Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

A Química na Sociedade

No description
by SoMa AnFe on 2 May 2011

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of A Química na Sociedade

A Química na Sociedade Química na Educação

Hoje em dia, consumimos uma enorme quantidade de produtos químicos. Por esse motivo, saber como esses produtos são produzidos, como agem e como são desgastados pela natureza, torna-se um factor importante para que a nossa interacção com o meio seja mais consciente.
Na educação de adolescentes é necessário implementar conhecimentos relativos a uma enorme quantidade de substâncias/produtos químicos.
Estes vão ajudar os jovens a perceber melhor a sua utilização no quotidiano.

O ensino científico torna-se cada vez mais indispensável. Destina-se a formar cidadãos, para que estes tenham informações suficientes conseguindo, assim, acompanhar os progressos da ciência e o impacto das novas tecnologias na sua vida diária, avaliando-os criticamente. É necessário que o desenvolvimento dos conteúdos, seja acompanhado por uma prática integrada. Ou seja, trabalhar a química como um campo de conhecimento, que tem como objectivo explicar os diferentes fenómenos que ocorrem na natureza de maneira a facilitar a compreensão de que, no nosso planeta, tudo está ligado e que o Homem pertence a esta natureza, assim como os outros seres.
É necessário, que a química seja percebida como algo útil e significativo. Este ensino possibilita que os jovens criem e aperfeiçoem instrumentos práticos e teóricos específicos da química, permitindo-lhes o início da compreensão do facto químico ligando a natureza à acção humana e que possam participar activamente no contexto cultural onde se encontram inseridos.


Actualmente, a química desempenha um papel fundamental na sociedade. Sem ela, não seria possível fazer metade das actividades do quotidiano. A química é utilizada na agricultura, na educação, na saúde, na indústria, nos serviços públicos e em outras ciências. A química permitiu o desenvolvimento de inúmeras áreas ligadas à ciência.

Como consumimos grandes quantidades de produtos químicos, torna-se essencial conhecer a sua composição, utilização.

Destina-se a formar cidadãos, para que estes tenham informações suficientes para acompanhar os progressos da ciência e o impacto das novas tecnologias na sua vida diária, avaliando-os criticamente.

A química é um campo de conhecimento, que tem como objectivo explicar os diferentes fenómenos que ocorrem na natureza de modo a compreender que no nosso planeta, tudo está ligado e que o Homem e outros seres pertencem a esta realidade. A Química na Educação Química na agricultura As substâncias naturais ou produzidas em laboratório têm trazido benefícios e prejuízos.

A correcção do solo e o aumento da produtividade são consequências benéficas da Química.

As inúmeras degradações ambientais, provocadas pelo uso inapropriado e cada vez mais crescente dessas substâncias são alguns dos prejuízos da Química. Química na Saúde
A química é aplicada desde as análises clínicas até às radiografias. A Química permite estudar os tecidos, estruturas e líquidos internos.

A Química permite descobrir curas para doenças.

É também utilizada na concepção de medicamentos e vacinas, que nos permitem combater e prevenir doenças e epidemias.

Se a química não existisse, a esperança média de vida da população seria muito inferior à actual.

Introdução A química permite produzir adubos e pesticidas que enriquecem o solo. Estes permitem o crescimento de plantas e o seu crescimento saudável, sem pestes de insectos que as destroem.

Por outro lado, a utilização destes produtos tem consequências prejudiciais humanas, económicas e ambientais.

Devemos praticar uma agricultura biológica: a produção de alimentos e outros produtos vegetais, não utilizando produtos químicos sintéticos.
Os gases industriais são cada vez mais utilizados na indústria de alimentos. Estes são utilizados em vários sectores como:
* Na congelação;
* No arrefecimento;
* No transporte de alimentos;
* No fabrico de embalagens.

Os gases industriais também desempenham um papel essencial num grande número de processos, como o hidrogénio e oxigénio.
Borracha e plástico:

Os componentes de plástico e de borracha são usados em milhares de produtos sendo assim, muito importantes no nosso quotidiano. Indústria electrónica:

A produção rentável de componentes electrónicos envolve muitas questões, muitas das quais relacionadas com energia, produtividade e qualidade. Num esforço frequente para extrair mais-valias da sua produção, nenhuma peça pode ser deixada ao acaso.
Os gases industriais são uma componente muito importante nestas questões e geralmente existem oportunidades para atingir poupanças e melhorias concretas.
Gases especiais para as industrias Química e Farmacêutica:

A indústria química é uma das maiores do mundo, produzindo uma variedade de produtos com diferentes processos e aplicações. Estas indústrias têm estado tradicionalmente na frente da definição de níveis de qualidade. A indústria farmacêutica é uma das indústrias com um mais rápido crescimento. Uma parte significativa do seu resultado das vendas é reconduzida na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, uma área que requer uma grande variedade de gases especiais e equipamento.
Ambiente:
Actualmente as indústrias sofrem várias influências, de regulamentos a nível internacional, nacional e regional, no sentido de terem uma atitude activa na protecção do meio ambiente e uma actuação não poluente.
Para uma melhor qualidade de vida
Alguns gases ajudam a reconhecer e a eliminar produtos poluentes. Permitem também o reaproveitamento das matérias-primas e a conservação de recursos. Oxigénio:
Os compostos de azoto que não se decompõem nas estações de tratamento. Alguns processos ajudam a reconstituir a capacidade de auto-limpeza das águas de superfície, evitando, por exemplo, a morte de peixes.
Outros exemplos de aplicação do oxigénio puro são em estações elevatórias e condutas de transporte de efluentes e no tratamento da água potável.
Ar mais saudável
Os processos industriais de fabrico produzem, geralmente, compostos orgânicos que ao subir para a atmosfera dão origem à poluição do ar. Existem processos simples que se tornam muito atractivos do ponto de vista económico, porque, quando as concentrações destes compostos atingem níveis elevados, torna-se possível reutilizá-los depois da condensação.
Análise de Poluentes:
Os processos industriais, as instalações de aquecimento e os veículos a motor dão origem a emissões que devem ser inspeccionadas. A determinação da concentração de substâncias poluentes que vêm dos gases requerem métodos confiáveis e misturas gasosas de alta precisão para a calibração dos aparelhos de medição.
Limpeza de Superfícies:
Ao contrário dos processos tradicionais de limpeza,a limpeza criogénica é um processo pneumático que não utiliza solventes e não origina resíduos.
A água é tratada por meios químicos. Química na Indústria Trabalho realizado por:
Francisca Bagagem nº.6
Maria Francisca nº.17
Mariana Fernandes nº. 18
Sofia Andrade nº.25 Bibliografia

*http://www.linde.pt/international/web/lg/pt/like35lgpt.nsf/docbyalias/nav_industria;
*http://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica;
*http://quimicaeducacao.blogspot.com/;
*http://gilmar-edu.blogspot.com/2008/09/qumca-e-agricultura.html Conclusão:
A química desempenha papel essencial no nosso dia-a-dia.
Sem não faziamos a maior parte das actividades que fazemos.
See the full transcript