Prezi

Present Remotely

Send the link below via email or IM

Copy

Present to your audience

Start remote presentation

  • Invited audience members will follow you as you navigate and present
  • People invited to a presentation do not need a Prezi account
  • This link expires 10 minutes after you close the presentation
  • A maximum of 30 users can follow your presentation
  • Learn more about this feature in the manual

Do you really want to delete this prezi?

Neither you, nor the coeditors you shared it with will be able to recover it again.

DeleteCancel

Make your likes visible on Facebook?

Connect your Facebook account to Prezi and let your likes appear on your timeline.
You can change this under Settings & Account at any time.

No, thanks

O Método da Análise Documental: Seu Uso Numa Pesquisa Historiográfica

No description
by Pedro Otoni on 30 November 2012

Comments (0)

Please log in to add your comment.

Report abuse

Transcript of O Método da Análise Documental: Seu Uso Numa Pesquisa Historiográfica

(Alessandra Pimentel, 2011) “O Método da Análise Documental: Seu Uso Numa Pesquisa Historiográfica” Pimentel relata que no inicio da pesquisa conhecia o programa Alfa apenas por um artigo de Ana Poppovic (1982) e que seu interesse de investigação é despertado em virtude de conter em seu conteúdo referências à teoria de Lev. S. Vigotski, em especial ao fato de que a primeira obra publicada no Brasil deste autor foi em 1984. Pesquisa Documental - Contextualização Etapas da análise documental, avaliação do contexto histórico no qual foram produzidos os documentos, a posição política do autor e a quem o seu texto foi direcionado, ou seja, o seu público-alvo. Assim deve-se analisar a conjuntura socioeconômico-cultural e política em que o documento foi produzido.

Na fase da análise documental se propõe a produção e reelaboração de conhecimentos, ou seja, a partir da leitura e análise de outros autores, podemos produzir o nosso próprio conhecimento, como também criar novas formas de compreender os fenômenos. Nessa perspectiva, o investigador deve interpretar, sintetizar, determinar tendências e se possível fazer inferências sobre os documentos, feito isso partirá pra a análise dos dados e consequentemente à sua interpretação, que pode culminar com a defesa ou crítica da tese do autor. Análise Documental - Vantagens

- Limitações

- Objetivo

- Utilização

- A ritualística necessária para preparação do documento a ser estudado: o contexto, o autor, autenticidade, a natureza do texto, conceitos-chave e análise documental.

A análise documental favorece a observação do processo de maturação ou evolução de indivíduos, grupos, conceitos, conhecimentos, comportamentos, práticas, entre outros. (CELLARD, 2008).
Alessandra Pimental, do Departamento de psicologia social e institucional da Universidade Estadual de Londrina – PR, com o intuito de buscar compreender o contexto da Educação no Brasil, investiga o passado e a obra da pesquisadora Ana Maria Poppovic, que coordenava o chamado Programa Alfa. Pimentel inicia um pesquisa de Análise Documental a partir de uma perspectiva historiográfica sobre o Programa Alfa, que era uma proposta de Alfabetização entre os anos de 1977 e 1985, tendo repercussão nacional. Ana Carolina Teixeira Matos Mendonça
Benedito Dagno Moreira
Lucila Maria Borges
Marconi Jerferson Craveiro
Pedro Lucas Farias Otoni “Então, como esse autor pôde constituir-se numa das principais referências para uma experiência de ensino, executada a partir de meados da década de 1970?” (2001, p.81) Alessandra Pimentel descreve que o primeiro passo da pesquisa foi encontrar documentos como artigos publicados em periódicos, curriculum vitae de Poppovic, exemplares do Jornal Alfa, e outros, que esclarecessem sobre o Programa e a atuação da ambiciosa coordenadora. Ela informa que “A análise documental correspondeu à atuação e produção da coordenadora do Alfa, Ana Maria Poppovic, abrangendo o período de 1953 a 1983” (2001, p. 80). A análise da obra de Poppovic permitiu compreender melhor o processo de intersecção de conhecimentos psicológicos (acerca de desdobramentos psíquicos intrínsecos ao desenvolvimento humano e aos mecanismos de aprendizagem) com a ação pedagógica, ou seja, como se tornaram alicerce para a educação e, inversamente, foram construídos mediante o intercâmbio com as demandas da realidade educativa. De acordo com Abreu (2009) o ponto de inicial de uma pesquisa não é a análise de um documento, mas a formulação de um questionamento.
A pesquisa documental caracteriza-se pela busca de informações em documentos que não receberam nenhum tratamento científico, como relatórios, reportagens de jornais, revistas, cartas, filmes e etc. A pesquisa documental se utiliza de matérias que não receberam tratamento analítico, ou seja, fontes primárias.
See the full transcript