiência do sistema devido aos problemas nos parâmetros de qualidade da água que ocorreram logo após sua implantação. Mas reconhecem a importância do mesmo;

- Acreditam que deveria haver conscientização sobre o uso racional da água e que medidas como essa deveriam ser adotadas em outras edificações contribuindo assim para o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Fonte: Arquivo Pessoal, 2012 Obrigada!
See the full transcript